Brasília tem clima de deserto e entra em alerta vermelho

bernadetealves.com
Brasília tem clima de deserto e entra em alerta vermelho com umidade do ar abaixo de 10%

Após o registro da menor umidade do ano neste fim de semana, quando a região do Gama chegou a 9%, no sábado, autoridades alertam que o perigo para a saúde é grande.


Na tarde de domingo, a umidade ficou abaixo de 12%, e o Inmet emitiu alerta vermelho de perigo potencial para o DF. Os meteorologistas afirmam que o indicador e as altas temperaturas devem se manter nos mesmos níveis até o fim desta semana, o que aumenta riscos de incêndio florestais e exige atenção à saúde, especialmente de crianças, idosos e animais.

bernadetealves.com
Brasília tem clima de deserto e entra em alerta vermelho


Ao que tudo indica os brasilienses não terão alívio nos próximos dias.


Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é de que a umidade mínima fique em torno de 15% no período da tarde nesta segunda-feira, 5 de setembro. Conforme vai esquentando, a umidade vai caindo. A noite o alívio chega por causa do vento.


São 121 dias seguidos sem ocorrência de precipitações verificadas pela principal estação meteorológica do Inmet em Brasília, no Sudoeste. A previsão é de que as chuvas só voltem na segunda quinzena de outubro.

bernadetealves.com
Umidade do ar despenca e autoridades de saúde recomendam hidratação intensa


Cleber Souza, meteorologista do Inmet, informa que não há previsão de chuva e que a temperatura máxima deve chegar a 30°C. “A temperatura pode diminuir um pouco ao longo da semana, ficando abaixo ou em torno de 30°C, mas acredito que sexta-feira volte a subir”.


A baixa umidade do ar e o calor, comuns nessa época do ano
, provocaram grandes queimadas em vários pontos do Distrito Federal dando muito trabalho ao Corpo de Bombeiros. A colaboração da população é fundamental.


O Parque Nacional de Brasília foi atingido por um incêndio de grandes proporções, perto do meio-dia, desta segunda-feira, e as chamas podiam ser vistas à distância. O Corpo de Bombeiros foi acionado e atua no combate ao fogo com 11 viaturas e a aeronave da corporação.

bernadetealves.com
Incêndio de grandes proporções no Parque Nacional de Brasília

No próximo fim de semana, a previsão é que o calor intenso se repita. “Favorece a queda da umidade no período da tarde”, alerta o especialista. “A gente teve um final de semana muito quente e seco.”


Com poucas nuvens ao longo do dia e uma névoa seca, Cleber ressalta que a massa de ar seco continua mantendo o tempo estável ao longo da semana.


A recomendação dos especialistas é reforçar as defesas e umidificação do corpo e do meio ambiente. Como o organismo é constituído 70% de água, ela é fundamental para o bom funcionamento dos órgãos. Por isso, beba água, consuma sucos de frutas naturais, legumes, verduras, passe protetor solar, use toalhas molhadas e evite atividades físicas severas em horários quentes, pois a desidratação é o que mais preocupa.


Alerta da Defesa Civil

  • Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Sugerimos portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos.
  • Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
  • Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento.
  • Usar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
  • Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
  • Dar especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
  • Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
  • Dar preferência a refeições leves.
  • Usar roupas leves, chapéu ou boné.

Fotos: Reprodução