Wanderley Vallim, ex-governador do DF, morre aos 85 anos


É com pesar que registro o falecimento do empresário e político, Wanderley Vallim, ex-governador do Distrito Federal, aos 86 anos, ocorrido neste sábado, 9 de julho,em decorência de complicações de dois AVCs. A informação foi dada pela família.
Wanderley Vallim da Silva deixa a esposa, Regina Célia Raya de Aguiar Vallim, e as filhas, Luciene e Eliane. O velório está marcado para domingo dia 10 às 9h, na Capela 7 do Campo da Esperança da Asa Sul e o enterro às 11h30.

O governador Ibaneis Rocha, decretou luto oficial de três dias. A medida foi publicada neste sábado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal.
“O Distrito Federal perde um grande líder com a morte do ex-governador Wanderley Vallim. Importante na consolidação política do DF, teve atuação destacada, com grande trabalho em prol da consolidação de Brasília como capital federal. Nesta hora de sofrimento, rogo a Deus que console a todos os amigos e familiares. Estou decretando luto oficial de três dias em sua homenagem”.

Wanderley Vallim nasceu em 12 de agosto de 1936, na cidade de Ituverava, no estado de São Paulo, e cresceu na cidade de Pedregulho, também em São Paulo, até fixar residência em Goiânia, aos 11 anos, após o pai dele ser convidado pelo engenheiro Bernardo Sayão para montar uma serraria. Foi em Goiânia que Vallim estudou até o ensino médio. Depois, estudou engenharia civil em Uberaba (MG) e se mudou para o Rio de Janeiro (RJ), para cursar engenharia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1959.
O engenheiro chegou a Brasília em 1967, onde ocupou cargos no Sindicato da Indústria da Construção Civil da capital e permaneceu trabalhando até 1989, quando ocupou a presidência da entidade.
O engenheiro Wanderley Vallim e sua equipe construíram a Ponte das Garças, no Lago Sul, em 180 dias. Foi a ponte construída em menos tempo em Brasília.

Vallim foi secretário de Viação e Obras em 1988 e em 1989, assumiu a vice-governadoria do DF. Quando Joaquim Roriz deixou o governo para tentar a reeleição, Vallim governou Brasília entre março de 1990 a janeiro de 1991.
Em 1993, se filiou ao Partido Progressista Reformador (PPR) e declarou que disputaria as eleições de governador no ano de 1994. Porém acabou se juntando à chapa de Maria Lourdes Abadia, perdendo o pleito daquele ano para Cristovam Buarque.

Em 1998, Vallim tentou se eleger para o cargo de deputado distrital, mas também não conseguiu os votos necessários. Posteriormente, abriu mão das tentativas de cargos eleitorais e trabalhou na criação de órgãos importantes do DF, tendo sido membro-nato e presidente do Conselho Rodoviário do Distrito Federal e ainda membro-nato do Conselho de Arquitetura, Urbanismo e Meio Ambiente do Distrito Federal, além de presidente-interino da Terracap.

Governador de Brasília entre março de 1990 a janeiro de 1991.Ele também foi presidente da Novacap e ministro da Agricultura no governo Fernando Collor de Mello.
Wanderley Vallim é uma figura pública proeminente. Contribuiu com o progresso do Distrito Federal e deixa uma linda história como engenheiro e político na Capital dos brasileiros.
Minha solidariedade a querida Regina e filhas Eliane e Luciene. Que Deus conforte o coração de todos.
Fotos: Clube da Engenharia e Reprodução