Gaúcho: o centauro dos pampas é reverenciado em 20 de setembro

Celebra-se neste 20 de setembro a rica história gaúcha e a origem do centauro dos pampas. Uma data para reverenciar as origens e legados do bravo povo do Sul do Brasil e festejar as ricas tradições.
O Dia do Gaúcho e da Revolução Farroupilha é uma data que aprofunda o espírito de solidariedade, de ação unitária e coletiva e de patriotismo do povo gaúcho.O amor pela querência não tem fronteiras e galopa livre no peito dos gaudérios.

O gaúcho ama tanto seu estado que o chama carinhosamente de “Querência Amada”. E essa querência se estende além fronteira. Não é só no Rio Grande do Sul que é dia de festa. Os Centros de Tradição Gaúcha, CTGs, que existem em praticamente todas as cidades gaúchas e por todo o Brasil e hoje espalhados pelo mundo, comemoram o 20 de Setembro.

A Semana Farroupilha, tradicional evento cultural do Rio Grande do Sul, comemora a chama crioula e as tradições do estado. Ser gaúcho é preservar as raízes culturais e se orgulhar das suas origens.
Em Porto Alegre a celebração teve inicio no dia 13 com a 40ª edição do Acampamento Farroupilha, com atrações culturais,shows musicais e o espetáculo teatral “Quatro Tentos de Uma Raça – do Cipreste ao Piratini”, dirigido por Rinaldo Souto. O Acampamento Farroupilha 2022 é realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), em parceria com a GAM3 Parks.


Parabéns gaúchas e gaúchos de todas as querências. Seja no Sul, Centro-oeste, Sudeste, Norte e Nordeste, o gaúcho contribui para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro preserva as tradições, é aguerrido, acolhedor e gentil.
“É o meu Rio Grande do Sul, Céu, Sol, Sul, Terra e Cor! Onde tudo que se planta cresce e o que mais floresce é o amor.”


O mundo pode ter mudado, mas o orgulho de ser gaúcha continua o mesmo. Viva o Rio Grande do Sul!!!
Origem do 20 de Setembro

O 20 de Setembro recorda o início a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos, em 20 de setembro de 1835 quando os farroupilhas, liderados por Bento Gonçalves, venciam o confronto da Ponte da Azenha e entravam na província de Porto Alegre. Iniciou-se a Guerra dos Farrapos, o mais duradouro conflito armado da história do Brasil ( entre 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845), que resultou na declaração de independência do Estado do Rio Grande do Sul, dando origem à República do Piratini, que durou cerca de sete anos.
É considerada uma das mais importantes passagens da história do Rio Grande do Sul, um marco da formação social e política do Estado. A importância é tão grande que em 1978 foi decretado feriado em todo o Estado pela lei estadual 4.453/78.

Mas para entender o porquê da importância da data, é necessário conhecer melhor o contexto histórico, as razões e no que resultou o conflito.Para o Brasil, marca a revolta civil mais longa da sua história.
Querência Amada


Quem quiser saber quem sou
Olha para o céu azul
E grita junto comigo
Viva o Rio Grande do Sul
O lenço me identifica
Qual a minha procedência
Da província de São Pedro
Padroeiro da querência
Ó meu Rio Grande de encantos mil
Disposto a tudo pelo Brasil
Querência amada dos parreirais
Da uva vem o vinho
Do povo vem o carinho
Bondade nunca é demais
Deus é gaúcho de espora e mango
Foi maragato ou foi chimango
Querência amada, meu céu de anil
Este Rio Grande gigante
Mais uma estrela brilhante
Na bandeira do Brasil
Fotos: Reprodução