Ibaneis Rocha é reeleito governador do Distrito Federal

bernadetealves.com
Ibaneis Rocha é reeleito governador do Distrito Federal


Ibaneis Rocha está reeleito ao governo do Distrito Federal pelos próximos quatro anos. O resultado da apuração em Brasília foi confirmado pelo sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 20h11, quando 99,72% das urnas já estavam apuradas.


Às 20h35, 100% das urnas estavam apuradas.
Ibaneis teve, ao todo, 832.633 votos – o equivalente a 50,30% dos votos válidos. O segundo colocado foi Leandro Grass, que recebeu 434.587 votos, ou 26,25% dos válidos.


Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, houve 86.099 votos nulos e 65.969 votos em branco para governador no DF. Somados, eles correspondiam a 8,41% dos votos totais. As abstenções chegaram a 386.299 (17,61%).

bernadetealves.com
Ibaneis Rocha comemora a reeleição ao GDF com a primeira-dama Mayara, o filho João Pedro e a vice-governadora Celina Leão

O atual chefe do Executivo local vai comandar o Distrito Federal por mais quatro anos. Ibaneis Rocha é o segundo governador a conquistar a reeleição. Antes dele, apenas Joaquim Roriz conseguiu novo mandato à frente do GDF.


Após a vitória no primeiro turno o governador Ibaneis Rocha afirmou que a reeleição é “resultado do trabalho”.


“Passamos quatro anos trabalhando muito. Tivemos uma pandemia que atrapalhou muito o que a gente tinha de propósito para o DF, mas conseguimos avançar muito. A vitória é o resultado do trabalho e da união. Estou muito feliz, não esperava que fosse no primeiro turno, achava que teríamos um segundo turno, e quero dizer a vocês que vou continuar trabalhando muito por essa cidade”, disse o governador.

bernadetealves.com
Ibaneis Rocha durante entrevista após a confirmação de sua reeleição do Governo do DF


De acordo com o governador, o segundo mandato será focado na saúde, atingida fortemente pela pandemia de covid-19, e que demandou um grande remanejamento de recursos. Para tratar os pacientes da doença foram investidos R$ 3 bilhões.

Ibaneis Rocha Barros Junior tem 51 anos e nasceu em Brasília, mas passou parte da infância e da adolescência na região de Corrente, no Piauí (PI). Em 1993, formou-se em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), fez pós-graduação em processo do trabalho e processo civil e fez mestrado em gestão e políticas públicas pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.


Em 1990, Ibaneis abriu o próprio escritório e se destacou como advogado de várias categorias do serviço público. Ibaneis Rocha presidiu a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Distrito Federal de 2013 a 2015. Depois foi eleito Conselheiro Federal da OAB e corregedor-geral da entidade.


Filiado ao MDB desde 2017, Ibaneis encabeçou a coligação Unidos pelo DF e tem como vice a deputada federal Celina Leão (PP). Além do MDB e PP, a coligação integra o PL, Pros, Agir, Solidariedade e Avante.

Dia da eleição

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha e a primeira-dama Mayara Noronha Rocha na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, na 615 Sul


O governador começou o dia da eleição em uma missa, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, na 615 Sul ao lado da primeira-dama Mayara Noronha Rocha.


Depois foi até a zona de votação, na Escola Liceu Francês François Mitterrand, do Lago Sul, acompanhado do filho João Pedro.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha com a esposa Mayara Noronha e o filho Mateus


Depois de cumprir a obrigação eleitoral, o candidato foi para casa. Ele planejou cozinhar galopé para o almoço, uma receita com galo e pé de porco, cumprindo a tradição das Eleições 2018, quando comeu o mesmo prato também no primeiro turno.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha durante votação na Escola Liceu Francês François Mitterrand, do Lago Sul

Nas eleições de 2018, Ibaneis Rocha teve mais de 1 milhão de votos e venceu as eleições no segundo turno com 69,79% dos votos válidos. Na disputa, estava Rodrigo Rollemberg (PSB) , que ficou com 30,21% dos votos válidos.

Fotos: Divulgação e Reprodução