Janeiro será de temperaturas elevadas e chuvas intensas, prevê Inmet

bernadetealves.com
Templo nublado no Plano Piloto

A capital federal inicia 2022 da mesma forma que terminou o ano que passou. Segundo o Inmet os brasilienses podem se preparar para encarar mais chuvas. A previsão é de tempo instável, com céu nublado, temperaturas elevadas e previsão de pancadas de chuva em todo o Distrito Federal. A primeira semana de janeiro será de tempo instável e temperatura variando entre 18°C e 27°C.


A temperatura mínima registrada nesta segunda-feira, 3 de janeiro, foi de 18°C, e a máxima pode chegar aos 25°C. O período mais úmido do dia foi pela manhã, com 95% de umidade. Ao longo do dia, o índice mínimo pode chegar aos 60%.


Para a primeira semana do ano, as chuvas não darão trégua, apesar da possibilidade de abertura de Sol em alguns dias. “O dia começa com muitas nuvens, com chuvas mais isoladas e, ao longo do período, com o aquecimento durante o dia e elevação das temperaturas, a nebulosidade vai se intensificando e aumentam as chances de pancadas de chuva durante à tarde, mesmo que de forma isolada”, informa o meteorologista Heráclio Alves.

bernadetealves.com
O Janeiro de 2022 começa com céu nublado e chuvas


Esse cenário deve se manter constante durante o mês de janeiro, segundo o Inmet. A umidade relativa do ar no primeiro mês do ano deve ficar entre 95% e 55%.


O verão costuma ser chuvoso em Brasília, com média esperada de 209,4 milímetros (mm) no mês. “As condições apontam uma quantidade de chuvas dentro da normalidade ou um pouco acima. Podem ocorrer irregularidades e ter dias sem chuvas, mas, chuvas fazem parte da característica do verão na localidade”, explica o meteorologista.


Cuidados com a chuva

  • Por questões de segurança, em caso de rajadas de vento, não é recomendado buscar abrigo embaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
  • Na hora de estacionar o carro, a orientação é para ficar distante de torres de transmissão e placas de propaganda que podem cair.
  • Além disso, se possível, evite usar aparelhos eletrônicos ligados a tomadas e desligue o quadro geral de energia nas residências.


Em casos de emergências ou situações de risco como queda de galhos de árvores, alagamentos e/ou descargas elétricas, é recomendado entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fotos: Reprodução