Médico Renilson Rehem é Cidadão Honorário de Brasília

bernadetealves.com
Dr. Renilson Rehem recebe da CLDF o título de Cidadão Honorário de Brasília, durante Sessão Solene prestigiada


A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou Sessão Solene no dia 26 para conceder o título de Cidadão Honorário de Brasília ao médico Renilson Rehem por iniciativa do deputado Agaciel Maia, presidente da Comissão de Economia, Orçamento e Finanças.


O evento no Plenário da CLDF contou com a presença do médico Agnelo Pacheco, que governou o DF de 2011-2014, Rodrigo Rollemberg que governou o DF de 2015-2018, o secretário executivo do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde, Jurandi Frutuoso, o ex-superintendente do HCB José Gilson Andrade e o ex-coordenador da OPAS/OMS, Renato Tosca, dentre outras importantes presenças.

bernadetealves.com
Médico Renilson Rehem é Cidadão Honorário de Brasília por iniciativa do deputado Agaciel Maia

A Sessão Solene foi transmitida pela TV Câmara Distrital no canal aberto 9.3 e também no YouTube.


Os Títulos de Cidadão Honorário e Benemérito são honrarias concedidas pelos Deputados Distritais a pessoas que praticaram atos de relevante interesse social em favor da população do Distrito Federal.


O deputado Agaciel Maia, autor da homenagem, declara que o título é um reconhecimento pelo exemplar trabalho realizado pelo Dr. Renilson no Hospital da Criança José de Alencar, um hospital público que atende 100% SUS.

bernadetealves.com
Deputado Agaciel Maia entrega o Título de Cidadão Honorário de Brasília ao médico Renilson Rehem, com os aplausos sos ex-governadores Agnelo Queiroz e Rodrigo Rollemberg

Renilson Rehem é médico formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Administração de Saúde pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é secretário-geral do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross). A entidade representa as Organizações Sociais de Saúde, reunindo 21 instituições responsáveis por administrar hospitais e outros serviços públicos de saúde.


Em sua trajetória profissional, Rehem foi secretário de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde (1998 a 2002) e secretário Adjunto de Saúde do Estado de São Paulo (2007 a 2009). Também esteve à frente do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) por 10 anos, além de ter ocupado vários cargos na Secretaria de Estado de Saúde da Bahia e no extinto Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps).

bernadetealves.com
Renato Tosca, José Gilson Andrade, Agnelo Queiroz, Renilson Rehem, Agaciel Maia, Rodrigo Rollemberg, Jurandi Frutuoso e José Gilson Andrade, na CLDF

Aplausos a iniciativa do deputado Agaciel Maia em reconhecer os valores, capacidade e liderança do médico sanitarista Renilson Rehem. Um gestor de categoria internacional que sempre defendeu a medicina preventiva e o Sistema Único de Saúde desde sua criação, na Constituição de 1988.


Atributos enaltecidos por todos os componentes da mesa e até diretamente do exterior com a homenagem do Dr. Jarbas Barbosa, da OPAS.

bernadetealves.com
Médico sanitarista Renilson Rehem é Cidadão Honorário de Brasília por iniciativa do deputado Agaciel Maia


O momento de maior emoção foi a homenagem que Ana Júlia Rehem prestou ao pai. “A cidade em que eu nasci agora é sua também, pai. Obrigada por ter me ensinado que tudo que merece ser feito, merece ser bem feito. Sobre a importância de ter uma causa na qual se doar, a não desistir mesmo diante as adversidades porque o propósito é mais importante que as limitações. Olhando para você todos os dias tive a certeza que quero trilhar um caminho parecido com o seu. Obrigada por ser a minha inspiração e meu melhor amigo”, declarou Júlia.

bernadetealves.com
Dr. Renilson Rehem, Cidadão Honorário de Brasília, com a irmã Nádia, a mãe Clarisse, a esposa Tânia e a filha Ana Júlia

O Dr. Renilson Rehem de Souza não escondeu a emoção e mesmo assim conseguiu agradecer todas as pessoas que lhe estenderam a mão e nunca lhe abandonaram na missão de proporcionar saúde pública de qualidade para o Brasil e salvar vidas de crianças em Brasília.

Agradeceu ao deputado Agaciel Maia e a CLDF pela grandiosa homenagem. O baiano lembrou que desde 1970 já vinha à Brasília a trabalho e que no dia 22 de Abril de 1998 aqui fixou residência. “Eu moro em Brasília por opção, amo e defendo essa cidade. Agradeço ao deputado Agaciel não só pelo título, que muito me honra, mas por todo o apoio e ajuda que me deu durante a gestão do Hospital da Criança“, declarou.

“Esse momento é mais do que tudo, um momento de gratidão e agradecimento. Por mais que eu tenha me dedicado e contribuído com a saúde pública, essa cidade me ofereceu muito mais. Me deu acolhida e aqui eu fiz meu lar. Quero viver o resto de minha vida nesta cidade mística”, declarou o médico.

O médico sanitarista disse que de todas as missões que assumiu o Hospital da Criança foi o que mais lhe marcou e o realizou profissionalmente. Agradeceu o os ex-governadores Agnelo Pacheco e Rodrigo Rollemberg, e autoridades da gestão pública que permitiram que o HCB se tornasse realidade.

Lembrou que do ponto de vista médico o hospital existe graças ao empenho do então chefe da Pediatria do Hospital de Base, Dr. Oscar Mendes Moren e na sequência o pediatra Jair Evangelista da Rocha. Médicos indispensáveis para o surgimento do Hospital da Criança de Brasília e seres humanos iluminados.

O novo Cidadão Honorário de Brasília lembrou que por conta do trabalho teve alguns momentos de tristeza que foram superados com o apoio da família, colegas e amigos. Rehem dedicou a felicidade daquele momento aos pais, esposa, filhos, netos, irmãos e todos os familiares, amigos e colegas de profissão.

“É nos momentos difíceis que conhecemos os amigos. Além da solidariedade deles também tive o apoio e a sorte de contar com o advogado José de Figueredo Santoro que colocou seu escritório a minha disposição. Não existe palavras para traduzir minha gratidão”, disse.

A vida me ensinou que tudo que fazemos em um serviço público, deve ser para o bem comum. Para salvar vidas e diminuir a miséria da existência humana, para nossa glória ou para nós mesmos, jamais”, encerrou suas palavras emocionado todos os convidados.

bernadetealves.com
Renato Tosca, José Gilson Andrade, Agnelo Queiroz, Renilson Rehem, Rodrigo Rollemberg, Agaciel Maia e Jurandi Frutuoso, na CLDF na noite de 26-04-22

Deputado Agaciel Maia agradeceu a presença dos convidados e da honra em conceder o título a uma pessoa que tanto fez pela saúde das crianças em Brasília. Agradeceu a amizade dos dois ex-governadores Agnelo Queiroz e Rodrigo Rollemberg, que já foram deputados distritais e a Deus por lhe permitir vivenciar momentos de emoção. Falou da missão em representar a população no Poder Legislativo. “Não somos perfeitos, mas devemos dar o nosso máximo para honrar o mandato concedido pelo povo”, disse o parlamentar.


O Hospital da Criança de Brasília José Alencar
(HCB) nasceu na pediatria do Hospital de Base. Foi lá que os profissionais da pediatria, junto com os pais de crianças internadas, resolveram iniciar um projeto que garantisse assistência de qualidade para as crianças e adolescentes que necessitam de atenção especializada.


Foi então criada a Associação Brasileira de Apoio às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) e, em seguida, a Casa de Apoio, que fica no Guará, ao lado da Feira, para aquelas crianças e adolescentes com câncer e hemopatias que precisavam de um lugar para morar enquanto estavam em tratamento. Depois, o projeto foi criar o Hospital.


O HCB teve apoio de diversos segmentos da sociedade do Distrito Federal, políticos, empresários, associações, instituições, grupos organizados e a sociedade de Brasília liderada pela vice-primeira dama do país Mariza Gomes de Alencar. Tudo começou com a firme decisão do governador Agnelo Queiroz e continuou com o governador Rodrigo Rollemberg e agora com Ibaneis Rocha.


Atualmente é gerido pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), associação de direito privado, sem fins econômicos ou lucrativos.


Graças a união de todos o HCB é referência nacional e internacional
com aval da OPAS. Segundo a instituição, em março de 2022 foram realizadas 352 cirurgias, feitos mais de 46,4 mil atendimentos ambulatoriais e 7,5 mil consultas médicas. Tudo isso, alcançando 96,6% de índice de satisfação do paciente e familiares.

Fotos: Gabinete Deputado Agaciel Maia