Jornalista: um compromisso com a verdade, ética e respeito

Comemora-se neste 7 de abril o Dia do Jornalista. O meu e de milhares de mulheres e homens íntegros que informam com competência, sabedoria, ética e responsabilidade os principais acontecimentos do dia a dia.
Quem pensa que é fácil ser jornalista, não tem ideia como é difícil pensar em pauta, achar um gancho, apurar os fatos e ainda criar um lead.
Escrever uma notícia vai muito mais além do que apenas reunir informações e coletar dados. É preciso gostar do que se faz, se dedicar, buscar novos conhecimentos, ser resiliente e respeitar os colegas e personagens da notícia.

Tenho orgulho da minha profissão e de ter um filho que além de segurar o microfone, caneta, papel e celular na mão, distribui seus conhecimentos preparando alunos no UniCeub e por ser escolhido orientador por seus alunos da pós graduação. Admiro a sua garra, esforço e dedicação e me realizo pelo meu filho ter chegado até onde chegou com tanto louvor como Doutor em Comunicação.
Ser jornalista, para mim, é mais que uma profissão. É uma missão. Tudo que tenho feito nestes 40 anos na imprensa aqui em Brasília, me transformou numa pessoa melhor. Me sinto privilegiada de dar voz a tanta gente.

Viva todos os colegas jornalistas que assim como eu, tem compromisso com a verdade. Que que abrem caminhos e distribuem esperança e fé aos novos profissionais. Palmas para os jornalistas comprometidos com a ética e o respeito.
No começo toda jornada é difícil, mas vale a pena. Ela nos permite percorrer caminhos interessantes, viver momentos indescritíveis, conhecer pessoas fascinantes, lugares espetaculares, temas controversos e ainda instiga nossa imaginação.
Mesmo com as dificuldades da profissão, mesmo com os desafios diários, devemos seguir firmes nesta jornada de bem informar, ser ético, preservar a fonte e, principalmente, trabalhar com a verdade.

No momento em que convivemos com a proliferação de fake news, a divulgação de notícias sem fundamento pelas redes sociais, o exercício dos profissionais de jornalismo é ainda mais necessário para a democracia e para a sociedade.
Obrigada vida, opor ter me dado tantos exemplos de atitudes que eu não quero ter. E de pessoas que eu não quero ser. Ser jornalista é um ato de coragem e uma missão solitária.
Mesmo diante de tantos obstáculos não vamos esmorecer. Vamos continuar exercendo nosso trabalho com bravura e orgulho. As pedras que hoje jogam no nosso caminho, amanhã enfeitarão nossa jornada. A vida é assim, um constante recomeço.
Desejo força e sabedoria para todos os colegas e principalmente para quem está engatinhando na profissão. Saúdo neste dia os queridos colegas e principalmente os que estão na linha de frente dos acontecimentos mais tristes e lamentáveis do cotidiano.
Fotos: reprodução