Infecção por Covid está em alta no DF e especialistas sugerem retorno da máscara

bernadetealves.com
Infecção por Covid-19 está em alta no Distrito Federal e especialistas sugerem retorno da máscara de proteção


Dados da Secretaria de Saúde revelam que a taxa de transmissão do vírus no Distrito Federal está em 1,47. De sábado e essa segunda-feira (6/6), foram registrados 6,6 mil novos casos da doença. Isso comprova o avanço das infecções em toda a capital.


O número indica que cada 100 pessoas infectadas podem transmitir a doença para outras 147, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).


O Plano Piloto segue como a região com maior número de casos por Covid-19 no DF. Até o dia 6/6, 86.970 pessoas testaram positivo e 853 morreram por causa da doença. Em segundo lugar está Ceilândia, com 69.865 contaminações e 1.765 vidas perdidas.

bernadetealves.com
Hospitais de Brasília em atendimento a pacientes com Covid-19

Desde o início da pandemia em 2020, 11.693 pessoas perderam a vida em Brasília. Entre os mortos, 10.678 moravam na capital federal e 1.015 vieram de outras regiões para buscar atendimento, principalmente do Entorno.

Unidades de saúde e pontos de testagem para infecção pelo novo coronavírus têm ficado cada vez mais cheios de pessoas em busca de tratamento e diagnóstico. Longas filas e hospitais lotados é o que se vê na rede pública. As filas também aumentaram nos hospitais da rede particular. Em média, o tempo de espera para o atendimento médico no pronto-socorro é de duas horas.

bernadetealves.com
Testagem do coronavírus

Infectologistas destacam que o aumento de infecções era esperado devido a um conjunto de fatores, como as aglomerações, pessoas sem máscara de proteção e a chegada do frio, quando ocorre uma piora nas doenças infecciosas respiratórias.

As autoridades de saúde dizem que a diminuição das mortes se deve a imunização e recomendam que as pessoas priorizem a vacina contra Covid e também a da influenza que estão disponíveis e voltem a usar a máscara de proteção.

bernadetealves.com
Vacinação contra coronavírus


Atualmente, os hospitais públicos disponibilizam 36 leitos de UTI para o enfrentamento à pandemia, sendo que 16 estão em uso e 20 vagos. Na rede particular o número de leitos é de 138, sendo que 74 estão em atendimento e 42 disponíveis; a taxa de ocupação de leitos adultos está em 64,04%, e os pediátricos em 50%.

bernadetealves.com
Infecção por Covid-19 está em alta no Distrito Federal e em outras regiões do país

A Secretaria de Saúde justifica que o aumento dos casos registrados em todo Brasil e no Distrito Federal tem contribuído para um aumento na demanda dos hospitais da rede. Questionada sobre medidas para conter o avanço das infecções, a pasta informou que “desde o início da pandemia, esses estudos são encaminhados ao Governo do Distrito Federal para que, com base nas evoluções ou regressões da doença, as decisões de intensificação ou relaxamento das medidas de distanciamento social sejam tomadas”.


Considerando o cenário epidemiológico, acredito que o retorno do uso obrigatório de máscara de proteção em lugares fechados e ambientes abertos com grande fluxo de pessoas, vai ajudar a conter o avanço da transmissão do coronavírus. A máscara é um item importante para evitar a disseminação do vírus.

O coronavírus continua circulando e fazendo vítimas. Além dele outros vírus respiratórios voltaram a circular fortemente em toda Brasília.


Fotos: Reprodução