Capital Moto Week 2022 destaca humanização, experiências e histórias do motociclismo

Começa nesta quinta-feira, dia 21 de julho, a 17ª edição do Capital Moto Week (CMW),o maior evento automobilístico da América Latina, no Parque de Exposições da Granja do Torto, em Brasília.
O evento que promove o motociclismo e o rock, deve reunir mais de 800 mil pessoas de diversos países, além de 300 mil motos e mais de dois mil motoclubes nacionais e internacionais, até o dia 31 de julho. Serão dez dias de muita música, gastronomia e oportunidade de negócios.
Os amantes da música e das motos vão poder aproveitar os mais de 70 shows com artistas consagrados e, os oito principais, serão transmitidos, ao vivo, pelo g1. Raimundos e Pitty, Biquini Cavadão e Blitz vão comandar o primeiro final de semana do evento e apresentar em Brasília sucessos dos anos 1980.

O festival retorna à cidade depois de uma pausa de dois anos, por conta da pandemia de Covid-19. Para inovar e proporcionar uma experiência diferenciada, o evento contará com o maior palco de rock do Centro-Oeste, além da criação de novos espaços para o público poder aproveitar cada minuto dentro do CMW.
As áreas de lazer foram ampliadas e as duas praças de alimentação, junto com os quiosques espalhados pelo evento, irão reunir mais de 30 opções gastronômicas tradicionais da cidade. De segunda a sexta, no horário do almoço, a entrada será liberada para todos apreciarem os pratos na Granja do Torto.
“Liberdade, espírito e tradição são palavras que traduzem o nosso festival, e faz tempo que queremos unir no palco bandas e estilos diferentes para realizarem apresentações únicas e que só poderão ser vistas aqui”, informa Pedro Affonso Franco, um dos organizadores do CMW.

Com um palco principal e três temáticos (Saloon, Moto Bar e Lady Bikers), espalhados em 250 mil m², o evento contará com a presença de atrações conhecidas, como Capital Inicial, Pitty, Raimundos, Os Paralamas do Sucesso, Biquíni Cavadão, Dead Fish, Blitz e Detonautas.
Além disso, também será possível acompanhar as apresentações de bandas que estão consolidando o nome no cenário do rock, sendo eles Cazuza in Concert, Trampa, Rock Beats, Distintos Filhos, Quinta Essência, Lúpulo e Cereais não Maltados, Surf Sessions, Ifloyd e Baú Revirado.
Na edição de 2022 os organizadores pretendem “acabar com o estigma de que motociclismo é feito para o público masculino”. Segundo Juliana Jacinto, uma das organizadoras, na última edição, as mulheres representaram 46% do público e a expectativa é que a adesão de mulheres aumente.

“Preparamos os espaços para recebermos os motociclistas que fazem da Granja do Torto suas casas durante os dez dias de evento. Por ser um evento que não dorme, nos preocupamos em receber todos da melhor maneira possível”, explica Juliana Jacinto.
Como parte de uma das surpresas desta edição, o Moto Week recebe o Brasília Tattoo Festival, considerado o mais tradicional encontro de tatuadores da região. Com essa parceria, o público poderá conhecer estúdios de tatuagem consagrados entre os dias 21 a 30 de julho.
“O mote do Capital Moto Week deste ano é falar sobre humanização e destacar experiências e histórias. Nosso lema dialoga totalmente com o Brasília Tattoo Festival, pois queremos que as pessoas guardem experiências incríveis dos dez dias de programação destinados ao amor pelo motociclismo, pelo rock e, sobretudo, pela liberdade que esse estilo de vida proporciona”, complementa Pedro.

A brasiliense, Tábata Lobo Mariano, de 34 anos, se apaixonou pelo mundo do motociclismo quando sofreu um assalto a caminho da escola, e comprou uma moto para ter mais segurança no trajeto. Tábata,que começou a pilotar motos há 9 anos, foi quem idealizou o movimento nacional “Mulher e Moto”, que reúne mais de 48 mil seguidores nas redes sociais.
A bombeira civil conta que, ao contrário de muitos, o grupo aceita todos os tipos de motos. “Eu já fui barrada de um clube por não ter uma moto de certa cilindrada e fiquei muito abalada com isso. Então, decidi criar um grupo seguro para todas as meninas, com qualquer moto, de qualquer cilindrada. Todas são bem vindas”, diz a motociclista.
”Só quem já foi ao Capital Moto Week sabe, é uma energia tão boa. É um grande ponto de encontro de amigos e família. Uma oportunidade muito boa de conhecer novas meninas que precisam de incentivo para entrar no mundo do motociclismo” diz Tábata.
Shows transmitidos ao vivo pelo g1

Raimundos: quinta-feira (21), 23h45
Biquini Cavadão: sábado (23), 23h45
Blitz: domingo (24), 21h
Deadfish: quinta-feira (28), 21h45
Detonautas: quinta-feira (28), 23h45
Paralamas do Sucesso: sexta-feira (29), 23h45
Capital Inicial: sábado (30), 23h45
Fotos: Divulgação e Reprodução