Dr. Jarbas Barbosa é eleito diretor da Organização Pan-americana de Saúde

bernadetealves.com
Dr. Jarbas Barbosa, médico sanitarista brasileiro, é eleito diretor da Organização Pan-americana de Saúde


O médico brasileiro Jarbas Barbosa foi eleito para ocupar o cargo de Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). O mandato do sanitarista começa no dia 1º de fevereiro de 2023 e terá duração de 5 anos, com possibilidade de uma reeleição.


Dr. Jarbas Barbosa sucederá a Dra. Carissa F. Etienne, da Dominica, que preside a OPAS desde fevereiro de 2013. Ela foi a primeira mulher do Caribe a liderar a organização hemisférica de saúde por dois mandatos.


A escolha do brasileiro aconteceu durante a 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana. Agora, o Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde será informado sobre a eleição e fará a nomeação de Barbosa como novo diretor regional da OMS.


A Opas é um escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) e cuida da saúde pública nas Américas. A organização possui quatro membros associados e 35 estados-membros.


Este ano, a OPAS celebra seu 120º aniversário, trabalhando há mais de um século em prol da saúde e da qualidade de vida dos povos das Américas.

bernadetealves.com
O médico sanitarista brasileiro, Jarbas Barbosa da Silva Jr., é o novo diretor da OPAS

Dr. Jarbas Barbosa da Silva Jr. já ocupou vários cargos públicos. É atualmente diretor assistente da OPAS, tendo liderado os esforços da organização para aumentar o acesso equitativo às vacinas contra a COVID-19 e as capacidades regionais para a fabricação de medicamentos e outras tecnologias de saúde.


O novo diretor da Opas é médico, formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e especialista em Saúde Pública e Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.


É também mestre em Ciências Médicas e doutor em Saúde Pública pela Universidade de Campinas (Unicamp), em São Paulo. Foi secretário municipal de Saúde de Olinda, no estado de Pernambuco; secretário estadual de Saúde de Pernambuco; e diretor do Centro Nacional de Epidemiologia (CENEPI), em Brasília.


Iniciou sua carreira na OPAS em 2007 como gerente da área de Vigilância em Saúde, Prevenção e Controle de Doenças, responsável pela coordenação das atividades regionais relacionadas à vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis e não transmissíveis, saúde pública veterinária e análises e estatísticas de saúde.

bernadetealves.com
Dr. Jarbas Barbosa com Tedros Adhanom, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde


Em 2011, retornou ao Ministério da Saúde do Brasil como secretário de Vigilância em Saúde, posteriormente assumindo a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos. Antes de se tornar diretor assistente da OPAS, Jarbas Barbosa foi diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Brasil, de 2015 a 2018.

A OPAS já foi comandada por:


Dra. Mirta Roses Periago
(2003-2013), Sir George Alleyne (1995-2003), Dr. Carlyle Guerra de Macêdo (1983-1995), Dr. Héctor Acuña (1975-1983), Dr. Abraham Horwitz (1959-1975), Dr. Fred Soper (1947-1959), Dr. Hugh Cumming (1920-1947), Dr. Rupert Blue (1912-1920) e Dr. Walter Wyman (1902-1911).


Fotos: Getty Images via BBC e Reprodução