Dia Mundial do Coração: seja um herói do coração!

bernadetealves.com
Dia Mundial do Coração: dicas para cuidar da saúde do coração


O coração é um órgão fundamental para o funcionamento de todo o nosso corpo e, justamente por isso, ele deve estar sempre saudável!


Um Coração saudável se constrói com atitudes saudáveis. Por isso foi instituído o Dia Mundial do Coração.O objetivo do 29 de setembro, é disseminar informações sobre os cuidados, riscos e tratamento das doenças cardiovasculares, como o infarto agudo do miocárdio (ataque cardíaco), a hipertensão arterial e a arritmia cardíaca.

bernadetealves.com
Coração saudável se constrói com atitudes saudáveis


A data é uma oportunidade para conhecer quais hábitos são aliados do coração.


O passo mais importante é realizar visitas regulares a um médico cardiologista para saber com precisão como está a saúde do coração. Além disso, alimentação equilibrada, atividade física, diminuição do estresse e evitar uso excessivo de álcool e cigarro, já são um bom começo.


Dicas para cuidar da Saúde do Coração:

bernadetealves.com
Coração saudável se constrói com atitudes saudáveis

Evite o sedentarismo

Praticar exercícios físicos ajuda não só na saúde do coração, mas de todo o corpo do indivíduo, tendo em vista que é essencial manter o corpo ativo para uma boa qualidade de vida.


Além disso, fazer atividades físicas ajuda a controlar a pressão arterial do indivíduo, para impedir a pressão alta, o colesterol alto e picos de glicemia, o que reduz a incidência de doenças do coração. Uma pessoa não sedentária também tende a ter uma melhor vasodilatação, com performances mais eficazes do coração.

Tenha uma alimentação balanceada

bernadetealves.com
Coração saudável se constrói com atitudes saudáveis


Evitar alimentos industrializados, com aditivos de sal, carboidratos e gorduras não saudáveis é essencial para garantir uma boa saúde do coração. É importante para o coração, também, ingerir frequentemente alimentos como verduras, legumes e frutas.

Beba bastante água


A hidratação é essencial para auxiliar o corpo na absorção de nutrientes, proteção dos órgãos, como o coração, e na regulação da temperatura corporal.


Além disso, tomar água na quantidade adequada para o seu corpo também promove um aumento no metabolismo e hidrata células e articulações.

Promova uma boa higiene do seu sono


Um indivíduo que tem poucas horas de sono normalmente tem sua saúde prejudicada, visto que o ideal é dormir de 7 a 8 horas por noite. A falta dessa rotina noturna pode resultar na descompensação de quadros cardiovasculares, como o desenvolvimento da pressão alta.


Cuide da sua saúde mental


Adicionar práticas de atividades relaxantes e autocuidado na sua rotina promove uma maior saúde para a sua mente e, consequentemente, para o seu corpo. Isso se deve ao fato de que doenças psíquicas como ansiedade e depressão são capazes de aumentar os batimentos cardíacos e a pressão arterial do paciente.

Avaliação clínica

bernadetealves.com
Exposição Vias do Coração no Museu da Vida, no Castelo da Fiocruz, no RJ


Para o Dia Mundial do Coração, a médica cardiologista do Emilio Ribas Eveline Barroso Aragão acrescenta que realizar um check-up anual é imprescindível. “Medir a pressão, dosar a glicemia e colesterol além da avaliação clínica em consulta dos sinais e sintomas cardiológicos são o principal caminho para evitar as doenças cardiovasculares”, informou a especialista.


O conhecimento sobre o coração estimula a prevenção das doenças cardiovasculares.

Fotos: Tomaz Silva/Agência Brasil e Reprodução