Sátira ao mundo dos ricos de Ruben Östlund, ganha Palma de Ouro 2022

bernadetealves.com
Suéco Ruben Östlund, ganha Palma de Ouro 2022 das mãos do diretor mexicano Alfonso Cuarón e do presidente do júri de Cannes, o ator francês Vincent Lindon

O Festival de Cannes, maior evento do cinema mundial, premiou no sábado, 28, com a Palma de Ouro o filme ‘Triangle of Sadness’, de Ruben Östlund. A comédia de humor negro fez o diretor sueco vencer 20 outros longas da competição.


Esta é a segunda vez que Ruben Östlund vence o festival de Cannes. Em 2017, ele ganhou com “The Square” e agora com “Triangle of Sadness”. A obra tem produção do brasileiro Rodrigo Teixeira.


Ele usou um cruzeiro como metáfora para os descalabros do mundo contemporâneo, incluindo intolerâncias e rivalidades políticas, elencando Woody Harrelson como capitão de sua “navilouca”.

bernadetealves.com
Palma de Ouro 2022 vai para comédia de humor negro de Ruben Östlund


‘Triangle of Sadness’ é uma sátira ao mundo dos influenciadores e dos super ricos. Parte da ação acontece em um iate de luxo, que é sequestrado por piratas. Alguns dos passageiros ficam presos em uma ilha onde as hierarquias são invertidas. Com esse enredo, o filme aborda o absurdo do capitalismo, relações de poder e desigualdade social. Além da discussão de temas realmente sérios, como machismo, luta de classes, sistemas econômicos, racismo, xenofobia.


Depois de dois anos sem o festival ocorrer em seu formato tradicional, o público estava carente de produções para rir e que acalmem o coração. “Triangle of Sadness” fez com que a plateia o aplaudisse de pé por longos oito minutos ao final da sessão de gala.

bernadetealves.com
‘Triangle of Sadness’, de Ruben Östlund, ganha Palma de Ouro 2022 e comemora com Tarik Saleh


Entre o drama e o humor, o júri presidido pelo ator francês Vincent Lindon ficou com o humor e o olhar contundente de Östulund. Ao rir dos personagens ultra ricos do navio de “Triangle of Sadness”, o público de Cannes, riu de suas misérias humanas.


No palco do Palácio de Festivais, Östlund afirmou que, sua intenção com ‘Triangle of Sadness’ era “fazer algo que interessasse ao público e que o fizesse refletir com provocação”. O cineasta e diretor sueco recebeu a Palma de Ouro das mãos do diretor mexicano Alfonso Cuarón e do presidente do júri de Cannes, o ator francês Vincent Lindon.

bernadetealves.com
Ruben Östlund ganha Palma de Ouro com ‘Triangle of Sadness’

“Triangle of Sadness” ou Triângulo da Tristeza, leva-nos num ‘cruzeiro alcoolizado’ para os super ricos, para onde uma influenciadora e o seu ciumento e bem parecido namorado foram convidados por um patrocinador, para passaram pelo melhor e pelo pior ao longo de umas horas ou dias.

bernadetealves.com
Sueco Ruben Östlund comemora sua Palma de Ouro 2022 com ‘Triangle of Sadness’

Este é um filme crítico e sarcástico que leva o público a pensar na inversão de poderes e do louco mundo dos ricos e influenciadores. Esta sátira social, louca e inebriante é a prova de que a maioria prefere rir e fazer piadas de seus comportamentos, do que agir e mudar para melhor.

Fotos: John Phillips/Getty Images