Papa escolhe arcebispo de Brasília como novo cardeal da Igreja Católica

bernadetealves.com
Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, é escolhido pelo Papa Francisco como novo Cardeal da Igreja Católica


Brasília, cidade da esperança e solidariedade, vai estar representada no Vaticano com a escolha do arcebispo Dom Paulo Cezar Costa como novo cardeal da Igreja Católica.


Dom Paulo Cezar Costa, que está na Arquidiocese de Brasília desde dezembro de 2020, foi escolhido neste domingo dia 29 de maio, como um dos novos cardeias. A formalização dos 21 escolhidos será concretizada no Consistório, previsto para 27 de agosto deste ano, no Vaticano.


O anúncio do Papa ocorreu durante o evento Regina Coeli pelo Domingo da Ascensão do Senhor. “Rezemos pelos novos cardeais, para que, confirmando a sua adesão a Cristo, me ajudem no meu ministério de bispo de Roma, para o bem de todo o fiel Povo Santo de Deus”, disse Francisco após o anúncio.

bernadetealves.com
Papa Francisco anuncia dois brasileiros como novos Cardeais da Igreja Católica


Entre os novos cardeais estão os brasileiros Dom Paulo Cezar Costa, da Arquidiocese de Brasília e Dom Leonardo Steiner, da Arquidiocese de Manaus. Dois representantes da Igreja que conhecem bem a realidade brasileira, as angústias e as esperanças do povo.

A ação pastoral deles vai contribuir na superação das desigualdades e na construção do diálogo e da paz entre os povos.


Cardeais, são em geral, os bispos das mais importantes dioceses do mundo, apesar de, na teoria, padres e diáconos também poderem exercer tal função. Eles assessoram diretamente o papa em questões administrativas e econômicas. E, se tiverem menos de 80 anos, ficam responsáveis por eleger um novo Papa.

bernadetealves.com
Dom Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus e Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, escolhidos pelo Papa Francisco como novos Cardeais


Sobre a indicação, Dom Paulo Cezar Costa disse que foi uma “surpresa total”. De acordo com o sacerdote, ele não sabia da mudança. “Eu não fui comunicado antes, e acho que nenhum dos novos cardeais foi comunicado. Mas é a bondade do Papa Francisco o reconhecimento do nosso trabalho, a bondade dele para conosco, para com a igreja do Brasil, e para uma igreja de Brasília”.


De acordo com Dom Paulo Cezar Costa, os cardeais tem a missão de servir ao povo de Deus, ajudando o Papa no governo da igreja. “E é aquilo que o Papa pede de mim, e eu vou buscar fazer com alegria, servir com alegria, olhando para Jesus Cristo, o grande servidor. Buscar servir com alegria ao povo de Deus. Continuar servindo com a alegria a nossa amada arquidiocese e servir o Papa no governo da igreja por aquilo que ele pedir, aquilo que ele solicitar”, disse.

bernadetealves.com
Arcebispo Dom Paulo Cezar Costa em cerimônia na Catedral Metropolitana de Brasília


Segundo o novo cardeal, o Papa Francisco deseja que a Igreja Católica seja no Brasil cada vez mais evangelizadora, missionária e próxima dos “últimos”, dos pobres e dos mais necessitados. Além de lutar contra o avanço da pobreza e da exclusão social, a instituição também deverá centrar esforços nas questão ambientais.


A preocupação com a Amazônia está representada com a nomeação de arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Leonardo Ulrich Steiner, como novo cardeal.


Quem é o novo Cardeal

bernadetealves.com
Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, é escolhido pelo Papa Francisco como novo Cardeal da Igreja Católica


Dom Paulo Cezar Costa nasceu em 20 de julho de 1967, em Valença (RJ). Foi ordenado sacerdote em 5 de dezembro de 1992, na diocese de Valença. Dom Paulo Cezar Costa foi ordenado presbítero aos 25 anos, quando foi vigário paroquial na Paróquia de São Pedro e São Paulo, no município de Paraíba do Sul.


O novo cardeal tem graduação em teologia pelo Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1991), mestrado em teologia pela Pontifícia Universitas Gregoriana (1998) e doutorado em teologia pela Pontifícia Universitas Gregoriana (2001).


Entre 1994 e 1996, foi pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e da Paróquia agregada de São Sebastião dos Ferreiros, em Vassouras (RJ). Em 2002, após retornar dos estudos em Roma, assumiu a Paróquia de Santa Rosa de Lima, no município de Valença, onde ficou até 2007, e depois, assumiu a reitoria do Seminário Diocesano Paulo VI, em Nova Iguaçu (RJ).


Em 2010, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Em junho de 2011, teve seu nome divulgado como membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB. Na realização da Jornada Mundial da Juventude, em 2013, Dom Paulo Cezar Costa atuou como Diretor Administrativo.


Em 2016, foi nomeado 7º bispo da Diocese de São Carlos pelo Papa Francisco. Posteriormente, foi nomeado arcebispo da Arquidiocese de Brasília, em 2020.


O religioso é responsável pelo Setor Universidades da Igreja no Brasil da Comissão Episcopal Pastoral para Educação e Cultura, membro do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).


No Vaticano, Dom Paulo também é membro da Pontifícia Comissão para América Latina e do Pontifício Conselho para Unidade dos Cristãos.

bernadetealves.com
Dom Paulo Cezar Costa , Arquidiocese de Brasília; Dom Leonardo Steiner Arquidiocese de Manaus; Dom Adalberto Martínez, Arquidiocese de Assunção; e Dom Jorge Jiménez, arcebispo emérito de Cartagena


Dom Paulo Cezar mostrou preocupação com o conflito entre Ucrânia e Rússia. “A crise é sempre possibilidade. Se nós somos capazes de olhar a crise e refletir sobre ela, se somos capazes de ter um olhar mais profundo, a crise é sempre possibilidade. Ninguém esperava que no final de uma crise de pandemia se fosse ter uma guerra. A guerra aconteceu. É preciso que esse tempo de crise nos faça olhar para frente com esperança. E é preciso aprendermos desse momento. Aprendermos para construir um mundo melhor”.


Do ponto de vista de Dom Paulo Cezar, a Igreja Católica tem o papel de pacificar. “Como cardeal, eu posso servir, mas que a nossa sociedade possa ser cada vez mais uma sociedade de servidor e servidora, de homens e mulheres que olham para o bem do nosso povo, que estão atentos principalmente aos últimos, aos mais necessitados”.


Sobre as eleições deste ano disse: “Oxalá esta eleição que nós temos pela frente não seja tanto de discussões ideológicas, mas seja de olhar os reais problemas do nosso povo, os reais problemas da sociedade brasileira. E apresentarem propostas concretas”.


Fotos: Arquidiocese de Brasília, de Manaus, de Assunção e Conferência