“Memórias Reversas” de Paulino Aversa em cartaz no Gilberto

bernadetealves.com
Artista Paulino Aversa com o empresário Lourenço Peixoto na Galeria Mercato, no Gilbeto Salomão, Lago Sul

Paulino Aversa, formado na UnB, é um renomado artista plástico que despontou na década de 1990 e conquistou o mercado das artes no Centro-Oeste. Ele cresceu junto com Brasília e carrega nas veias o amor pela cidade e por tudo que é belo e transforma em arte o cotidiano da cidade.


Seu pai, José Salvador Aversa, era engenheiro e veio para construção de Brasília no final dos anos 1950, trazendo o filho Paulino com mais dois irmãos. José Salvador foi diretor da Novacap e tornou-se amigo de Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Alfredo Ceschiatti. Desse convívio nasceu a paixão pelas artes.

bernadetealves.com
Rosália Peixoto, Soraia Debs e Adriana Colela, na exposição “Memórias Reversas” de Paulino Aversa , no Gilberto Salomão, Lago Sul

José Salvador iniciou seu acervo com obras de Athos Bulcão, Glênio Bianchetti, Alfredo Ceschiatti e Farnese de Andrade, e outras tantas que recebeu de outros artistas. A paixão do pai pelas artes influenciou o filho Paulino que começou a desenhar. Após dois anos de estudos, Paulino abandonou a Arquitetura e ingressou, sem o consentimento da família, nos cursos de Artes Plásticas e Desenho.

bernadetealves.com
Obras de Paulino Aversa na Galeria Mercato, Gilberto Salomão, no Lago Sul

Formado pela Universidade de Brasília, integrou o grupo de intervenção urbana Raul de Athayde, promoveu continuamente ações culturais junto à comunidade de Brasília e coordenou projetos de inserção social na Fundação Educacional do Distrito Federal.

bernadetealves.com
O artista Paulino com os sócios da Mercato, Antônio Aversa, Bruno Poppi e Roberto Corrieri

Paulino participou de inúmeras mostras no Brasil e exterior. Já realizou 16 exposições individuais de temática e técnicas diversas, de acordo com a evolução de suas fases artísticas. Seus trabalhos integram shows, peças de teatro e publicidade, sempre na busca de “contrabandear” sua pintura para outros espaços públicos e da mídia, estabelecendo um diálogo com as outras artes.

bernadetealves.com
Monica Silva, Andrea Da Rosa, e as irmãs, Fernanda, Valéria e Flávia Rocha, na exposição “Memórias Reversas” de Paulino Aversa em cartaz no Gilberto Salomão


Premiado em salões de arte, Paulino possui obras em acervos e coleções particulares no Brasil, Colômbia, Estados Unidos, Inglaterra e França. “Brasília é o norte do meu trabalho, aqui cresci e aqui me reconheci como artista, e levarei isso por toda a minha carreira”, diz o artista.

Para homenagear os 62 anos de Brasília, a cidade do seu viver, Aversa produziu “Memórias Reversas”. A mostra retrata histórias e lembranças vividas por Paulino Aversa no início da Capital, durante sua infância e juventude.

bernadetealves.com
Margarida Kalil e Helga Carvalho na exposição “Memórias Reversas” de Paulino Aversa, no Gilberto Salomão, Lago Sul


A exposição com 12 obras de formatos variados, remetem o espectador a uma viagem pelo tempo por meio de lendas urbanas, lugares históricos e cenas peculiares da Capital da Esperança.

Clube Cota Mil, Rodoviária, e locais que já não existem mais, como a pizzaria Kazebre 13 na W3 Sul. São registros de um tempo que não volta mais. Estas marcas que o artista carrega na memória e coração foram retratadas em belas obras que podem ser apreciadas na Galeria Mercato, no Centro Comercial Gilberto Salomão, no Lago Sul.

bernadetealves.com
Obra de Paulino Aversa da exposição “Memórias Reversas”, em cartaz no Gilberto Salomão, Lago Sul

“A exposição Memórias Reversas é para mim, o retrato de lembranças de infância e juventude, desde o início da construção da capital junto do meu pai, a primeira geração da juventude brasiliense”, disse o artista.


A abertura da exposição “Memórias Reversas”, do artista plástico Paulino Aversa, no espaço Mercato no Gilberto Salomão, no Lago Sul, no dia 02, foi muito prestigiada.

bernadetealves.com
Rogério Roseo e Renata Foresti, Patricia e Roberto Corrieri, na exposição “Memórias Reversas” de Paulino Aversa, no Gilberto Salomão

Dentre tantos amigos estavam: o secretário de Obras Luciano Carvalho, a empresária Anna Maria Gontijo, o colecionador de arte Amador Outerelo, o artista plástico Marcos Decat França, a artista plástica Andrea Da Rosa Aversa, a atriz Maria Paula Fidalgo, empresária Soraia Debs, o empresário Lourenço Peixoto, a artista Rosália Peixoto.

bernadetealves.com
Obra de Paulino Aversa da exposição “Memórias Reversas”, em cartaz no Gilberto Salomão, Lago Sul

Também brindaram com o talentoso Aversa: Rogério Roseo e Renata Foresti, Patricia e Roberto Corrieri, Andrea Couto, Monica Silva, Denise Ortiga, Janaina Daher,Margarida Kalil, Danielle Athayde, Claudio pereira, Adriana Colela, Ana Luiza Pulcherio, Lisbeth França , Luiz Fernando Pontes, Fernanda, Valéria e Flávia Rocha, Patrícia Colela, Fafa Aversa, Antônio Aversa, Bruno Poppi, Helga Carvalho, dentre outros queridos amigos e familiares.

Viva as relíquias e os talentos de Brasília. Um pai (José Salvador Aversa) colecionando; um filho (Paulino Aversa), produzindo; um neto (Antônio Aversa) comercializando; e nós tendo o privilégio de contemplar a grandiosidade da criação humana. Três gerações de puro talento e amor por Brasília.


Fotos: Wey Alves