GDF lança portal de serviços 24 horas para dar voz à população

Com o objetivo de aproximar mais o governo da população do Distrito Federal e melhorar a qualidade de vida nas cidades, o governador Ibaneis Rocha lançou em cerimônia no Palácio do Buriti, no dia 05, o “GDF 24 horas”.
Com o “Administração Regional Digital 24 Horas”, o Governo vai dar voz aos anseios da população com a comodidade de um serviço online. O projeto, é um dos compromissos assumidos por Ibaneis Rocha em 2018.


Mais de 30 serviços passam a ser disponibilizados a qualquer hora do dia. Desde pedido de pintura de faixa de pedestre à instalação de paradas de ônibus ou de Pontos de Encontro Comunitários (PECs), até ações para combate à dengue e a manutenção de estradas.
O governador disse que mesmo com o trabalho das administrações não dá para ver tudo. O programa “Administração Regional Digital 24 Horas” coordenado pela Secretaria de Governo, aproxima o governo da população para que ela possa indicar o que precisa ser feito para melhorar a sua cidade.

“É um programa que sonhei muito e encarreguei os melhores secretários que eu tenho para tocá-lo. Um programa feito de forma bastante transversal e ouvindo também os principais problemas da comunidade”, disse Ibaneis Rocha.
“A gente tem que dar facilidade para as pessoas, inclusive para reclamar. Você tem que dar espaço para a reclamação e buscar a solução. Esse é um programa de coragem, porque você tem acesso à reclamação.
A pessoa vai poder indicar onde está o buraco, sair da quadra de esportes e mostrar onde precisa arrumar. Dentro do nosso governo fizemos isso em todas as áreas, é o espírito de acolhimento às famílias”, declarou o governador Ibaneis Rocha.

O atendimento presencial será mantido nas Administrações Regionais, em horário normal do expediente, e as solicitações também poderão ser feitas pelo telefone 162.
O Secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo destaca que a gestão tem se preocupado em modernizar seus serviços. “É um avanço da administração pública para que o cidadão tenha acesso aos serviços. Com a modernidade e tecnologia que temos hoje é um atraso não ter um canal em que as pessoas possam acessar os serviços na hora que desejam e precisam. O nosso governo está conectado com a modernidade, trazendo ao cidadão essa oportunidade de falar diretamente com o governo por meio desse canal”.

Além da Secretaria de Governo, participam do projeto a Controladoria-Geral e a Secretaria de Economia. O tratamento e gerenciamento das solicitações serão feitos pelo sistema de ouvidorias, o OUV-DF. Para o melhor funcionamento do programa, a Escola de Governo capacitou servidores que ocupam áreas estratégicas nas Administrações Regionais.

O secretário de Economia, Itamar Feitosa, elogiou a iniciativa à serviço da comunidade. “Esse é mais um projeto que une esforços de várias pastas para melhorar ainda mais os serviços prestados à população do DF”.
O “Administração Regional Digital 24 Horas” permite que as solicitações sejam recebidas e tratadas pelo sistema de Ouvidoria do GDF. Logo, terão que ser respondidas dentro dos prazos legais previstos de até 20 dias corridos, conforme explica os gestores da Controladoria-Geral.

“O papel da CGDF é dar suporte aos órgãos para desempenharem o melhor trabalho possível. Hoje, a solicitação de serviços no DF alcança o segundo maior tipo de manifestações na Ouvidoria”, declarou o controlador-geral do DF, Paulo Martins.

Maria Fernanda Cortes de Oliveira, ouvidora-geral substituta do DF, diz que com o novo serviço as demandas serão concentradas em um único canal. “Ao invés de entrar por protocolo, carta para o gabinete do administrador, vamos centralizá-las nesse canal e trabalhar de forma digital. Todas elas vão estar registradas no sistema da Ouvidoria, que tem estrutura para monitorar as demandas e respondê-las em até 20 dias”.

Para acessar o serviço basta entrar neste link e clicar no ícone “Administração Regional Digital 24h”. Em seguida, escolha a opção “Cidadão”. Por fim, escolha um dos serviços digitais disponíveis em “Administração Regional Digital 24h” e faça o seu registro.
Fotos: Renato Alves/Agência Brasília