OAB/DF realiza debate sobre como empreender com êxito na advocacia

Empreendedorismo e Inovação são os principais pilares que sustentam o crescimento de qualquer atividade. E na área jurídica não é diferente. Vivemos em meio a mudanças rápidas e constantes o que nos obriga a estarmos sempre nos atualizando.

Em função disso a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Distrito Federal, por meio da Comissão de Empreendedorismo Jurídico, presidida pelo advogado Gilbert Di Angellis, realizou importante debate sobre Empreendedorismo Jurídico na prática, na noite do dia 22, na sua sede. O evento contou com a parceria da Comissão de Falência e Recuperação Judicial.

A mesa dos trabalhos foi composta pelos advogados Gilbert Di Angellis, Isadora França, Cleíse Nascimento Martins Costa, Carlos Eduardo de Souza Felix, e pelos convidados Eduardo Löwenhaupt da Cunha e Antonio Rildo Pereira Siriano.

O advogado Gilbert Di Angellis falou que ser um empreendedor jurídico vai muito além de simplesmente abrir um escritório. “Significa ser inovador em ideias, pensamentos e atos, fazer a diferença, ter a coragem de apostar na área do direito que mais se identifique e ser verdadeiro consigo e com os clientes”.

O presidente da CEJUR disse que abrir um escritório de advocacia não é tarefa fácil, principalmente no começo da empreitada. “Diante de tantos desafios, muitos abandonam o sonho de serem seus próprios chefes”.

Para ajudar os novos advogados a superar os desafios do empreender jurídico, o advogado Gilbert Di Angellis falou que o melhor antídoto para a falta de experiência e coragem, é ouvir os conselhos de quem ultrapassou os obstáculos com êxito, como o Dr. Eduardo Löwenhaupt da Cunha.

A vice-presidente da CEJUR, Isadora França, fez a apresentação do palestrante Eduardo Löwenhaupt da Cunha. Advogado com mais de 35 anos de experiência, Desembargador do TRE-DF,no período de 2014/2016, de reconhecida atuação nas instâncias recursais, e professor de oratória e colunista do portal Migalhas, dentre outras atuações.

Dr. Eduardo Löwenhaupt disse que muito se tem ouvido falar em Empreendedorismo, mas que para ter sucesso é essencial investir tempo, conhecimento, recursos e sobretudo paciência até se obter o retorno esperado.

Ele citou que a falta de experiência ou de conhecimento, são desafios na hora de começar a empreender. Dr. Eduardo mostrou qual foi a solução encontrada para superar a adversidade e continuar na caminhada. Compartilhou suas experiências e mostrou como transpor os obstáculos.

“As maiores dificuldades para empreender surgem da falta de experiência ou de conhecimento especifico sobre a vastidão das áreas do direito e no próprio ramo de atuação”, pontuou.
“Estudar e ler muito para aprender sobre o assunto e trocar ideias com colegas que já passaram por situações similares e que possam transmitir seus conhecimentos e experiências, além de acompanhar alguma etapa do trabalho”, foram outras dicas do especialista em sustentação oral.
O advogado também sugeriu se aliar a profissionais de qualidade e que estejam dispostos a crescer juntos, dando o direcionamento e aperfeiçoando necessário para deixar de planejar e partir para a ação.

A Conselheira da OAB/DF, Cleíse Nascimento Martins Costa presidente da Comissão de Falência e Recuperação Judicial da OAB/DF e professora do UniCeub, agradeceu as dicas do palestrante e pediu que o advogado Carlos Eduardo de Souza Felix,vice-presidente da Comissão de Falência e Recuperação Judicial, apresentasse o próximo palestrante.

Antonio Rildo Pereira Siriano é advogado militante na área de Falência e Recuperação de Empresas, com larga experiência na advocacia. Ele foi conciliador do TJDFT e atua também como administrador judicial perante a Vara de Falências, Recuperações Judiciais, Insolvência Civil e Litígios Empresariais do TJDFT.

O advogado Antônio Siriano compartilhou sua experiência em ajudar os empresários na recuperação de suas empresas e deu dicas de como advogar nesta área do direito.



Mais uma vez o evento da Comissão de Empreendedorismo Jurídico mostrou seu perfil solidário. Na ocasião, foram arrecadados itens esportivos, jogos educativos e brinquedos para doação à Escola Parque da SQS 313/314.

Parabéns a todas as advogadas e advogados por doarem seus tempos e dividirem conhecimentos.

Fotos: Ricardo Vieira