Hora do Planeta: Cuidar da Casa Comum é o mesmo que cuidar de nós mesmos

A ‘Hora do Planeta’ iniciativa da ONG World Wide Fund for Nature, acontece neste sábado 26 de março, às 20h30.
O movimento global é marcado pelo ato simbólico de apagar as luzes das casas e também de pontos importantes das cidades, por uma hora, mobilizando a economia de energia e conscientizando a população mundial.
A iniciativa tem por meta chamar a atenção das instituições públicas, empresas privadas e sociedade civil sobre a importância do uso sustentável dos recursos naturais do Planeta.
Lançada em Sydney, uma das maiores cidades da Austrália, em 2007, a Hora do Planeta cresceu e hoje inspira indivíduos, comunidades, empresas e organizações em mais de 180 países e territórios.

O Papa Francisco diz que todos devem cuidar da Casa Comum. Na Carta Encíclica Laudato Si, Francisco nos apresenta pontos que precisam de atenção e ações urgentes para promover mudanças: “Esquecemo-nos de que nós mesmos somos terra”.
O olhar dos cristãos para as condições do planeta deve ser com sensibilidade. Pensar no outro, nas próximas gerações e no futuro, devem ser uma ação diária. Cuidar da Casa Comum é o mesmo que cuidar de nós mesmos.
“O nosso corpo é constituído pelos elementos do planeta; o seu ar permite-nos respirar, e a sua água vivifica-nos e restaura-nos”, afirma Francisco. “É claro, podemos e devemos trabalhar a terra para viver e nos desenvolver. Mas o trabalho não é sinônimo de exploração e vem sempre acompanhado do cuidado: arar e proteger, trabalhar e cuidar… Essa é a nossa missão”.

Ainda existe tempo para reverter algumas situações e de acordo com Francisco: “O melhor antídoto contra esse uso impróprio da nossa Casa Comum é da contemplação”. Então é possível considerar que “contemplar a Casa Comum”, é o melhor remédio e também pode ser o ponto de partida para pensar em uma mudança real para o futuro.
A Hora do Planeta é o maior e mais tradicional movimento global pela defesa da natureza e do nosso planeta. Em 2021, 35 prédios e monumentos apagaram as luzes, em 15 cidades brasileiras.
Vamos participar deste ato simbólico e mostrar nossa preocupação com o aquecimento global. Vamos apagar as luzes neste sábado, dia 26 de março de 2022, das 20h30 às 21h30.
Fotos: Reprodução