Atriz Françoise Forton, que morou em Brasília até os 17 anos, morre de câncer aos 64 anos

bernadetealves.com
Atriz Françoise Forton morre de câncer aos 64 anos, no Rio de Janeiro

Registro com muita tristeza o falecimento da atriz Françoise Forton, aos 64 anos, ocorrido neste domingo, dia 16, no Rio de Janeiro. Ela lutava contra um câncer e estava internada há 4 meses na clínica São Vicente, na Zona Sul da cidade. Françoise o filho Guilherme Forton Vioti, o marido Eduardo Barata, milhares de fãs e trabalhos memoráveis na TV, teatro e cinema.


Segundo o produtor cultural, Eduardo Barata, viúvo de Françoise, o velório será no Teatro Tablado, no Jardim Botânico, na manhã de segunda, dia 17. A atriz será cremada a tarde. Uma perda irreparável de uma pessoa que embelezou com sua arte, talento e carisma os palcos do teatro, televisão e cinema.

Françoise não interpretará mais, mas com certeza, cantará e dançará em palcos eternamente iluminados.

bernadetealves.com
Françoise Forton como Gisela em ‘Amor à Vida’, 2013

Françoise Forton nasceu no Rio de Janeiro no dia 8 de julho de 1957, filha de pai francês e mãe brasileira, viveu em Brasília até os 17 anos e estudou balé por 12 anos na capital federal com Norma Lillia. Foi em Brasília que iniciou sua carreira artística aos 11 anos com a peça Édipo rei onde Françoise interpretava a filha de Paulo Autran.

A candanga, como ela se intitulava, cantava, dançava e interpretava. Era uma atriz completa. Estudou canto coral na Universidade de Brasília. Seu amor pela cidade era tão grande que recebeu o título de embaixadora de Brasília.

bernadetealves.com
Françoise Forton como Meg na novela ‘Por Amor’


Estreou em 1969, na novela “A última valsa”, da Globo. Desde então, ela fez mais de 40 novelas e diversas outras participações na TV. Seu papel mais recente foi, em 2019, na trama “Amor sem Igual”, da Record. Na TV Globo, sua última participação foi no “Super Chef Celebridades”, temporada de 2018.


Dentre os papéis mais marcantes foi a personagem Tetê, de “Estúpido cupido”, que retratava a sociedade brasileira da época, na TV Globo e Meg Trajano em “Por Amor”, na Record.


Em mais de cinquenta anos de carreira, fez outras novelas de sucesso como “Bebê a bordo” (1988), “Tieta” (1989), “Meu bem, meu mal” (1990), “Perigosas peruas” (1992), “Explode coração” (1995), “O clone” (2001) e “I love Paraisópolis” (2015).

bernadetealves.com
Françoise Forton com Nicette Bruno em ‘I Love Paraisópolis’

Atualmente, ela está no ar na reprise de “O Clone”. Françoise vive Simone na novela que tem passado no “Vale a Pena Ver de Novo”.


Em seus mais de 50 anos de carreira, brilhou em muitas novelas e construiu uma carreira de sucesso. Ela também participou de diversas montagens de teatro nos últimos anos, e ganhou prêmios como do Festival Internacional de Angra, em 2011, por “Chopin Sand?”.

bernadetealves.com
Atriz Francoise Forton como Gigi em ‘Amor à Vida’ com o ator Carlos Machado

Sua carreira no cinema também teve mais de cinco décadas, com filmes como “Marcelo Zona Sul” (1970), “Jardim de Alah” (1988) e “Coração de Cowboy” (2018).

No primeiro filme, um curta para a BBC de Londres chamado Françoise dream, ela flanava meio que bailando por Brasília para mostrar a cidade.


Quero expressar meus sentimentos aos familiares, amigos e fãs. Descanse em paz querida e maravilhosa Françoise Forton.

bernadetealves.com
Atriz Françoise Forton na Dança dos Famosos em 2015, na TV Globo

Françoise era uma mulher corajosa, cristalina, afetuosa e muito talentosa. Deixa em Brasília centenas de amigas e legião de fãs. Ela parte prematuramente, mas continuará viva por sua obra artística nas mais variadas expressões.


Fotos: João Cotta / TV Globo, Ellen Soares/Gshow