IHG-DF dá posse aos acadêmicos: Natanry Osório e Paulo Fernando Melo

O presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, Ronaldo Rebello de Britto Poletti, recebeu convidados para posse de novos acadêmicos, na noite de 28 de abril, na sede do Instituto na 703/903 Sul, o guardião da história, memória e dos valores de Brasília.



O IHG-DF, fundado em 3 de junho de 1964 por iniciativa de Saulo Diniz, é uma casa de cultura onde predomina a preocupação permanente com a defesa dos valores de Brasília, primeira cidade moderna a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

A cerimônia de posse dos novos integrantes do Instituto Histórico e Geográfico do DF, foi conduzida pelo acadêmico Carlos Hugo Studart Corrêa.

A mesa foi composta pelo presidente Ronaldo Poletti, pelo secretário-geral do instituto, o acadêmico José Theodoro Mascarenhas Menck, pelo acadêmico Carlos Fernando Mathias de Souza, pelo acadêmico Antônio Flávio Testa e pelos dois novos acadêmicos: Natanry Luduvico Osório e Paulo Fernando Melo. O Instituto tem atualmente 130 patronos.

O acadêmico José Theodoro Mascarenhas Menck, secretário-geral do IHG-DF saudou os novos integrantes Natanry Osório e Paulo Fernando Melo e agradeceu a presença dos ilustres convidados.
A saudação aos novos integrantes do IHG-DF Natanry Ludovico Osório e Paulo Fernando Melo da Costa foi feita pelos também acadêmicos Carlos Fernando Mathias de Souza e Antônio Flávio Testa.

A professora pioneira Natanry Osório assumiu a Cadeira 47, do patrono José Ludovico de Almeida, que era ocupada por Antonio Carlos Osório. O professor de Direito Constitucional e Eleitoral, Paulo Fernando Melo da Costa, a Cadeira 33, do patrono Plínio Salgado, que era ocupada por Antônio Temóteo dos Anjos Sobrinho.


Durante a cerimônia foi cultuada a memoria dos grandes vultos da História de Brasília e do Brasil como Juscelino Kubitschek de Oliveira, o fundador de Brasília. Os acadêmicos enalteceram a vida e obra de seus patronos.

O presidente Ronaldo Poletti falou da honra em receber os dois ilustres novos acadêmicos e da sua amizade com o advogado pioneiro Antonio Carlos Elizalde Osorio, que ocupou a cadeira 47 e que era casado com Natanry Ludovico que agora o sucede no Instituto.

Poletti agradeceu a presença dos ilustres convidados e saudou a todos com a poesia Poeta, do livro “O Silêncio, e suas raízes”, do advogado e escritor Antonio Carlos Osorio, gaúcho de Quarai, que veio para Brasília antes da sua inauguração.

O magistrado federal aposentado e acadêmico do IHG, Carlos Fernando Mathias de Souza, falou sobre a importância de Natanry Luduvico na promoção da educação e da cidadania no Distrito Federal.

Mathias lembrou fatos da luta da professora Natanry e de seu marido, o advogado Antonio Carlos Osorio, nos tempos primórdios de Brasília, para levar conhecimento e dar cidadania aos filhos dos candangos.

O acadêmico Antônio Flávio Testa homenageou o constitucionalista Paulo Fernando Melo da Costa. Falou da sua religiosidade e do trabalho que desenvolve em favor da vida e da família e, claro, sobre o Patrono da Cadeira 33 Plínio Salgado.

O professor Paulo Fernando Melo, um homem cristão e de opiniões firmes, falou da honra em se tornar acadêmico de uma Casa que é guardiã da história e cultura e de dividir seus conhecimentos como professor universitário, da sua defesa ferrenha em prol da vida e da família e da sua estima pelo Piaui, sua terra natal.

O advogado Paulo Fernando Melo disse que como acadêmico pretende “Ressaltar a importância da preservação da história de Brasília e em particular enaltecer o papel relevante desempenhado pelo escritor Plínio Salgado para a cultura nacional”.

Agradeceu o indispensável apoio da família e pediu que sua esposa, a advogada Rebeca de Magalhaes Melo, entregasse para a acadêmica Natanry lindos girassóis, a flor que representa altivez, significa felicidade e simboliza lealdade, entusiasmo e vitalidade. Como é a pioneira Natanry Ludovico Osório.

Um gesto muito bonito que mostra o respeito que o advogado Paulo Fernando tem com as mulheres.

O professor Paulo Fernando exerce com sabedoria a missão de dividir seus conhecimentos e de ajudar seus alunos a realizarem seus sonhos, serem felizes e exitosos.


A educadora pioneira e ex-administradora do Lago Sul viveu momentos de emoção não só pelas homenagens recebidas, como ao relembrar sua relação com Brasília. Natanry, contou emocionada como conheceu seu marido, como se tornou a primeira professora da capital e como superou as dificuldades para conciliar o cuidado com os filhos e alfabetizar os filhos dos candangos.

Relatou a luta da equipe do presidente Juscelino Kubitschek para delimitar o local onde seria construída a nova capital do país e da ajuda fundamental do seu tio, o então governador de Goiás.
“Por meio de um decreto assinado em 1955, o então governador goiano José Ludovico de Almeida, a pedido do presidente JK, possibilitou a desapropriação das terras demarcadas pela Missão Cruls para a União, quadrilátero que determinava onde o Distrito Federal ficaria”, contou Natanry Osório.

“Poucos sabem a importância de José Ludovico de Almeida para que, verdadeiramente, acontecesse a mudança da capital. Um grande desafio é tornar isso realmente do conhecimento de todos, em especial aos jovens para que honrem todos aqueles que não mediram esforços para que Brasília nascesse e brilhasse para o Brasil e mundo”, disse Natanry.

Natanry encerrou suas palavras com otimismo e fé e apresentou um documentário sobre como o Planalto Central a acolheu e como ela é grata pelos filhos brasilienses e pelas oportunidades que a vida lhe brindou.
O documentário nos motivou a mergulhar na história da epopeia de Brasília e valorizar os desbravadores do nosso “quadradinho”. E, também, para regarmos todos os dias o amor e respeito por Brasília e sua gente.

Natanry recebeu o Título de Sócia Acadêmica da Cadeira 47 das mãos da arquiteta e urbanista Vera Ramos, ex-presidente e do acadêmico Ronaldo Poletti, atual presidente do IHG-DF. O advogado Paulo Fernando Melo foi diplomado pelo presidente Ronaldo Poletti e por Adirson Vasconcellos, respeitado historiador de Brasília.

Temos todos, brasilienses de nascimento ou de adoção, um compromisso com os fundadores da capital e de trabalharmos para espalhar as iniciativas virtuosas para todo o Brasil.

A solenidade foi prestigiada por acadêmicos, pioneiros, autoridades do executivo local e federal, Juristas, parlamentares, escritores, jornalistas, amigos e familiares dos dois novos Acadêmicos do IHG-DF cujo acadêmico da Casa de Arte e Cultura é o presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira.

Após a diplomação, os empossados confraternizaram com suas famílias e amigos.

Certamente os novos integrantes do IGH-DF vão colaborar com seus conhecimentos, liderança e respeitabilidade não só com o Instituto como, também, com Brasília pelo rico aprendizado que transmitem.



Neste templo que respira a história e olhando para a foto do fundador, lembramos o pensamento de Juscelino Kubitschek feito em 1956.

“Deste Planalto Central, desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos mais uma vez sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino.”

E a profecia se tornou realidade. Brasília é uma fonte de inspiração e celebração. Viva!!!!!!

Parabéns e muitas bênçãos na nobre missão que Natanry Ludovico Osório e Paulo Fernando Melo terão a partir de agora no IHG-DF.












Fotos: Bernadete Alves e Diego Nunes