Atletas do DF conquistam 23 medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros

bernadetealves.com
Atletas do DF fizeram bonito no JUBs 2022 e conquistaram 23 medalhas


Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), maior competição universitária da América Latina, reuniu mais de sete mil participantes,entre atletas, membros das comissões técnicas das equipes, profissionais da saúde e voluntários, de todos os estados em Brasília, entre 18 e 25 de setembro.


A 69ª edição da competição é organizada pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) com apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), do Banco do Brasil e de empresas da iniciativa privada.

Das 28 modalidades esportivas, 13 acontecem no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), no Setor de Clubes Sul. Considerado o coração dos jogos, o espaço agrega inúmeras ativações, como o Boulevard dos Atletas, um ponto de encontro de acolhimento, e um palco para as disputas de E-sports.

bernadetealves.com
Atletas do DF conquistam 23 medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros


Os universitários de 18 a 25 anos,
regularmente matriculados em uma instituição de ensino, passam por qualificações regionais antes de chegar ao JUBs, sendo uma oportunidade onde os atletas podem demonstrar suas habilidades em nível nacional.


Subir no pódio e receber a medalha no peito é o momento mais almejado por todos os atletas. A equipe do DF foi uma das mais vencedoras, com 23 medalhas, três a mais em relação aos jogos de 2021.Os atletas do Distrito Federal mais uma vez fizeram bonito na capital federal.

bernadetealves.com
Atletas da Universidade de Brasília conquistaram cinco medalhas no JUBs 2022


Os anfitriões conquistaram oito medalhas de ouro, cinco de prata e 10 de bronze. A Universidade de Brasília (UnB) se destacou na volta ao JUBs após a ausência em 2021 e conquistou cinco medalhas. A modalidade que mais trouxe medalhas para o DF foi o atletismo, que subiu no pódio seis vezes.

bernadetealves.com
Atleta Bárbara Hellen, da UPIS DF, foi medalhista de ouro no Karatê


Campeã mundial escolar e atleta da seleção brasileira de karatê, Bárbara Hellen, da UPIS DF, foi uma das medalhistas de ouro representando o DF. A jovem carateca iniciou sua vida no esporte aos 7 anos em um projeto social, se destacou e foi chamada para treinar na academia com bolsa, iniciando no karatê competitivo. “Sempre tive uma vida muito regrada e de disciplina e com isso conquistei alguns títulos bem importantes, tais como, jogos Pan-Americanos da juventude ,competição que me deu vaga para o Pan de Santiago, em 2023.”

bernadetealves.com
Brasília foi sede dos Jogos Universitários Brasileiros 2022


Bárbara elogiou a estrutura do JUBs Brasília 2022 e também exaltou a volta do público que não podia comparecer ao JUBs desde 2019. “Achei tudo sensacional, é uma competição com uma das melhores estruturas no cenário nacional. Competir em casa é sensacional, ter a torcida torcendo a meu favor dá aquela motivação a mais e tudo flui melhor, por isso o resultado veio, eu estava bem e feliz”.


Medalhista de prata na marcha atlética, o atleta do IESB, Max Batista também ressaltou que a presença do público faz toda diferença para os atletas. “A experiência de competir em casa é completamente gratificante e intensa.Ter os amigos e a família presentes deixam a sensação ainda melhor, torna a experiência mais fantástica ainda”, destacou o jovem de 27 anos.

bernadetealves.com
Max Batista, do IESB, medalhista de prata na marcha atlética, do JUBs 2022


O estudante de educação física de um clube de atletismo ingressou na modalidade através do Centro de atletismo de Sobradinho (CASO) e com seu desempenho ingressou na faculdade através do bolsa atleta. ”O CASO é uma grande escola da modalidade e tem nomes de referência como o do atleta Caio Bonfim”, contou ele.


De acordo com dados da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), foram distribuídas aproximadamente 2204, sendo 712 de ouro, 712 de prata e 780 de bronze.

bernadetealves.com
Brasília foi sede dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2022

Os Jogos Universitários também movimentaram a economia local. Geraram cerca de mil empregos temporários diretos e seis mil contratações indiretas. De acordo com Paulo Souza, gerente de Logística e Hospitalidade da CBDU, foram ofertadas ao todo 84 mil refeições, 40 mil diárias de hospedagens em 24 hotéis e 300 veículos para transporte, entre carros e ônibus. A projeção é de que o JUBs tenha movimentado cerca de 20 milhões de reais na economia do Distrito Federal.


O Hotel Like Ü, que recebeu parte da Delegação de Brasília, hospedou alguns medalhistas, dentre eles, a campeã mundial escolar e atleta da seleção brasileira de karatê, Bárbara Hellen, da UPIS DF, que foi medalhista de ouro no JUBs 2022.

bernadetealves.com
Brasília foi sede dos Jogos Universitários Brasileiros


Outro que desfrutou o Like Ü Home Sweet Hotel foi o atleta do IESB, Max Batista, medalhista de prata na marcha atlética no JUBSs 2022. Ele ressaltou que a presença do público fez toda diferença.

Destaques

bernadetealves.com
Cristian Costa do curso de Direito conquista 2 ouros para Unifap durante os Jogos Universitários Brasileiros, em Brasília

O aluno do curso de Direito da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Cristian Costa, conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Universitários Brasileiros 2022 (JUBs 2022). O atleta foi o primeiro lugar nas modalidades 100m e 400m rasos do Atletismo paradesportivo.


Cristian é bolsista do programa de bolsa atleta/paratleta da Unifap. Ele recebeu as medalhas das mãos de uma das embaixadoras do JUBs e campeã olímpica, Maurren Maggi.


Judocas filiados ao Time Judô Rio e à Federação Universitária do Rio de Janeiro brilharam na competição nacional, realizada em Brasília.


Alunos do Centro Universitário Celso Lisboa e da Federação Universitária do Rio de Janeiro, faturaram dois naipes e 9 medalhas no individual.

bernadetealves.com
Atletas do Centro Universitário Celso Lisboa, RJ, fizeram bonito no JUBs 2022

Foram três de ouro com Thayná Lemos (52kg), Ryan Conceição (60kg) e Pedro Medeiros (73kg); duas pratas com Beatriz Comanche (57kg) e Danielle Karla Oliveira (70kg); e quatro bronzes com Luana Costa (63kg), Victoria Campos (+78kg e Absoluto) e José Victor Rezende (100kg).

bernadetealves.com
Equipe da UNIP- Macapá com a medalha e os troféu de bronze dos JUBs 2022


O Amapá se despediu dos jogos com total de cinco medalhas, sendo 2 ouros no atletismo paralímpico com Cristian Costa e outras duas pratas com Gabriel Miranda no skate street e Gabriel Bandeira, na natação.


A delegação de MS conseguiu chegar ao pódio nas modalidades de atletismo, judô, karatê e tênis de mesa. Os atletas sul-mato-grossenses conquistaram cinco medalhas.

No atletismo, Bruna Vieira de Jesus, acadêmica do 6º ano de Fisioterapia, ficou com o ouro na prova de lançamento do dardo. A estudante-atleta da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), de Campo Grande, atingiu a marca de 47,28 metros, três metros a mais que a segunda colocada. Ela subiu no lugar mais alto do pódio na 69ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs),em Brasília.

bernadetealves.com
Bruna Vieira de Jesus é ouro no dardo nos JUBs 2022 pela Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande


Lívia de Souza Lima, também garantiu o 1º lugar na disputa individual feminina do tênis de mesa. A acadêmica da Unigran Capital precisou vencer seis jogos para ficar com o ouro. Karina Dopper da Costa, também da Unigran Capital, terminou a competição com o bronze.


Representando a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Erick Kenji Medrado Taira, estudante de Engenharia, foi prata no karatê, estilo kumite, na categoria acima de 84 quilos.

bernadetealves.com
Erick Kenji Medrado Taira, da UFMS, foi prata no karatê nos Jogos Universitários Brasileiros 2022


“É muito gratificante poder representar minha Universidade em nível nacional, por todo apoio que ela dá para os atletas que entram na faculdade e ainda querem continuar na vida de atleta”, afirma. Em 2022, ele também conquistou os títulos de campeão estadual e no Open Nacional.


A estudante de Educação Física Jenifer da Silva Aguiar, que participa do Projeto Breaking da UFMS, conquistou o bronze na competição inédita. “Eu tive a oportunidade e estou amando esse projeto, o nosso treinador Márcio é fantástico e me motivou muito para esse campeonato. E estou muito feliz com o resultado, pois é minha primeira vez e já consegui um pódio”.


A quinta medalha de Mato Grosso do Sul também veio em uma modalidade de luta. Yasmin Mayumi Carvalho Maruyama, da UCDB, alcançou a medalha de bronze no judô, lutando pela categoria pesado (acima de 78 kg).

bernadetealves.com
Atletas da UCDB, de Campo Grande conquistam medalhas nos Jogos Universitários Brasileiros 2022, em Brasília


Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil, Divulgação/FADAP