Brasília registra chuva após 131 dias de estiagem em várias regiões do DF

Enfim a tão esperada chuva chegou ao Distrito Federal. Várias regiões foram beneficiadas com chuva ao cair da tarde deste sábado, dia 17. Como aqui tudo é extremo, ela veio forte e alagou ruas.
Vídeos e fotos publicados nas redes sociais mostram a intensidade da chuva em áreas como Brazlândia, Ceilândia, Samambaia, Guará, Plano Piloto, Santa Maria, Gama e Samambaia.

Em Santa Maria, houve alagamento de ruas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para esta noite é de céu com muitas nuvens, e pancadas de chuva isoladas.

O Inmet emitiu aviso de tempestade, com chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. A temperatura mínima prevista é de 19ºC.
Antes disso, a baixa umidade do ar acompanhada das altas temperaturas levaram a capital federal a marcar recordes de calor, quando termômetros ultrapassaram os 35ºC.

A capital também registrou leve precipitação na quinta (15) e na sexta-feira (16), após 131 dias de estiagem. Foi o maior período de seca no Distrito Federal em 12 anos. O último ano em que o Distrito Federal ficou tanto tempo de seca foi em 2010, com 130 dias sem chuva.
Antes disso, em 1963 e em 1970, houve um período maior de estiagem, chegando a 164 dias e 135 dias, respectivamente mas, à época, havia uma única estação meteorológica na capital federal, no Sudoeste. Segundo o Inmet, por isso, o monitoramento não era tão preciso e não há como comparar.
A previsão é de pancadas de chuva no final da tarde e a noite para os próximos dias.
Fotos: GettyImages e Reprodução