Ana Marcela Cunha é pentacampeã mundial dos 25 km na maratona aquática

bernadetealves.com
Ana Marcela Cunha é Ouro no Mundial de natação de Budapeste nos 25 km

A brasileira Ana Marcela Cunha conquistou nesta quinta-feira, 30 de junho, a medalha de ouro na prova de 25 km em águas abertas no Mundial de natação de Budapeste e se torna pentacampeã mundial dos 25 km na maratona aquática.


Na prova disputada no Lago Lupa, nos arredores da capital de Hungria, a atleta de 30 anos venceu a prova com o tempo de 5 horas, 24 minutos e 15 segundos. A alemã Lea Boy (5h24:15.20) ficou com a prata e a holandesa Sharon Van Rouwendaal (5h24:15.30) com o bronze.


“É uma emoção muito grande. Foram dias muito difíceis para poder chegar aqui. Não sabia realmente se poderia estar neste Mundial. Gostaria de agradecer a todos que participaram da minha recuperação para que eu pudesse chegar aqui, poder representar bem o Brasil e conquistar estas três medalhas”, festejou Ana Marcela, ao site da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

É o 2º ouro da baiana no Mundial de Budapeste e a terceira vez que sobe ao pódio.


A campeã olímpica, mundial e eleita sete vezes a melhor nadadora do planeta, também foi campeã mundial da prova de 5 km na segunda-feira, tornando-se bicampeã mundial dos 5km.

“Por incrível que pareça, o lado mental é muito importante, estava muito forte de cabeça. A prova de hoje é rápida em relação ao que eu estou acostumada. Eu acho que a experiência traz um sangue frio de fazer uma prova tranquila, eu assumi a frente e consegui levar até o final. Não era exatamente o que meu técnico pediu, mas tive que tomar decisões durante a prova.Sai com essa medalha, foi bastante cabeça e frieza” ,disse a campeã dos 5 km.

bernadetealves.com
Ana Marcela Cunha ganha ouro em Budapeste e é bicampeã mundial dos 5 km


Ana Marcela Cunha é a maior atleta da história do Brasil e orgulho para gerações de atletas.


Ana Marcela tem sete títulos mundiais, com cinco medalhas de ouro na prova dos 25 km em Xangai-2011, Kazan-2015, Budapeste-2017, Gwangju-2019 e novamente em Budapeste, além dos 5 km no Mundial disputado na Coreia do Sul há três anos e em Budapeste-2022.


Ana Marcela Jesus Soares da Cunha
, a baiana de 30 anos, que está na seleção brasileira desde 2006, quando tinha 14. Aos 16 anos ficou em quinto lugar nas Olimpíadas de Pequim em 2008, muito perto da medalha. Mas que só voltou a brigar diretamente pelo pódio olímpico 13 anos depois, em Tóquio, quando conquistou o título.

Fotos: Maddie Meyer /Getty Images Dean Mouhtaropoulos /Getty Images