Liz Truss assume governo do Reino Unido prometendo defender a democracia e a liberdade

bernadetealves.com
Rainha Elizabeth II recebe a nova premiê do Reino Unido, Liz Truss, no castelo de Balmoral na Escócia


O Partido Conservador, que comanda o Reino Unido, escolheu Liz Truss, uma conservadora forte para governar o país durante a mais grave crise econômica em décadas.


A ministra das Relações Exteriores
, venceu a corrida contra um ex-ministro do Tesouro. A premiê eleita de 47 anos, derrotou Rishi Sunak por 81.326 a 60.399 votos, ou 57,4% a 42,6%, diferença menor que a prevista pelas pesquisas.


Nesta terça-feira, 6 de setembro, a nova premiê britânica foi empossada pela rainha Elizabeth II para governar o Reino Unido. A cerimônia aconteceu no Castelo Balmoral na Escócia, primeira vez que a monarca de 96 anos fez o ritual fora do Palácio de Buckingham. A Rainha Elizabeth II teve 14 primeiros-ministros durante seus 70 anos de reinado.

bernadetealves.com
Rainha Elizabeth II dá posse a Liz Truss como premiê do Reino Unido, no Castelo de Balmoral na Escócia


Liz Truss e Jonhson participam da cerimônia de “passagem do bastão” neste 6 de setembro. Johnson renunciou em julho e saiu oficialmente do cargo nesta manhã de terça-feira.


Ao voltar para Londres, Liz Truss fez seu primeiro discurso em frente do gabinete do governo, em Downing Street.

bernadetealves.com
Liz Truss assume governo do Reino Unido prometendo defender a democracia e a liberdade


“Acabei de aceitar o convite da rainha para formar um governo”, disse ela. Ela elogiou o seu antecessor, Boris Johnson, afirmou que é preciso mais investimento em infraestrutura e criar melhores empregos e reduzir os custos das famílias.

bernadetealves.com
Liz Truss assume governo do Reino Unido durante a mais grave crise econômica em décadas


Liz afirmou que vai defender a liberdade e a democracia, não se pode ter segurança em casa se não houver segurança fora do país, disse. Ela também prometeu cortar impostos, diminuir as contas de luz, construir hospitais e estradas.


Foi um discurso curto, e logo depois ela pousou para fotos com o marido Hugh O’Leary, acenou para os jornalistas em frente ao gabinete do governo, na rua Downing, número 10, em Londres.

bernadetealves.com
Premiê do Reino Unido Liz Truss com o marido Hugh O’Leary na sede do governo em Downing Street

A vitória da nova premiê, amplamente esperada nas últimas semanas depois que ela assumiu a liderança nas pesquisas, faz dela a terceira mulher a governar o Reino Unido, depois de Margaret Thatcher (“damade ferro”) de 1975 a 1990 e Theresa May de 2016 a 2019.


Após ser anunciada como primeira-ministra do Reino Unido, no dia 5 de setembro
, Liz Truss subiu ao palco do evento do Partido Conservador para falar sobre os seus planos e agradecer aos apoiadores.


“Amigos e colegas, obrigado por depositar sua fé em mim para liderar nosso grande Partido Conservador, o maior partido político da Terra. É uma honra ser líder desse partido”, disse ela.

bernadetealves.com
Liz Truss, do Partido Conservador, é a nova primeira-ministra do Reino Unido


Liz aproveitou o momento para parabenizar seus concorrentes, agradecer sua família e a Boris Johnson.


“Boris, você conseguiu o Brexit. Você esmagou Jeremy Corbyn, você lançou a vacina. E você enfrentou Vladimir Putin. Você foi admirado de Kiev a Carlisle”, declarou.


No Reino Unido, a pessoa que lidera o partido que tem maioria no parlamento britânico (atualmente é o Partido Conservador), também assume o cargo de primeiro-ministro. São feitas diversas rodadas de votação entre os deputados conservadores candidatos. A cada uma delas, os menos votados são eliminados da disputa. Essa fase aconteceu em julho.


Na etapa final, entre os dois candidatos finalistas, Liz e Rishi, todos os membros do partido podem participar da escolha e os votos são enviados pelo correio.

bernadetealves.com
Liz Truss vence Rishi Sunak e se torna primeira-ministra do Reino Unido pelo Partido Conservador


O trabalho que tem pela frente
, contudo, não é invejável: herda um Reino Unido onde o custo de vida é estratosférico, a inflação está em seu maior patamar em quatro décadas e os impactos do Brexit provam-se catastróficos.


Liz Truss é filha de um professor de matemática e de uma enfermeira e professora e passou parte de sua infância na Escócia nos anos 1990 com pais trabalhistas que a levavam para manifestações pelo desarmamento nuclear onde gritos anti-Thatcher eram corriqueiros.

bernadetealves.com
Liz Truss vai governar o Reino Unido durante a mais grave crise econômica em décadas

Frequentou a prestigiosa Oxford, onde estudou Política, Filosofia e Economia. Truss fez uma notável carreira política até o topo do Partido Conservador. Liz chefiou o braço estudantil dos liberais-democratas. Foi representando o grupo que disse, em uma conferência há 28 anos na cidade de Brighton, “não acreditar que há pessoas que nascem para mandar”.

Desde então, trocou a centro-esquerda pela direita, passou a afirmar que a família real é “essencial” para o Reino Unido e a descrever seu eu jovem como uma “controversialista profissional”. Para aliados, a nova líder está sempre disposta a ouvir e mudar de ideia. Já os críticos a acusam de privilegiar interesses a valores.

Truss passou por seis cargos ministeriais sob três primeiros-ministros conservadores: Johnson, May e David Cameron. Como Cameron, ela foi contra a saída do Reino Unido da União Europeia na campanha do Brexit de 2016, mas virou defensora do divórcio com o bloco após o referendo.


Apesar de defender um estado reduzido, economistas acreditam que a conservadora terá que anunciar medidas abrangentes para proteger famílias vulneráveis. As contas de energia já aumentaram 80% e a inflação – que ultrapassou os 10% em julho – pode chegar a 20% no início do próximo ano, exacerbada pelos efeitos da guerra na Ucrânia.

bernadetealves.com
Liz Truss é a terceira mulher a governar o Reino Unido


A expectativa é grande sobre seu governo. Comentaristas políticos dizem que até agora Liz destaca-se por suas metamorfoses, mas precisa provar que tem em si um pouco daquela que a inspira: a capacidade thatcheriana de pensar a longo prazo e implementar medidas que tirem o Reino Unido do fundo do poço.


Fotos: Jane Barlow/Divulgação via AP, Hannah McKay/ Reuters, Peter Nicholls/Reuters