Wanderley Vallim, ex-governador do DF, morre aos 85 anos


É com pesar que registro o falecimento do empresário e político, Wanderley Vallim, ex-governador do Distrito Federal, aos 86 anos, ocorrido neste sábado, 9 de julho,em decorência de complicações de dois AVCs. A informação foi dada pela família.


Wanderley Vallim da Silva deixa a esposa, Regina Célia Raya de Aguiar Vallim, e as filhas, Luciene e Eliane. O velório está marcado para domingo dia 10 às 9h, na Capela 7 do Campo da Esperança da Asa Sul e o enterro às 11h30.

bernadetealves.com
Engenheiro Wanderley Vallim, ex-governador do DF


O governador Ibaneis Rocha, decretou luto oficial de três dias. A medida foi publicada neste sábado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal.


“O Distrito Federal perde um grande líder com a morte do ex-governador Wanderley Vallim. Importante na consolidação política do DF, teve atuação destacada, com grande trabalho em prol da consolidação de Brasília como capital federal. Nesta hora de sofrimento, rogo a Deus que console a todos os amigos e familiares. Estou decretando luto oficial de três dias em sua homenagem”.

bernadetealves.com
Governador Wanderley Vallim, do DF, durante evento no TRF1 em agosto de 1990


Wanderley Vallim nasceu em 12 de agosto de 1936, na cidade de Ituverava, no estado de São Paulo, e cresceu na cidade de Pedregulho, também em São Paulo, até fixar residência em Goiânia, aos 11 anos, após o pai dele ser convidado pelo engenheiro Bernardo Sayão para montar uma serraria. Foi em Goiânia que Vallim estudou até o ensino médio. Depois, estudou engenharia civil em Uberaba (MG) e se mudou para o Rio de Janeiro (RJ), para cursar engenharia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1959.

O engenheiro chegou a Brasília em 1967, onde ocupou cargos no Sindicato da Indústria da Construção Civil da capital e permaneceu trabalhando até 1989, quando ocupou a presidência da entidade.


O engenheiro Wanderley Vallim e sua equipe construíram a Ponte das Garças, no Lago Sul, em 180 dias. Foi a ponte construída em menos tempo em Brasília.

bernadetealves.com
Joaquim Roriz e Wanderley Vallim, ex-governadores do Distrito Federal


Vallim foi secretário de Viação e Obras em 1988 e em 1989, assumiu a vice-governadoria do DF. Quando Joaquim Roriz deixou o governo para tentar a reeleição, Vallim governou Brasília entre março de 1990 a janeiro de 1991.


Em 1993, se filiou ao Partido Progressista Reformador (PPR) e declarou que disputaria as eleições de governador no ano de 1994. Porém acabou se juntando à chapa de Maria Lourdes Abadia, perdendo o pleito daquele ano para Cristovam Buarque.

bernadetealves.com
José Carlos Gentili, Maria de Lourdes Abadia, Victor Piscinas e Wanderley Vallim, ex-governador do DF


Em 1998, Vallim tentou se eleger para o cargo de deputado distrital, mas também não conseguiu os votos necessários. Posteriormente, abriu mão das tentativas de cargos eleitorais e trabalhou na criação de órgãos importantes do DF, tendo sido membro-nato e presidente do Conselho Rodoviário do Distrito Federal e ainda membro-nato do Conselho de Arquitetura, Urbanismo e Meio Ambiente do Distrito Federal, além de presidente-interino da Terracap.

bernadetealves.com
Juiz Nelson Gomes, juiz Adhemar Maciel do TRF1 com o governador Wanderley Vallim em agosto de 1990


Governador de Brasília entre março de 1990 a janeiro de 1991.Ele também foi presidente da Novacap e ministro da Agricultura no governo Fernando Collor de Mello.


Wanderley Vallim é uma figura pública proeminente. Contribuiu com o progresso do Distrito Federal e deixa uma linda história como engenheiro e político na Capital dos brasileiros.


Minha solidariedade a querida Regina e filhas Eliane e Luciene. Que Deus conforte o coração de todos.

Fotos: Clube da Engenharia e Reprodução