Última Superlua de 2022 ilumina o céu de todo Brasil nesta quinta-feira, 11 de agosto

O fenômeno da “superlua” em Brasília foi apreciado a olho nú a partir das 18h deste 11 de agosto. Esta é a última deste ano e segundo os especialistas está 14% maior e 30% mais brilhante que outras luas cheias de 2012.

Segundo a Agência Espacial Americana, a Lua gira em torno da Terra em praticamente um mês, e ela passa por dois pontos: um mais distante da Terra — chamado apogeu — e o outro mais próximo — chamado perigeu. Mas, se coincide de ser Lua Cheia quando ela passa pelo ponto mais próximo, então temos uma Lua Cheia de Perigeu, ou popularmente conhecida como superlua.

O satélite natural da Terra surgiu com aparência maior e brilho mais intenso no céu de todo o Brasil. Brilhará do pôr do Sol até ele nascer novamente. A meia-noite quando estiver no alto do céu, proporcionará uma das mais belas visões.

O espetáculo deste 11 de agosto é conhecido como “Superlua de esturjão”. O nome está relacionado à época em que o peixe é encontrado em bastante quantidade nos Grandes Lagos da América do Norte, um conjunto imenso de lagos de água doce entre o Canadá e os Estados Unidos.

Segundo a Nasa, essa é a terceira vez que acontece uma “superlua” em 2022. A primeira foi a “superlua de morango”, em junho, e a segunda foi a “superlua dos cervos”, em julho.

Fotos: Reprodução/ TV Globo