Amigo: aquele que segura a mão quando falta chão

Celebramos neste 20 de julho o Dia do Amigo, data comemorada em quase todos os países do mundo e que nasceu em nosso continente. Um dia para celebrar um irmão que a vida nos dá.
Dizem por aí que a vida se torna mais leve quando temos alguém para contar. E isso é um fato. Poucas coisas na vida são tão recompensadoras quanto uma amizade verdadeira. Aquela que a gente não procura, pois o coração é quem encontra.

A gente nunca sabe onde ou quando vai encontrar este tesouro que nos dá a mão quando falta o chão. Tem gente que carrega a amizade da época da escola para a vida. Outros se conhecem já adultos, enquanto algumas amizades surgem em lugares inesperados.
Como é bom ter por perto pessoas com quem podemos contar, faça chuva, faça sol. Quem nos apoiam sem exigências, sem rótulos, sem perfeccionismo, sem cobrança e sem montagem de cena. Amigo que é amigo sabe que até no silêncio há sintonia.
Viva a amizade e a lealdade, princípios essências em qualquer relacionamento.


A amizade é tão importante que pode ser comparada a uma flor. As flores têm a capacidade de transmitir cuidado, aconchego, beleza e companhia. Cada espécie abraça a pluralidade de pessoas que temos ao nosso redor. Elas representam diferentes aspectos de relacionamento.
Segundo estudiosos a cor mais associada a amizade é o amarelo, e ele transmite luz, energia e calor. É símbolo de criatividade e juventude, além de irradiar alegria e otimismo.

Em se tratando de flor amarela, impossível não lembrar dos girassóis, que representam lealdade e felicidade e, por conta de sua cor vibrante, simboliza calor, vitalidade e energia positiva. Visualmente impactante, eles também promovem alegria e estimulam a criatividade. Além disso, a relação da maioria das pessoas com esta espécie é positiva.


O girassol se volta para onde o sol estiver, mesmo que este esteja escondido atrás de uma nuvem. Ele está sempre em busca da luz, da vitalidade, da força, da beleza. Saber captar o lado luminoso da vida significa aprendermos a valorizar tudo de bom que já recebemos e também a sermos gratos por isso.
Presentear alguém com o girassol significa agradecer pela amizade e desejar alegria e sucesso.


As rosas são, inegavelmente, as flores mais populares. E, ainda que elas estejam quase sempre associadas ao amor romântico, é bom lembrar que elas existem em várias cores. No amarelo, por exemplo, elas simbolizam a amizade.
Para aquela amiga recente a dica é oferecer Crisântemos. A espécie simboliza alegria, otimismo e espírito festivo. As Gérberas são recomendáveis para as amizades mais maduras. É uma opção cheia de afeto e orgulho. E quando falamos na pureza da amizade, é porque as gérberas são do clássico estilo margarida. Ou seja, aquela florzinha do bem-me-quer, cuja brincadeira com a retirada das pétalas se conecta com os nossos anseios em relação à outra pessoa.


Outra flor que representa amizade, é a Alstroeméria, conhecida como Lírio Peruano. Esta flor possui 6 pétalas e cada uma delas tem um significado atribuído. Paciência, Empatia, Respeito, Humor, Compreensão e Lealdade. Por conta disso, esta espécie é uma forma de deixar os laços do relacionamento ainda mais fortes.
Origem da celebração do Dia do Amigo

Em 20 de julho de 1969, o homem chegava pela primeira vez à Lua. Neste mesmo dia, o professor de psicologia, filósofo e músico argentino, Enrique Ernesto Febbraro, foi inspirado por esse acontecimento e resolveu criar uma data comemorativa sobre o “Dia do Amigo”.
Febbraro interpretou que a chegada do homem à Lua era a representação a união entre todos os seres humanos. Para o argentino, o primeiro passo do homem na Lua era um selo de amizade entre a humanidade e o universo.

“Experimentei o desembarque do módulo lunar como um gesto de amizade da humanidade com o universo e, ao mesmo tempo, disse a mim mesmo que um povo de amigos seria uma nação imbatível… 20 de julho é o dia escolhido!”, mensagem de Febbraro sobre o “Dia do Amigo.”
O filósofo enviou mais de mil cartas a vários destinatários espalhados por inúmeros países, para que também instituíssem o dia da amizade pelo mundo. Com a aceitação, quase imediata, na Argentina, o “Dia do Amigo” se tornou uma data especial para los hermanos. Em 20 de julho, os argentinos trocam presentes, os restaurantes ficam lotados, e as celebrações acontecem por toda a noite.

No Brasil começou na década de 1990 e foi ganhando força. No Rio de Janeiro, existe um decreto que estabelece 20 de julho como a data em que se celebra o “Dia do Amigo”.
Aquele ‘amigo de fé, irmão camarada’, consagrado por Roberto Carlos em uma de suas canções mais conhecidas, é um ser humano precioso. É aquele que que fala de nós para Deus todos os dias nas suas orações e que torce pela nossa felicidade. É leal, protege e faz o possível para ajudar sempre.
Bons amigos são como estrelas: nem sempre podemos ver, mas temos certeza que estão sempre lá.
Neste dia com tanto simbolismo precisamos ficar atentos porque pesquisa aponta que número de adolescentes que dizem não ter amigos está crescendo de forma assustadora. Esse isolamento é perigoso.
Fotos: GettyImages, Depositphotos e Reprodução