Barbie homenageia professora brasileira que trabalha com inclusão

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher a Barbie selecionou 12 personalidades ao redor do mundo para fazer parte do grupo Role Models (Mulheres Inspiradoras, em português), dentre elas está Doani Emanuela Bertan, professora brasileira que trabalha com inclusão. Agora a professora de Campinas, de 40 anos, vai chamar a atenção das crianças de outra forma.
Por meio dessa campanha multifacetada, a Barbie tem apoiado mulheres empreendedoras e está cada vez mais comprometida em ajudar a reforçar o potencial ilimitado de crianças de todo o mundo a partir de ações voltadas à educação e habilidades de liderança.

A iniciativa da Mattel começou a partir da pesquisa “Dream Gap”, de 2018, que mostrou que a partir dos cinco anos de idade as meninas começam a duvidar de seu potencial e perdem a confiança em sua própria competência.
O projeto já homenageou outras três brasileiras: a surfista de ondas grandes Maya Gabeira em 2019, a biomédica Jaqueline Goes e a artista IZA em 2021.


Para Doani Emanuela, “ser reconhecida como uma mulher inspiradora é algo imensurável, de uma emoção que transborda. É a minha história enquanto criança e como mulher. Minha mãe me criou para seguir meus sonhos. Tenho certeza de que Barbie foi responsável por quebrar paradigmas na infância de muita gente, incluindo na minha, pois enquanto a sociedade dizia o contrário, a boneca mostrava que era possível uma mulher ter seu próprio carro, sua casa, sua profissão”, conclui a professora.
A professora Doani ganhou notoriedade por seu canal no YouTube, o Sala 8, onde dava aulas voltadas aos estudantes surdos e ouvintes — num trabalho de inclusão que já praticava em seus tempos de docente. Um dos problemas retratados pela professora é que alunos surdos recebem o mesmo material dos outros estudantes, e que o mais didático seria se as apostilas tivessem uma comunicação por libras. “Deveria vir em libras, que é a língua que os alunos sabem, a nossa própria legislação já reconhece”.
Doani dedica a vida à educação bilíngue para surdos. Há quatro anos, ela criou um canal no YouTube, que tem mais de 14 mil inscritos. É considerada uma das pioneiras no ensino pensado diretamente para a comunidade surda, mas que também pode ser acessado por outros tipos de público.
Homenageadas em Março de 2022


Adriana Azuara: Fundadora da All4Spas – México
Ari Horie: Fundadora e CEO da Women’s Startup Lab e Women’s Startup Lab Impact Foundation – Estados Unidos/Japão
Butet Manurung: Fundadora e Diretora da SOKOLA – Indonésia
Doani Emanuela Bertan: Professora e fundadora da Sala 8 – Brasil
Jane Martino: Presidente e cofundadora da Smiling Mind – Austrália
Lan Yu: Estilista de Moda – China
Lena Mahfouf: Criadora digital, cinegrafista e autora de ‘Always More’ – França
Melissa Sariffodeen: CEO e cofundadora do Canada Learning Code e Ladies Learning Code – Canadá


Pat McGrath: Maquiadora e fundadora do Pat McGrath Labs – Reino Unido
Sonia Peronaci: Fundadora do site de comida italiana ‘GialloZafferano’ – Itália
Shonda Rhimes: Fundadora da American Television Production Company Shondaland – Estados Unidos
Tijen Onaran: CEO e fundadora da Global Digital Women e cofundadora da ACI Diversity Consulting – Alemanha.

“É uma honra ter uma Barbie à minha semelhança e eu ficaria muito feliz se de alguma forma inspirar alguém a seguir seus sonhos e acreditar que com muito trabalho, criatividade e perseverança, tudo é possível”, disse a fundadora da Pat McGrath Labs.
Lisa McKinght, vice-presidente sénior e chefe global de Barbie e bonecas da Mattel, disse que homenagear 12 mulheres pioneiras globais e ajudar assim a capacitar a próxima geração de líderes femininas, ao partilharem as suas histórias, é muito orgulho para a Mattel.
“Nós sabemos que as crianças são inspiradas pelo que as rodeia, e é por isso que é tão importante para as meninas se verem refletidas em modelos que ousadamente ultrapassam obstáculos e superar o Dream Gap para se tornarem as mulheres corajosas que são hoje”, declara Lisa.

Além da homenagem com a boneca Barbie, a brasileira Doani Emanuela já havia sido reconhecida como um dos ‘dez melhores professores do mundo’ pelo Global Teacher Prize, de 2020. O prêmio é considerado como o “Nobel da Educação”.
Fotos: Divulgação Barbie e Reprodução