Bicentenário da Independência: uma reflexão sobre o Brasil do futuro e lembrar que a Pátria está dentro de nós

bernadetealves.com
Independência do Brasil completa 200 anos neste 7 de Setembro


Celebra-se neste 7 de Setembro, o Bicentenário da Independência. Há 200 anos, em setembro de 1822, foi proclamada a Independência do Brasil, então colônia de Portugal.


A data é motivo de comemorações em diversas cidades brasileiras, mas é, também, uma oportunidade para exaltar conquistas e avanços ao longo dos 200 anos de separação com Portugal e de refletirmos sobre o Brasil do futuro.


Apesar de sua dimensão territorial e seus incontáveis recursos naturais, o Brasil de 2022 é pobre e desigual. O Bicentenário nos convida a pensar sobre o que podemos fazer para lutar por uma transformação maior, que atenda realmente às demandas da maioria do povo brasileiro.

bernadetealves.com
Povos originários do Brasil celebram os 200 Anos da Independência


A data de hoje traz a oportunidade de repensar relações sociais, políticas, econômicas e ambientais. E reforça a necessidade da construção permanente do Brasil como nação autônoma, soberana, livre, democrática e respeitada.


Bicentenário é um momento de comemoração, mas é preciso lembrar que a Independência de um país continua sendo conquistada dia a dia. O Brasil obteve conquistas importantes após a Independência, mas a busca pelo desenvolvimento precisa ser constante.

bernadetealves.com
Bicentenário da Independência: uma reflexão sobre o Brasil do futuro e lembrar que a Pátria está dentro de nós


Celebrar este marco é compreender que um país só pode desfrutar de sua liberdade assumindo responsabilidades perante a sociedade e as suas instituições. Liberdade, Democracia e Respeito são valores inegociáveis.


Que o Estado Democrático de Direito e os valores de liberdade, fraternidade e respeito guiem nossos atos neste 7 de Setembro. Uma data para celebrar a República que os brasileiros construíram ao longo da história, visando uma sociedade justa, equilibrada e principalmente, com paz social.

bernadetealves.com
Bicentenário da Independência: orgulho e respeito ao gigante por natureza e o compromisso de paz, solidariedade, respeito e defesa permanente da Democracia e Liberdade


Nenhum poder é absoluto em uma democracia e ninguém, por mais poderoso que seja, está acima da lei. Temos que respeitar a isonomia entre os poderes e fazer uso dos freios e contrapesos, como rege a lei. Moderação e bom senso são as armas para impedir o avanço da radicalização.


Que a Bandeira Brasileira, patrimônio de todo o povo independente de ideologia política, desperte em todos nós um sentimento de união, respeito, compaixão e amor ao nosso país.

bernadetealves.com
Viva o Brasil, viva a Democracia, viva a Liberdade e o Respeito


Um país de muitas etnias, de glórias, de raça e de muitas emoções. Formado por um povo que tem em suas veias vida, amor, fé e esperança para recomeçar todos os dias.

bernadetealves.com
Ipê-amarelo: símbolo de resistência e das riquezas do Brasil


É um orgulho ser brasileira e poder olhar para a nossa Bandeira e lembrar que o amor à Pátria está dentro de nós. Olhar para o céu azul da nossa capital em um momento de tanta instabilidade e preocupações, é um acalento.


Neste 7 de Setembro, em mais um ano desafiador, renovamos o nosso orgulho e respeito ao gigante por natureza e o compromisso de paz, solidariedade e empatia com nosso irmãos. Que o nosso amor pelo Brasil seja suficiente para vê-lo florescer assim como os ipês fazem durante a seca em Brasília.

bernadetealves.com
Catedral de Brasília emoldurada pelo Ipê-branco: símbolo de paz, harmonia e fé em tempos de mais respeito


Viva o Brasil. Viva a Democracia, viva a Liberdade e o Respeito.


Fotos: Reprodução e AP Photo/Eraldo Peres