Pizza: símbolo da gastronomia italiana que conquistou os brasileiros

A pizza é uma comida fácil de fazer e permite muitas adaptações. É uma delícia que agrega.
Este símbolo da gastronomia da Itália desembarcou em solo brasileiro graças aos imigrantes italianos que chegaram na capital paulista, no início do século 20, e em pouco tempo caiu no gosto popular.
A redonda do sul da Itália agradou paladares e ganhou até uma data para chamar de sua, Dia da Pizza, comemorado em 10 de julho.

A iniciativa foi instituída em 1985 após um concurso do estado de São Paulo idealizado pelo então secretário do turismo Caio Luiz de Carvalho, que, à época, elegeu as 10 melhores receitas paulistas. A partir daí vários estados brasileiros e o Distrito Federal adotam a ocasião informalmente e realizam ofertas e combos para aquecer o comércio.
Segundo a Associação de Pizzarias Unidas do Brasil (APUBRA), o Brasil conta com cerca de 112 mil pizzarias ativas – número que considera apenas as empresas evidenciadas pelo código de atividade (CNAE) e estão cadastradas na Receita Federal. Só em São Paulo são mais de 26.160 pizzarias.
A origem da saborosa redonda

O Egito antigo foi o primeiro a fabricar pães, assim como começaram a trabalhar com a fermentação e a fabricação de fornos. Na Itália este pão foi confeccionado no formato de discos e ganhou o molho de tomate.
Na zona portuária de Nápoles era uma comida da classe operária, dos mais pobres. Além do molho de tomate, eles colocavam ingredientes que tinham disponíveis como queijos, e peixes secos. Assim, eram comercializadas em estabelecimentos simples, em bancadas e até por meio de vendedores ambulantes.
Em São Paulo a pizza começou a ser vendida por ambulantes e comercializada na porta das fábricas desde manhã cedo. Era barata e fácil de comer. A primeira pizzaria que se tem notícia pertencia a um imigrante chamado Carmino Corvino. Ele vendia essas pizzas como ambulante na rua e foi em 1910 que inaugurou um estabelecimento.
Pizzas “abrasileiradas”

A pizza napolitana, originalmente, é fofa e alta e era confeccionada com farinha de trigo de alta qualidade. Como isso era impossível no Brasil no começo do século 20 ela passou a ser abrasileirada.
Durante a guerra mundial, quando houve a falta de farinha, chegou-se até a moer macarrão que vinha pronto da Itália para que ele se transformasse novamente numa farinha e aí fazer a pizza. Assim surgiu a de massa fina e a cultura do não desperdício.

A pizza napolitana era individual. No Brasil passou a ser compartilhada e vendida em fatias. Outra característica da pizza paulistana é o excesso de cobertura e de queijo. Além de ser um dos pratos favoritos, ela também possui muitas versões, praticamente uma para cada lugar do mundo.
Margherita

Pizza tradicional, assada no forno à lenha e muito saborosa. Sua característica é a massa fina e macia que combina com a cobertura de tomates frescos, mussarela de búfala, manjericão, queijo parmesão ralado e muito azeite. Ela é a base de todas as outras pizzas gourmet da culinária italiana.
Pizza frita
Surgiu no final da Segunda Guerra Mundial, quando Nápoles enfrentava uma escassez até dos ingredientes crus mais básicos, como tomate e mussarela. Como era frita em óleo ao invés de assada em forno à lenha, era vendida nas ruas, permitindo que as famílias tivessem uma renda extra, e que os clientes fizessem uma refeição farta e de baixo custo. A cavidade criada dentro dela durante o processo de fritura, era recheada com salame napolitano, queijo ricota e pimenta, e também com chocolate e açúcar de confeiteiro.
Calabresa

A pizza mais pedida no mundo inteiro não tem segredo algum em seu preparo. Recheio com molho de tomate, mussarela, calabresa, cebola e parmesão.
Quatro queijos com tomate

As opções de queijos que você tem para combinar e montar esse recheio de pizza são várias e deixam o sabor maravilhoso. Os mais usados são queijo mussarela, gorgonzola, requeijão e parmesão.
Portuguesa

Um dos recheios de pizza que apresenta uma grande variedade de ingredientes e que juntos oferece uma experiência de sabor maravilhosa. Seus ingredientes são: calabresa, tomates, mussarela, cebolas e azeitonas pretas e ovos cozidos.
Frango com catupiry
Essa combinação além de deixar o recheio bem mais cremoso e suculento, fica saboroso.
Pizza de Abobrinha

Uma refeição mais leve e nutritiva. A abobrinha é rica em vitaminas e sais minerais, e é uma alternativa pouco calórica para compor o recheio ou massa da pizza. Essa combinação garante maior valor nutricional a este prato tão querido mundo afora.
Sem levar molho de tomate como cobertura, conta somente com as abobrinhas cortadas em fatias finas, ricota esfarelada e temperos como pimenta do reino moída, alecrim e sal. Para finalizar, basta regar com azeite de oliva e levar ao forno por cerca de 15 minutos.
Rúcula com tomate seco
Uma opção de sabor bem leve e suculenta para quem ama um gosto mais forte da rúcula. A combinação da rúcula com o tomate seco é irresistível.
Lombo Canadense
Quem gosta de carne de porco é uma boa opção. Ela é recheada com molho de tomate, mussarela, azeitonas verdes e orégano. Fica muito saborosa.
O sabor que está em primeiro lugar nas preferências brasileiras continua sendo a pizza Calabresa. Depois vem a Portuguesa, a de Frango com Catupiry, Pizza Mussarela, de Atum, Filé com Quatro Queijos, e tantas outras delícias.
Pizzas Doces

Chocolate com morango
O modo de preparo dessa cobertura é bem fácil pois tem como ingrediente a doce tentação do chocolate. É caprichar na quantidade de chocolate meio amargo e fatias de morango. Para ficar ainda mais gostoso e lindo é só adicionar granulados para incrementar ainda mais esta delícia.
Romeu e Julieta
Massa, queijo mussarela e goiabada derretida combinam perfeitamente e é uma das opções doces mais escolhidas.
Brigadeiro
Um bom chocolate derretido em cima da massa e uma quantidade considerável de granulado de diversos tipos.Essa pizza tem sabor irresistível.
Cartola
Recheio que agrada paladares é a mistura de banana, canela, açúcar e mel de engenho. Simples de fazer e muito apetitoso.
Disk Pizza

O surgimento do delivery da pizza por aqui coincidiu com a vinda do videocassete. Foi nesta época, na década de 1980, que as pessoas começaram a ter esse lazer mais doméstico, quando começaram a chamar amigos para ver filmes em casa. Foi aí que o delivery de pizzas começou a se popularizar.
Fotos: Nono Luduvico, Unsplash/Divulgação