Dia de São Pedro e São Paulo: Apóstolos de Cristo e propagadores do cristianismo

bernadetealves.com
Dia de São Pedro e São Paulo: “os cabeças dos apóstolos” e principais líderes da Igreja Católica


Celebramos neste 29 de junho, o Dia de São Pedro e de São Paulo, principais líderes no surgimento da Igreja Cristã. O dia de São Pedro e São Paulo tem como objetivo manter viva na memória dos cristãos as origens da Igreja, a importância dos dois Santos e, por isso, são celebrados no mesmo dia, pois estavam unidos no mesmo propósito.


Esta data ainda é considerada o Dia do Papa, pois São Pedro, foi o primeiro Papa da Igreja Católica e o que permaneceu por mais tempo: 37 anos.


Antes de se chamar Pedro, seu nome era “Simão”. Era natural de Betsaida e irmão do Apóstolo André. Depois de um chamado de Cristo, ele se tornou líder e um dos 12 apóstolos de Jesus Cristo.Ele seguiu o Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro.

bernadetealves.com
São Pedro: príncipe dos apóstolos e primeiro e mais longevo Papa da Igreja Católica


Ele é considerado o Padroeiro dos pescadores, pois essa era sua profissão antes de se tornar discípulo. Ele pescava no Mar da Galileia. São Pedro também é conhecido como o “Santo da chuva”. Essa fama se deve ao grande conhecimento popular que ele tinha e por ele ter recebido o poder do Espírito Santo e “a chave dos céus”.


Por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários recebeu o título de príncipe dos Apóstolos. Ele é considerado o primeiro Papa da história, tendo permanecido neste cargo por 37 anos.


Falou, muitas vezes, em nome dos Apóstolos e não hesitou em pedir a Jesus explicações e esclarecimentos sobre sua pregação.


Foi o primeiro a responder ao Mestre: “Senhor, para quem iremos? Somente tu tens palavras de vida eterna; nós acreditamos e sabemos que és o Santo de Deus” (Jo 6,67-68), diante da pergunta que Cristo fez aos discípulos: “Também vocês querem ir embora?”.


Pedro era um pescador no Mar da Galileia e largou sua vida para seguir Jesus, sendo apontado como seu sucessor entre os doze apóstolos e teve a missão de construir uma igreja que continuasse a obra do Messias.

bernadetealves.com
São Pedro: fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho


Para os católicos, São Pedro recebeu a missão de ser líder da Igreja de Cristo, assim como diz as escrituras “Tu és pedra, e sobre essa pedra edificarei a minha igreja” (Mateus 16:18).


São Pedro é o apóstolo que Jesus Cristo escolheu e investiu da dignidade de ser o primeiro Papa da Igreja. “E eu te digo: Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus”.


São Pedro é o pastor do rebanho santo, é na sua pessoa e nos seus sucessores que temos o sinal visível da unidade e da comunhão na fé e na caridade. Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.


Oração de São Pedro


“Glorioso apóstolo São Pedro, com suas sete chaves de ferro, abra as portas dos meus caminhos, que se fecharam diante de mim, atrás de mim, à minha direita e à minha esquerda. Abra para mim os caminhos da felicidade, os caminhos financeiros, os caminhos profissionais, com as suas sete chaves de ferro e me dê a graça de poder viver sem os obstáculos.


Glorioso São Pedro, tu que sabes de todos os segredos do céu e da terra, ouve a minha oração e atende a prece que vos dirijo. Que assim seja. Amém.”

São Paulo – o primeiro doutor da Igreja Católica

bernadetealves.com
Dia de São Paulo: o ‘Apóstolo dos Gentios’ e autor de obras compõem parte significativa do Novo Testamento


Judeu, antes da sua conversão, Paulo nasceu em Tarso, na Cilícia, atual Turquia, por volta do ano 10 e seu nome era Saulo. Desde cedo foi extremamente estudioso, trabalhando também como tecelão.


Recebeu educação esmerada “aos pés de Gamaliel”, um dos grandes mestres da Lei na época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.


De perseguidor cristão à conversão


Converteu-se à fé cristã, enquanto perseguia os cristãos e os discípulos de Cristo, no caminho de Damasco,conforme os registros de Atos 9:3-5: “Durante a viagem, estando já em Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’. Saulo então diz: ‘Quem és, Senhor?’. Respondeu Ele: ‘Eu sou Jesus, a quem tu persegues.”


Recebeu o batismo do Espírito Santo, mudou o nome para Paulo e preparou-se para o ministério. Desde então, converteu-se e começou a pregar o Cristianismo, viajando pelo mundo, pregando o evangelho de Jesus Cristo e o mistério de sua paixão, morte e ressurreição.

bernadetealves.com
São Paulo Apóstolo: influente escritor, teólogo e pregador do cristianismo


Paulo tornou-se um dos grandes evangelizadores da igreja primitiva, e um dos responsáveis pela sua expansão. Foi um dos mais influentes escritores, teólogos e pregadores do cristianismo cujas obras compõem parte significativa do Novo Testamento. Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o “Apóstolo dos Gentios”.


Para modificar seus pensamentos e filosofia de vida, faz um retiro para o deserto da Arábia. Anos após anos dedicou-se a realizar diversas expedições missionárias pregando o Evangelho de Cristo.


São Pedro e São Paulo morreram martirizados. São Pedro foi crucificado, mas pediu para que a cruz ficasse de cabeça para baixo, pois não se sentia digno de ter a mesma morte que seu mestre.


São Paulo, aos 67 anos, foi preso e levado para os arredores de Roma, onde morreu decapitado, devido as perseguições que se iniciaram aos cristãos naquela época.

Oração ao Santo Apóstolo Paulo


“Deus Eterno e Todo-Poderoso, pela intercessão de São Paulo Apóstolo, possamos obter de Vós as bênçãos e as graças que mais necessitamos para nossa vida e seremos colaboradores na evangelização dos povos. Convertei nossos corações à semelhança de São Paulo Apóstolo, para que, fortalecidos, possamos anunciar Jesus Cristo Vivo e Ressuscitado. Guardai a nossa fé e acolhei os nossos propósitos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém!”.


Iluminação dos povos


“Ó glorioso e grande apóstolo São Paulo, mestre dos gentios, corajoso seguidor de Cristo, destemido evangelizador, fundador de comunidades, dai-nos este espírito de apóstolo de vosso mestre Jesus, a fim de que possamos dizer a todos: ‘já não sou eu quem vivo, mas é o Cristo que vive em mim’. Iluminai a todos os povos, com a luz do Evangelho, que com tanto amor testemunhastes, procurando estabelecer no mundo o reino da justiça e do amor do vosso mestre. Suscitai muitas vocações missionárias, que a vosso exemplo, levam Cristo a todos os povos. São Paulo Apóstolo, rogai por nós. Amém!”

Fotos: Reprodução