Brasília está com alerta dos perigos da baixa umidade do ar

bernadetealves.com
Brasília está com alerta dos perigos da baixa umidade do ar para a saúde


A temperatura em Brasília, durante o inverno, é atípica: quente e seca de dia e fria a noite. Segundo os climatologistas isso ocorre porque a capital do país está localizada no topo do Planalto Central, a 1,3 mil quilômetros de distância do litoral e localizada a 1,1 mil metros acima do nível do mar. A combinação desses fatores com a topografia da região faz com que as massas de ar não encontrem barreira que retenha a água.


“Brasília está localizada no interior da América do Sul e, portanto, a umidade marítima que chega com maior força em outras partes do país, chega aqui de forma muito fraca”, diz o climatologista Rafael Rodrigues da Franca.


Brasília amanhece com temperaturas relativamente baixas, oscilando em torno de 8°C e 11°C. Durante a tarde, a máxima prevista para o Distrito Federal fica em torno de 26°C. Em função disso o Inmet alerta sobre os perigos da baixa umidade para a saúde de crianças e idosos.


A meteorologista Naiane Araújo diz que faz alguns dias que Brasília registra umidade do ar abaixo de 30%. Ela lembra que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda para o conforto humano em torno de 60%. “O que temos é algo bem baixo. Essa questão da umidade para a saúde é complicada e todo cuidado é pouco”.

bernadetealves.com
Ipês roxos amenizam os efeitos da baixa umidade do ar em Brasília


O lado bom deste período seco e quente é contemplar a beleza das floradas dos ipês roxos, primeiros a florescer nesta época do ano. Em contraste com o azul belíssimo do céu é um acalento para a alma.


Como amenizar os problemas de saúde com a seca

  • Evitar a prática de atividades ao ar livre no período de 10h às 17h
  • Aumentar consumo de água
  • Evitar banhos prolongados com água quente e muito sabonete
  • Evitar o uso excessivo de ar-condicionado porque ele deixa o ar ainda mais seco
  • Usar protetor solar


Mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fotos: Minervino Júnior e Bernadete Alves