Movimento Elas Que Decidem convoca mulheres para a Festa de Democracia

As mulheres são a maioria do eleitorado brasileiro, com mais de 82 milhões de votantes. Somadas, chegam a 53% dos eleitores e são maioria nos três maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, segundo divulgação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Mesmo assim, ainda sofrem com a sub-representação na política e outros espaços de poder.


Poucas vezes na história brasileira, desde o momento da redemocratização, nós tivemos a importância tão grande da presença feminina no processo eleitoral. Pela primeira vez, em todas as faixas etárias brasileiras, a mulher no nosso país, do ponto de vista eleitoral, é a maioria em todas as idades. Isso significa que há um engajamento muito maior e que as mulheres brasileiras estão, de fato, abrindo os olhos e atentando para a importância que elas têm para o fortalecimento da democracia brasileira.

bernadetealves.com
Movimento Elas Que Decidem convoca mulheres de Brasília para a Festa de Democracia, 2 de outubro

Com o objetivo de incentivar uma maior participação feminina nas urnas, o movimento “Elas Que Decidem”, em parceria com a Organização Não Governamental Girl Up Brasil e o Tribunal Superior Eleitoral, convoca as mulheres para a Festa da Democracia.


Nas imagens projetadas na Biblioteca Nacional de Brasília, na noite de 27/9, jovens aparecem ao redor de uma urna informando que “domingo tem festa”. A iniciativa também ocorreu no Recife e em Belo Horizonte.

bernadetealves.com
Movimento Elas Que Decidem convoca mulheres brasileiras para a Festa de Democracia: Eleições 2 de outubro


O movimento, “totalmente apartidário”, convoca as mulheres a votarem no dia 02 de outubro, já que ao menos 33 milhões se abstiveram nas eleições de 2018.


O ensaio, realizado em parceria com o TSE, que cedeu a urna, e com a agência de conteúdo Obvious, que produziu as imagens, é, também, um lembrete dos 90 anos da conquista do voto feminino.

bernadetealves.com
Movimento Elas Que Decidem convoca mulheres de Belo Horizonte para a Festa de Democracia

Letícia Bahia, diretora-executiva da Girl Up Brasil,diiz que a ação funciona como um “esquenta” para as eleições do dia 2/10. “Os jovens e as meninas já bateram o recorde histórico de emissão de novos títulos de eleitor. É um movimento cívico sem precedentes e estamos animados para constatar recorde também no comparecimento eleitoral neste pleito”.


Fotos: Reprodução