Dia Nacional do Futebol: o esporte mais amado do Brasil


Celebra-se neste 19 de julho o Dia Nacional do Futebol, esporte que une gerações. A data foi criada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976 para homenagear o primeiro time registrado como clube de futebol no Brasil, o Sport Clube Rio Grande, da cidade de Rio Grande/RS, fundado em 19 de julho de 1900.


Desde então, a paixão pelo futebol se expandiu e hoje, ele é um dos esportes mais populares da face da Terra. No começo os participantes das “peladas” faziam a famosa “vaquinha” para comprar bola e mais tarde as camisas e assim por diante. Acontecia na rua, nos gramados, na escola, na várzea, com chuva, com sol, de pés descalços, pois a bola era a paixão maior. Hoje é uma potência.


O “Vovô”, como é chamado o Sport Clube, mantém atividade ininterruptamente até hoje e disputa a Terceira Divisão do futebol gaúcho.


Embora outros clubes de futebol tenham sido fundados antes do Sport, não são considerados os mais antigos porque não iniciaram as atividades no futebol. O Flamengo, por exemplo, surgiu em 17 de novembro de 1895, como Clube de Regatas Flamengo.


O Vasco, fundado em 1898, surgiu como esportes náuticos, e o Vitória, da Bahia, fundado em 1899,era um clube de críquete.

bernadetealves.com
Futebol: o esporte que agrega e faz bem para a saúde

Em 15 de maio de 2003, durante o governo Lula foi sancionada a Lei nº 10.671/03, chamada de Estatuto do Torcedor, um marco na defesa da transparência e no combate à violência nos estádios brasileiros. A lei tem o intuito de defender os interesses do torcedor na relação com clubes de futebol e também de coibir a violência.


O Estatuto nasceu de uma proposta do Executivo para obrigar as instituições a atuar de maneira organizada, transparente, segura, limpa e justa, de modo a combater também a corrupção no futebol.

bernadetealves.com
Dia Nacional do Futebol é celebrado em 19 de Julho


A criação da norma foi um marco na democratização do futebol, um anseio que vem desde a época da ditadura militar, quando ícones como o jogador Afonsinho, na década de 70, lutavam pela instituição do passe livre, e jogadores liderados por Sócrates fundavam a “Democracia Corinthiana”, no início da década de 80, exigindo transparência na gestão dos clubes.

bernadetealves.com
Dia Nacional do Futebol: o esporte que as crianças curtem


19 de julho é o 200º dia de 2022 e daqui a 165 dias estaremos comemorando a chegada de 2023. Além disso, a fase da Lua é cheia e estamos no inverno.


Fotos: Reprodução