Eclipse Lunar Total de 2022 dá um show pelo mundo

O primeiro e único eclipse total da Lua em 2022, ocorrido entre a noite de 15 e a madrugada desta segunda-feira, dia 16, encantou os apaixonados pelos fenômenos da natureza não só no Brasil como em várias partes do mundo.


O Sol, a Terra e a Lua estiveram alinhados e a Lua passou na sombra da Terra. O evento chegou em sua totalidade (perto da 1h11 da manhã, no horário de Brasília), e a sombra encobriu completamente o disco lunar, e a Lua ficou avermelhada.

O fenômeno também é conhecido como ‘Lua de Sangue’.


Segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana, o nome técnico para isso é Dispersão de Rayleigh. A agência diz ainda que quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá.

“É como se todos os amanheceres e entardeceres do mundo fossem projetados na Lua”, explica a Nasa em seu site.


Renomados fotógrafos fizeram a festa registrando o espetáculo da Lua Cheia em vários estágios até o eclipse total.







Fotos: Alkis Konstantinidis/Reuters, Kirill Kudryavtsev/AFP, Ognen Teofilovski / Reuters, Michael Probst / AP Photo, Rodrigo Abd / AP Photo, Matias Delacroix/AP, Emrah Gurel / AP Photo, Charlie Riedel / AP Photo, David Swanson / Reuters, Peter Komka / MTI / via AP Photo, Ringo H.W. Chiu / AP Photo, Borja Suarez/Reuters, e Jose Cabezas / Reuters