CLDF renova 50% dos parlamentares e tem o mais votado da história


Eleitores do Distrito Federal renovaram em 50% os seus representantes na Câmara Legislativa. Como a Casa é composta de 24 parlamentares, vale destacar que apenas 18 dos atuais distritais tentaram a reeleição, enquanto 5 buscaram outros mandatos eletivos e apenas a deputada Arlete Sampaio (PT) decidiu não se candidatar.


O mais votado da história

bernadetealves.com
Deputado Fábio Félix, do PSOL, é o mais votado da história da CLDF


O deputado Fábio Félix (PSOL) foi o campeão de votos em 2022,com 51.792 votos. Trata-se da maior votação de toda a história para distrital. Em 1994, Luis Estevão de Oliveira Neto, do PP, recebeu 46.205.


“É histórico um gay orgulhoso de sua sexualidade ser o mais votado da história do DF em tempos de disseminação de ódio. Vamos continuar defendendo os mais vulneráveis e enfrentando as desigualdades sociais”, afirmou Fábio Félix.

bernadetealves.com
Deputado Fábio Félix, do PSOL, é o mais votado da história da Câmara Legislativa do Distrito Federal


Em seguida, Chico Vigilante (PT) chega a mais um mandato na CLDF, conquistando 43.854 eleitores. Já o terceiro mais votado é Max Maciel (PSOL) que chega pela primeira vez para exercer mandato na Câmara Legislativa, conquistando o apoio de 35.758.


Os eleitos em 2022

bernadetealves.com
Deputado Chico Vigilante, do PT, é o 2º mais votado da CLDF e reeleito pela sexta vez


Fábio Félix (PSOL); Chico Vigilante (PT); Max Maciel (PSOL); Daniel Donizet (PL); Martins Machado (Republicanos); Robério Negreiros (PSD); Jorge Vianna (PSD); Jaqueline Silva (Agir); Thiago Manzoni (PL); Eduardo Pedrosa (União Brasil); Joaquim Roriz Neto (PL), Iolando (MDB); Pastor Daniel de Castro (PP); Hermeto (MDB); Roosevelt Vilela (PL); Doutora Jane (Agir); Rogério Morro da Cruz (PMN); Gabriel Magno (PT); João Cardoso (Avante); Paula Belmonte (Cidadania); Ricardo Vale (PT); Wellington Luiz (MDB); Pepa (PP); Dayse Amarilio (PSB).


Bancada feminina 2022

bernadetealves.com
Deputada Jaqueline Silva é reeleita para CLDF


Foram eleitas 4 mulheres para a composição da CLDF, uma a mais que a legislatura atual. Compõem a bancada feminina a distrital reeleita Jaqueline Silva (Agir), a estreante Doutora Jane (Agir), delegada da PCDF, Paula Belmonte (Cidadania), que encerra mandato de deputada federal, e a enfermeira Dayse Amarilio (PSB), que era presidente do SindiEnfermeiro DF. Nesta eleição de 2022, as mulheres eram 35,15% do total de candidatos a distrital.


O maior número de mulheres foi alcançado na Quarta Legislatura (2003 – 2006), quando havia 5 representantes. Arlete Sampaio – PT, Eliana Pedrosa – PFL, Erika Kokay – PT, Eurides Brito – PMDB, e Ivelise Longhi – PMDB.


Jaqueline Silva – Agir – 26.452 votos


Reeleita, a parlamentar ocupará o segundo mandato na Câmara Legislativa. Em 2018, foi eleita após disputa judicial decidir, em dezembro, que a filiação ao seu então partido PTB havia ocorrido dentro do prazo estabelecido pela lei. Pelos cálculos do quociente eleitoral, conquistou uma cadeira na casa e Telma Rufino, então do Pros, que acabara de ser diplomada, ficou de fora.


Dra. Jane Klebia–Agir – 19.006


Doutora Jane é natural de Brasília. Delegada da Polícia Civil, foi atleta de vôlei, enfermeira, professora de geografia na rede pública e diretora do Sindicato dos Professores. Exerceu diversos cargos, como secretária de Estado de Políticas para Crianças Adolescentes e Juventude, administradora de Sobradinho e chefe da Controladoria Jurídica da Codeplan. Em 2018, ficou como suplente na CLDF. Agora chega à Câmara Legislativa pelo Agir.


Paula Belmonte–Cidadania – 17.208 votos


Deputada federal eleita em 2018 pelo PPS,
tem como principais bandeiras a defesa da infância, da educação e do incentivo ao empreendedorismo. Formada em administração, é empresária e defende a reforma tributária e fim de privilégios aos políticos, como a prerrogativa de foro e a reeleições sem limites no legislativo. Foi eleita pelo Cidadania para ocupar o cargo na CLDF.


Dayse Amarilio – PSB – 11.012 votos


A enfermeira obstetra Dayse Amarilio,
do PSB, é brasiliense e foi eleita para seu primeiro mandato de deputada distrital. Para concorrer à eleição, licenciou-se do SindEnfermeiro DF, no qual ocupava o cargo de presidente. Na entidade, esteve à frente de lutas da categoria. Também é professora e apresenta-se como defensora do SUS.


Fotos: Reprodução