Miss Polônia Karolina Bielawska é a nova Miss Mundo

bernadetealves.com
Karolina Bielawska, da Polônia, é coroada Miss Mundo

A modelo polonesa , Karolina Bielawska, de 21 anos, foi eleita a nova Miss Mundo no dia 16 deste mês. A última vez que o país tinha vencido o concurso havia sido em 1989. A 70ª edição do Miss Mundo foi realizado em San Juan, Porto Rico, no Caribe, e corresponde a 2021 depois que a edição foi adiada devido à Covid-19.


Estudante de mestrado em administração (negócios internacionais), Karolina Bielawska ainda quer ser PhD e já veio ao Brasil em 2020, onde esteve no Carnaval do Rio.


O concurso, que tem como uma das principais etapas o “Beleza com Propósito”, incentiva as candidatas a desenvolverem projetos de cunho social. Foi o que fez Karolina, com o projeto “Zupa Na Pietrynie”.


Com o projeto, Karolina ajuda pessoas em situação de rua, principalmente refugiados, além de aumentar a conscientização sobre essa problemática e lutar contra a exclusão social, informa comunicado do Miss Mundo.

  • bernadetealves.com
  • bernadetealves.com


“Quando ouvi meu nome, fiquei chocada, ainda não conseguia acreditar. Sou honrada de usar a coroa de Miss Mundo e mal posso esperar para começar a trabalhar. Vou me lembrar desse incrível capítulo em Porto Rico pelo resto da minha vida”, declarou a jovem após a vitória.

bernadetealves.com
Miss Polônia, Karolina Bielawska, é a nova Miss Mundo


Além das apresentações habituais e julgamentos ao vivo, a cerimônia chamativa contou com mensagens de apoio à Ucrânia após a invasão não provocada da Rússia ao país, que faz fronteira com a Polônia.


A jamaicana Toni-Ann Singh, que ganhou o Miss Mundo em 2019, cantou uma versão de “The Prayer”, de Celine Dion e Andrea Bocelli, enquanto os que estavam no palco e na plateia seguravam velas no alto.

bernadetealves.com
Jamaicana Toni-Ann Singh, que ganhou o Miss Mundo em 2019, atração musical do concurso deste ano

As palavras “uma oração pela paz” apareceram em uma tela atrás dos finalistas. A conta oficial do Miss Mundo no Twitter publicou que a apresentação fazia parte dos esforços do concurso para “ficar com a Ucrânia”. Os organizadores também disseram que mais de 7.000 velas foram preparadas para o show, que foi transmitido em mais de 100 países.

bernadetealves.com
Shree Saini, (2º lugar e Rainha das Américas) – Karolina Bielawska (1º lugar) Miss Mundo e Olivia Yace (3º lugar e Rainha da África)


Shree Saini, Miss Estados Unidos, ficou com o vice, e ganhou a faixa de “Rainha das Américas”. Olivia Yace, Miss Costa do Marfim, levou o terceiro lugar e foi nomeada “Rainha da África”.


As misses da Indonésia, Carla Yules; Irlanda do Norte, Anna Leitch; e México, Karolina Vidales, completaram o top 6. A representante do Brasil, Caroline Teixeira, de 24, ficou entre as 40 mulheres mais belas. No total, houve 97 participantes.

bernadetealves.com
Karolina Bielawska, da Polônia, é coroada Miss Mundo


Miss Mundo é o mais antigo concurso internacional de beleza, criado em 1951 no Reino Unido pelo britânico Eric Morley. Assim como os seus principais concorrentes, Miss Universo, Miss Internacional e Miss Terra, é um dos mais populares concursos de beleza do mundo.


Em uma declaração publicada antes do concurso, a CEO da Miss World Ltd., Julia Morley, afirmou: “Devemos fazer algo, mesmo que pareça nunca ser suficiente acender uma vela, se todos acendermos uma vela juntos, podemos mudar o mundo”, convidando pessoas a “brilhar sua luz para a Ucrânia” e postar imagens nas mídias sociais.

A modelo brasiliense Caroline Teixeira, de 24 anos, representou o Brasil no certame internacional e ficou entre as 40 semifinalistas. Ao todo, concorriam ao título 96 modelos. Antes da competição, a brasiliense aproveitou para agradecer por todo o apoio que recebeu.


Caroline Teixeira venceu o Miss Brasil em agosto de 2021 e desbancou 47 candidatas em concurso realizado em Brasília e transmitido pela internet. Ela é formada em direito e diz ter como meta ingressar no Ministério Público.


“A palavra de hoje é gratidão por tudo vivido até aqui com vocês, como nossos patrocinadores, amigos, familiares e apoiadores. Gratidão sobretudo a Deus”, escreveu.


O Brasil é representado no Miss World desde 1958. O evento é um dos cinco principais concursos de beleza do mundo, ao lado do Miss Universo, do Miss Grand International, Miss Supranational e do Miss Internacional. Nos últimos 51 anos, apenas a médica carioca Lucia Tavares Petterle conseguiu conquistar o primeiro lugar. Ela venceu a etapa internacional em 1971, em Londres, na Inglaterra.


A atual Miss Brasil Mundo é a Elís Miele, que ficou em quarto lugar na etapa internacional, em 2019. Além dela, os melhores resultados obtidos foram:

  • Goiana Jane Borges: 5ª lugar no Miss World em 2006
  • Carioca Mariana Notarangelo: 5ª lugar no Miss World em 2012
  • Gaúcha Sancler Frantz: 5ª lugar no Miss World em 2013

Fotos: AFP via Getty Images, Divulgação e Instagram/Reprodução