Orquestra de Cavaquinhos de Brasília faz exaltação ao samba e à música caipira

bernadetealves.com
Orquestra de Cavaquinhos de Brasília


A Orquestra de Cavaquinhos de Brasília vai brindar os alunos Escola Classe 2 da Candangolândia ( EQR 2/4), nesta segunda-feira, às 11 horas, com exaltação à música caipira. A apresentação gratuita é uma parceria com o projeto Ponto de Cultura Waldir Azevedo.


Além dos músicos da orquestra, os espetáculos contam com a participação da cantora Dani Ribeiro e do mestre violeiro Volmi Batista, que vai contar “causos” e histórias relacionadas à vida do homem do campo.


Segundo o maestro Dudu Oliveira, os shows trazem uma mistura de sons e exaltam a música caipira. “Vamos fazer uma fusão de dois segmentos musicais: o samba e a música caipira, trazendo a beleza e a imponência dos timbres eruditos com a malemolência e o tempero popular do cavaquinho, instrumento que fez parte das primeiras formações de grupos que acompanhavam as duplas caipiras”.

bernadetealves.com
Orquestra de Cavaquinhos de Brasília faz exaltação ao samba e à música caipira


A próxima apresentação da Orquestra de Cavaquinhos de Brasília será no dia 15 (Domingo), às 16 horas na Praça da Resistência, Vila Telebrasilia, com entrada gratuita.


Fundamental para qualquer grupo de choro ou samba, o cavaquinho é um instrumento originário do Minho, região norte de Portugal. Chegou ao Brasil pelos colonizadores e no século 19 passou a ser tocado nos quintais do subúrbio do Rio de Janeiro, lado a lado com o violão e a flauta.


Ganhou o Brasil com o talento do maior solista Waldir Azevedo, o “rei do cavaquinho” e autor do consagrado Brasileirinho. Waldir morou em Brasíla na década de 1970 e encantou a capital com suas fenomenais apresentações.


Quem o popularizou nacionalmente foi Waldir Azevedo, seu maior solista, detentor do título de “rei do cavaquinho”, autor do clássico Brasileirinho, que morou em Brasília na década de 1970. Ele foi o principal responsável por difundir esse gênero musical na cidade, onde criou um conjunto regional, fez incontáveis apresentações e lançou discos.

bernadetealves.com
Waldir Azevedo: rei do cavaquinho e autor do choro Brasileirinho

Fotos: Reprodução e Giovanna Guiotti