GDF disponibiliza vacina contra HPV para mulheres até 45 anos e homens 26 anos

bernadetealves.com
HPV – imunização contra o vírus, ainda na adolescência, protege contra uma série de doenças sexualmente transmissíveis

O HPV é um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas anogenitais (na região genital e ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV).

bernadetealves.com
HPV – tipos mais perigosos que podem causar câncer no colo do útero, do ânus e o de orofaringe


Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV
– alguns deles podendo causar câncer, principalmente no colo do útero, do ânus e o de orofaringe. Pelo menos 12 tipos de HPV podem ser considerados cancerígenos. Entre eles, os mais perigosos são os de tipo 16 e 18, que costumam aparecer em cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero. O HPV-16 é o mais frequente.


A propagação do vírus ocorre


Por sexo vaginal, anal ou oral sem proteção.
De mãe para bebê durante a gravidez, parto ou amamentação.


O diagnóstico de HPV é clínico, podendo ser analisado visualmente pelo médico responsável. Na mulher, são também realizados exames laboratoriais como Papanicolau, colposcopia e, se necessário, biópsia. No homem, são realizados exames urológicos. Outros exames específicos como a colposcopia e a peniscopia são realizados a partir da identificação das lesões previamente mencionadas, e também estão disponíveis na rede pública de saúde.

bernadetealves.com
HPV: imunização contra o vírus, ainda na adolescência, protege contra uma série de doenças sexualmente transmissíveis e evita câncer no colo do útero

Dada a gravidade do problema a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, disponibiliza até o dia 11 de maio, a vacinação contra HPV para mulheres até 45 anos e homens até 26. Essa nova faixa etária é temporária, então é importante se imunizar contra contra este terrível vírus.

A vacinação contra o HPV, rotineiramente, atende meninas de 9 a 14 anos e meninos de 9 a 11 anos, mas a aplicação em adolescentes e adultos também apresenta efetividade. É o que explica a gerente de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis e de Transmissão Hídrica e Alimentar (Gevitha), Renata Brandão. “Pacientes dessa faixa etária já tomavam a vacina contra o HPV, mas só grupos específicos, como aqueles com HIV e em tratamento de câncer”.

bernadetealves.com
GDF disponibiliza vacina contra HPV para mulheres até 45 anos e homens até 26 anos


Poderão se vacinar, até o dia 11 de Maio:

  • Meninas e mulheres de 9 a 45 anos; e
  • Meninos e homens de 9 a 26 anos.

A vacina, aplicada em duas doses, é indicada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). No Distrito Federal, a campanha existe desde 2013 para as meninas e desde 2017 para os meninos.


A imunização contra o vírus, ainda na adolescência, protege contra uma série de doenças sexualmente transmissíveis, quando iniciada a vida sexual, e até mesmo do câncer.

bernadetealves.com
GDF disponibiliza vacina contra HPV para mulheres até 45 anos e homens até 26 anos


Além da observação dos sinais aparentes, como as verrugas, há exames específicos que devem ser feitos de forma regular. Os médicos explicam que nem sempre a pessoa com HPV desenvolve sintomas, mas, ainda assim, pode infectar outros indivíduos pelo contato sexual.


Segundo os indicadores de imunização da Secretaria de Saúde do DF, de 2013 a junho de 2021, apenas 41,2% das meninas receberam duas doses da vacina contra HPV. Já entre os meninos, de 2017 até junho de 2021, somente 24,3% foram imunizados.


Mais informações acesse https://www.saude.df.gov.br/vacinacao-de-rotina/

Fotos: Reprodução