Navaratri: festival dedicado à devoção da divindade hindu Durga

bernadetealves.com
Durga: a deusa do inacessível e do invencível


O Navaratri é um festival dedicado à devoção da divindade hindu Durga: a grande Mãe. O termo Navaratri significa “nove noites” em sânscrito. Durante estas nove noites e dez dias, são honradas nove formas de devi. O décimo dia é geralmente denominado Vijayadashami ou Dussehra: a vitória do bem sobre o mal.


A data do festival é determinada de acordo com o calendário lunar hindu. Em 2022 começou em 26 de setembro e termina em 4 de outubro. É uma festa de exaltação da força do feminino, de Shakti, que é o poder de manifestação de tudo que existe no Universo, a própria energia que sustenta a vida.


Nos três primeiros dias, festeja-se Durga, a deusa guerreira, forte, implacável, a invencível. Segundo a mitologia ela surgiu da união de todas as deidades, com a missão de derrotar um poderoso asura (inimigo dos deuses) que ameaçava o Universo.


Durga representa a nossa capacidade de superar as dificuldades, com determinação e coragem. Podemos pedir que ela nos ajude removendo os obstáculos que obscurecem a mente.

Dias 01 ao 03 – Adoração a Divina Durga

bernadetealves.com
Navaratri: festival dedicado à devoção da divindade hindu Durga

Maha Durga (a grande Durga) é a Shakti (energia feminina ou consorte) do Senhor Shiva, aquele que corresponde ao terceiro aspecto da Trimurti (Trindade Hindu) e representa os aspectos Destruidor/Transformador de Deus. Sendo assim, ela manifesta o poder destruidor de Shiva, que é a característica da Guna (qualidade) tamásica, representada pela cor preta.


Durga vence a escuridão, destruindo a ignorância para que a transformação possa ocorrer. Aquela que remove os obstáculos.

Nos três dias seguintes homenageia-se Lakshmi, a deusa da abundância, da prosperidade e da beleza, que nos abençoa com uma mente mais ampla, clara e objetiva.


Dias 04 ao 06 – Adoração a Divina Lakshimi

bernadetealves.com
Lakshimi: a deusa da abundância, da prosperidade e da beleza


Lakshmi possui juventude e uma graciosidade incomparável, devido a estes aspectos a divindade é considerada um dos maiores representações de beleza e força feminina. Os indianos a relacionam sua imagem à fortuna e a boa sorte, acredita-se que a deusa traz paz e prosperidade para as famílias que a veneram. Outra responsabilidade da deidade é, cuidar da saúde mental e física dos seres humanos, assegurando que suas vidas sejam guardadas, além de nutrir a riqueza interior e espiritual dos mesmos.

Nos últimos três dias o Navaratri volta suas atenções para Saraswati, a deidade que simboliza, a sabedoria, o equilíbrio e a harmonia.


Dias 07 ao 09 – Adoração a Divina Saraswati

bernadetealves.com
Saraswati: a deusa do conhecimento e da sabedoria


Saraswati é a deusa das artes, da ciência e da sabedoria, seu dever é garantir a proteção aos artistas, atores, cantores, desenhistas, pintores, escritores, músicos, enfim todos da classe artística, ela também mantém a segurança das pessoas que buscam conhecimento, por exemplo, pesquisadores, professores, estudantes e mestres de diversas doutrinas, sua existência inspira a população indiana a vencer desafios, sejam eles físicos ou emocionais, e a viver de forma pura, sem pecados.


Ela é representada pela cor branca. Saraswati também simboliza a boca e a pureza da fala (que confere poder à palavra proferida).

No décimo dia, comemora-se a vitória do conhecimento sobre a ignorância.


Dia 10 – Vijaya Dasami (Dasera) ou Dia da Vitória – Sri Yoga Devi

bernadetealves.com
As três faces das deusas da mitologia indiana: Lakshimi, Saraswati e Durga


O ponto culminante do Festival acontece no décimo dia, conhecido como Vijaya Dasami (Dia da Vitória). Ele indica que o êxito da Realização é possível para todo aquele que verdadeiramente se dispõe a enfrentar e destruir a escuridão da ignorância, na qual o homem comum se encontra imerso.


O festival simboliza, assim, a jornada do autoconhecimento, lapidando a nossa mente para que possamos viver com mais consciência e responsabilidade em cada ação, clareza, discernimento e maturidade emocional.


As trindades são a junção de deuses poderosos e superiores, que possuem um objetivo em comum, fortalecer e manter a paz na terra,além de proteger a jornada dos cidadãos que habitam este território. Assim como o trimurti, a tridevi é o encontro de três seres divinos, mas em uma versão feminina, que às vezes é um apoio para a trindade masculina.


O festival Navaratri foi criado em homenagem a este trio de deusas, o nome da festividade significa “Nove Noites”, pois são o total de dias adorando as divindades. Em suas primeiras três noites são designadas a veneração de Parvati, em seguida as próximas três noites são focadas em Lakshmi, e os três últimos períodos noturnos são dedicados à Saraswati.

Segundo o hinduísmo, os seres superiores podem transformar-se em várias formas, sendo elas de deuses ou deusas. As divindades da tridevi são adoradas por toda comunidade hindu, cada uma tem uma função e deveres a se cumprir, seus papéis na vida dos humanos são essenciais, pois exercem uma forte influência em suas jornadas pela terra.

Durante o Navaratri, a Deusa Durga (a deusa mãe, que é um aspecto da Deusa Parvati), é adorada em cada uma de suas nove formas. Cada dia tem um ritual diferente associado a ele. Além disso, predominantemente nos estados de Gujarat e Maharashtra, há um costume de vestir cores diferentes a cada dia.


Fotos: Reprodução