Brasília retorna ao circuíto do automobilismo com abertura do Autódromo em 2022

O Autódromo de Brasília retorna atividades em 2022, depois de ficar fechado desde 2014. Em 2021, o Governo Ibaneis Rocha deu início às obras de recuperação do espaço, como massa asfáltica, defensa metálica e as demais etapas necessárias para o autódromo ter condições de receber provas do automobilismo brasileiro.
O Autódromo, que fica no Setor de Recreação Pública Norte de Brasília, faz parte do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, e foi inaugurado em 1974 com o nome de Autódromo de Brasília. Depois foi batizado como Autódromo Internacional Nelson Piquet, em homenagem ao tricampeão mundial de Fórmula 1.

Na segunda-feira, dia 10, o Governador em exercício do DF, Paco Britto, recebeu no Palácio do Buriti, durante cerimônia de divulgação do Calendário de Provas do Autódromo de Brasília, os administradores do espaço e os responsáveis pela Stock Car 2022.
“O autódromo está ganhando cara nova, pista nova, prestes a voltar aos tempos áureos em que nossa capital era palco das principais provas do automobilismo. O papel deste governo é resgatar o DF dos nossos sonhos. Com a volta das corridas, vamos girar a economia e o turismo no Distrito Federal”, disse o governador em exercício Paco Britto.

A Stock Car, a Porsche Cup, a Copa Truck, o Turismo Nacional, a Sprint Race e a Copa Shell HB20 estão confirmadas 8. A Stock Car, inclusive, terá sua última prova da temporada disputada na capital, com a Super Final BRB no dia 20 de novembro de 2022. A abertura da temporada está marcada para o dia 13 de fevereiro, em Interlagos, São Paulo.
O Banco de Brasília está em processo de assumir a gestão do autódromo, que pertence à Agência de Desenvolvimento (Terracap), e tem como parceiro na reforma da pista o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).
“O Distrito Federal tem um histórico de automobilismo e já teve cinco pilotos na F-1, o que mostra que esse solo é fértil. No nosso planejamento, essa reforma fica pronta em maio”, disse o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

A intenção do BRB é transformar o local em uma arena multiúso e que a pista de 5,4 km do autódromo tenha mais do que carros de alta performance circulando. No novo formato do autódromo, o espaço terá vez para ciclistas, caminhadas e corridas, kartódromo, concessionárias de veículos, pista off-road, centro médico e a manutenção do Cine Drive-in.
“Não vamos mexer no traçado internacional, um traçado técnico elogiado por todos que viveram o autódromo. Mas teremos um circuito oval e uma chicane para poder receber provas internacionais”, diz Paulo Henrique Costa, ao explicar que, num primeiro momento, a pista terá classificação de grade 3 e a intenção é buscar a grade 2 ainda este ano.
O turismo esportivo é um grande arrecadador de recursos no turismo de eventos. De acordo com a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), somente a Stock Car movimenta cerca de R$ 150 milhões em 12 provas anuais, gerando mais de 1.200 empregos.

Renato Constantino, presidente da Federação do Automobilismo do DF (FADF), disse que 406 pilotos se filiaram e participaram de eventos estaduais, regionais e nacionais. “Brasília tem grandes pilotos e o governador Ibaneis Rocha e o vice-governador Paco Britto acreditaram no projeto da restauração do autódromo. Com isso, nós vamos fomentar o esporte, o turismo e a economia de uma forma grandiosa. E 2022 será o ano do automobilismo”, comemora Constantino.
Além de Brasília, o Rio de Janeiro é outra cidade que volta a receber a Stock Car. A terceira etapa da temporada ocorrerá em uma das pistas do Aeroporto do Galeão. A cidade não recebe provas da categoria desde 2012.

Calendário de provas do automobilismo em Brasília em 2022
- 2 e 3/7 – Turismo Nacional
- 3/7 – Stock Car (40º largada da história nessa pista)
- 1º e 2/10 – Porsche Cup – sprint
- 9/10 – Porsche Cup – endurance
- 6/11 – Copa Truck
- 6/11 – Sprint Race
- 20/11 – Stock Car Pro Series (Super Final BRB)
- 19 e 20/11 – Copa Shell HB20
- 19 e 20/11 – Turismo Nacional

“O automobilismo faz parte da nossa história, grandes pilotos nasceram aqui. Pelo olhar do turismo isso é fantástico, pois nós temos condições de trazer todas as provas do circuito para a nossa capital. Brasília está preparada”, disse a secretária a secretária de Turismo Vanessa Mendonça.
Calendário da Stock Car Pro Series em 2022
13/02 – Interlagos – São Paulo/SP
20/03 – Goiânia – Goiânia/GO
10/04 – Galeão – Rio de Janeiro/RJ
15/05 – Velocitta – Mogi Guaçu/SP
03/07 – Brasília – Brasília/DF
31/07 – Interlagos – São Paulo/SP
04/09 – Rio Grande do Sul – Pista a definir
25/09 – Velocitta – Mogi Guaçu/SP
23/10 – Goiânia – Goiânia/GO
20/11 – Brasília – Super Final BRB
Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília e Reprodução