Jornalista Marco Antônio Pontes morre aos 80 anos

bernadetealves.com
Jornalista Marco Antônio Pontes


É com pesar que registro o falecimento do jornalista e economista Marco Antônio Dias Pontes, aos 80 anos, ocorrido na noite do dia 28, por causa de pneumonia adquirida após cirurgia para retirada de um tumor no intestino. A notícia foi dada pela filha do pioneiro Usha Velasco.


O velório está marcado para quinta-feira, dia 30/12, das 9h às 11h, na Capela 6, do cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. Após o velório, o pioneiro será cremado. O jornalista e pioneiro de Brasília deixa 5 filhos.


Além da carreira como jornalista, Marco Antônio Pontes também contribuiu com o serviço público à frente de projetos importantes para a promoção da cidadania em Brasília. Ele também atuou como economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Além disso, Marco Antônio Pontes foi secretário do Ministério da Educação durante o governo Itamar Franco, quando ficou responsável pelo programa de implantação de escolas com o modelo dos Centros Integrados de Educação Pública, projeto implementado pelo Governo do Rio de Janeiro na gestão Brizola.


Marco Antônio Dias Pontes nasceu em Rio Novo, MG. Formou-se em Filosofia em Juiz de Fora e veio para Brasília após a graduação. Na capital, fez mestrado em Economia.


A atividade jornalística foi um dos grandes focos da vida de Marco Antônio. Amava escrever e dividia seus conhecimentos com a uma gama de amigos. Na capital do país, em 1971, o pioneiro trabalhou no Diário de Brasília. Além disso, foi colunista no Jornal da Comunidade.


“Meu pai era um admirador de Brasília e gostava muito do Cerrado. Nos ensinava a ver a beleza de cada plantinha”, conta Usha Velasco. A filha diz que Marco Antônio gostava de arte, literatura e música. “Quando eu era pequena, ele nos levava à sala Villa-Lobos, do Teatro Nacional, para ver o Concerto da Juventude”.


Marco Antônio era gentil, prestativo e respeitado no meio jornalístico. Uma grande perde. Nossa solidariedade à família e o desejo que ele siga na Luz Divina.


Foto: Arquivo/Pessoal