Dia Internacional do Obrigado – gratidão é dívida que não prescreve

Celebra-se neste 11 de janeiro o Dia Internacional do Obrigado, uma data que mostra a importância de agradecer por todas as bênçãos recebidas, pela família que temos, pelo trabalho que garante nosso sustento, pelos amigos que conhecemos em nossa jornada, pelos aprendizados, por todas as decepções, conquistas e derrotas.
A data começou a ser celebrada nas redes sociais e, a cada ano, ganha mais força. O objetivo da iniciativa é incentivar cada um de nós a agradecer a todos que fazem parte das nossas vidas e que, de alguma forma, nos ajudam e alegram, só por existirem.
Neste dia, o mote é dizer ”obrigado pela vida” espalhando palavras de amor, bondade e respeito ao próximo. Mesmo parecendo simples, esta palavra de oito letras pode fazer toda a diferença para quem a recebe, assim como deixar mais feliz quem a profere.

Para demonstrar o nosso agradecimento podemos oferecer flores. Dar flores para alguém especial é uma experiência que não pode ser expressa com palavras. É um sentimento rico que brota do coração. Por isso, as flores são os melhores presentes para qualquer ocasião, e principalmente neste Dia Internacional do Obrigado.
No Brasil, a flor que simboliza gratidão e afeto é a Campânula, também conhecida como “Flor de Sino”. As Campânulas são presenteadas, com frequência, como sinal de gratidão, muitas vezes significando um “muito obrigado”. Além disso, elas também são oferecidas como símbolo de esperança, humildade, delicadeza e amor eterno.

A boa notícia é que seja qual for o método que utilizemos para agradecer, todo agradecimento melhora de alguma forma a nossa saúde. Segundo estudos, isso ocorre devido aos efeitos neurológicos que a gratidão tem sobre nós. Cultivá-la não só nos ajuda a termos um bem-estar emocional como também garante saúde física.
A Dra. Fuschia Sirois, psicóloga, pesquisadora e professora da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, estuda os efeitos da gratidão em doentes crônicos e garante: “a gratidão é um fator de resiliência muito importante”.

Dizer obrigado é um gesto muito nobre. Por isso, neste 11 de janeiro, vamos dizer obrigado a todos os que merecem ouvir essa palavra, criando um costume habitual. Afinal, gratidão é dívida que não prescreve.
Agradeço a sua companhia e o seu prestígio neste espaço e espero continuar agradecendo por muitos e muitos anos.
Fotos: Reprodução