Brasil perde Milton Gonçalves, um gigante da TV e da vida aos 88 anos

bernadetealves.com
Ator e Diretor Milton Gonçalves, um gigante da TV, do teatro e do cinema


O ator Milton Gonçalves morreu nesta segunda-feira, dia 30, aos 88 anos, no Rio de Janeiro, em decorrência de complicações na saúde que enfrentava desde 2020. A informação foi confirmada pela família dele para a TV Globo.


Segundo Alda Gonçalves, filha do ator, ele faleceu em casa, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, RJ, por volta de 12h30, devido aos problemas que vinha enfrentando desde que teve um Acidente Vascular Cerebral. Milton teve o AVC em fevereiro de 2020, enquanto participava de uma feijoada na quadra da escola de samba Salgueiro, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.

bernadetealves.com
Milton Gonçalves com o filho Maurício Gonçalves: unidos pela arte

O renomado artista, com atuações memoráveis, deixa os filhos Maurício, Alda e Catarina, do seu casamento com a saudosa esposa Oda Gonçalves, que o incentivava e zelava pela família. Agora poderão juntar suas iluminadas almas.


Ator intenso, ser humano precioso e defensor dos direitos humanos, deixa legado eterno e muitos exemplos para as novas gerações de artistas. Agradecemos por sua vida luminosa que deixará saudades, mas viverá para sempre em nossos corações.

bernadetealves.com
Brasil perde Milton Gonçalves, um gigante que cativou na TV, no teatro, no cinema e na vida


Artistas lamentam a sua partida. Lázaro Ramos diz que está com o coração apertado. “Obrigado por ser inspiração e pelo seu pioneirismo. Choro com sua partida e agradeço imensamente todos os caminhos que o senhor abriu para nós”, declarou o ator e diretor.


Carreira

bernadetealves.com
Milton Gonçalves e seus personagens que marcaram seu talento, respeito e amor pelas artes


Milton Gonçalves nasceu em 9 de dezembro de 1933, em Monte Santo (MG) e mudou-se ainda criança para São Paulo com a família e teve uma longa trajetória como ator e diretor. Antes de iniciar sua vitoriosa carreira artística, trabalhou como aprendiz de sapateiro, de alfaiate e de gráfico. Ainda na capital paulista, fez teatro infantil e amador. Estreou como profissional 1957 na peça Ratos e Homens, de John Steinbeck.


O ator estreou na TV Globo antes mesmo da inauguração da emissora, em 1965 a convite do ator e diretor Otávio Graça Mello, de quem fora companheiro de set no filme Grande Sertão (1965), dos irmãos Geraldo e Renato Santos Pereira.


“Não tinha inaugurado nada ainda. Os três estúdios, aquele auditório, pareciam para mim os estúdios da Universal. O primeiro salário foi 500 cruzeiros. E eu fiquei feliz”, recordou o ator em um depoimento dado para a TV Globo.

bernadetealves.com
Milton Gonçalves e Ruth de Souza em O Bem-Amado, em 1973

Milton Gonçalves fez mais de 40 novelas, onde interpretou personagens marcantes como o Zelão das Asas, de O Bem-Amado (1973), e o médico Percival, de Pecado Capital (1975). Atuou em programas humorísticos e minisséries de sucesso, como as primeiras versões de Irmãos Coragem (1970), A grande família (1972) e Escrava Isaura (1976).

bernadetealves.com
Ator e Diretor Milton Gonçalves, um gigante da TV, do teatro e do cinema

É lembrado por personagens marcantes da televisão brasileira, como o Professor Leão do infantil “Vila Sésamo” (1972), o Zelão das Asas, de “O Bem-Amado” (1973), e o médico Percival, de “Pecado Capital” (1975).


As séries Carga pesada (1979) e Caso verdade (1982-1986) foram outros trabalhos de destaque do ator.
Como ator, também participou de outras produções, como “Roque Santeiro” (1985), “Tenda dos Milagres” (1985), “As Noivas de Copacabana” (1992), “Agosto” (1993), “Chiquinha Gonzaga” (1999) e muito mais.

bernadetealves.com
Milton Gonçalves em “Irmãos Coragem”, de Janete Clair, em 1970


Como diretor, sua primeira experiência aconteceu na novela “Irmãos Coragem” (1970), de Janete Clair. Ele também dirigiu os primeiros capítulos da novela “Selva de Pedra” (1972) e “Escrava Isaura” (1976), uma das novelas mais vistas no mundo.

bernadetealves.com
Milton Gonçalves em ‘O Tempo Não Para’ , TV Globo 2018


A última participação em novela de Milton Gonçalves foi em “O Tempo Não Para” (2018), interpretando o catador de material reciclável, Eliseu.


Seu último trabalho na TV Globo foi na minissérie “Se eu Fechar os Olhos Agora”, de 2019. Milton Gonçalves interpretou o menino Paulo na fase adulta. Atualmente, ele está no ar com a reprise de “A Favorita” no “Vale a Pena Ver de Novo”.


O artista foi indicado ao prêmio de melhor ator no Emmy Internacional pelo atuação como Pai José na segunda versão da novela Sinhá Moça (2006). Ele foi o primeiro brasileiro a apresentar a premiação. Ao lado da atriz norte-americana Susan Sarandon, ele anunciou o prêmio de Melhor Programa Infanto-juvenil.

bernadetealves.com
Milton Gonçalves, ícone da TV brasileira, defensor ferrenho dos direitos humanos


Militante do movimento negro, Milton Gonçalves chegou a tentar a carreira política e candidatou-se pelo PMDB a governador do estado do Rio de Janeiro, em 1994. Em entrevista de 2019, ele disse sentir falta de representatividade no governo brasileiro e lamentou não ter mais representantes no país em que mais de 50% é de negros e pardos.

bernadetealves.com
Brasil perde Milton Gonçalves, um gigante da TV, aos 88 anos em sua casa no Rio de Janeiro

O renomado ator e diretor Milton Gonçalves, referência na luta pelos Direitos Humanos, e batalhador em importantes causas sociais e políticas, parte deixando um legado de amor às artes e defesa das pessoas para as próximas gerações.

Mais que atuações memoráveis, sua herança é de respeito, gentileza, sensibilidade e alegria.

Fotos: Paulo Belote/Globo e Bruno Santos/ Folhapress