Advocacia dativa passa a ser remunerada no Distrito Federal

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha e Délio Lins, presidente da OAB-DF, durante assinatura de Decreto que regulamenta a Lei da Advocacia dativa do DF

A população de baixa renda que precisar de atendimento da Defensoria Pública já conta com um importante aliado. Advogados com até 5 anos de inscrição na OAB/DF que atuam como defensores públicos na Defensoria Pública do Distrito Federal vão receber honorários do Governo do Distrito Federal (GDF).

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha assina Decreto que regulamenta Lei que institui Advocacia dativa do DF


O Decreto nº 43.821/2022 que regulamenta a Lei nº 7157/2022 foi assinado neste 7 de outubro, pelo governador Ibaneis Rocha, em cerimônia no Palácio do Buriti com a presença do presidente da OAB/DF Délio Lins e Silva Jr. e sua diretoria.


A lei que institui a advocacia dativa remunerada no Distrito Federal foi apresentada ao governo Ibaneis Rocha pela Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), no ano passado, e foi aprovada pela Câmara Legislativa em junho de 2022 e publicado na edição extraordinária do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha assina Decreto que regulamenta Lei que institui Advocacia dativa do DF


Pela proposta, pelo menos 20 mil advogados iniciantes estarão aptos a auxiliar a Defensoria Pública no atendimento à população de baixa renda e receber do governo por isso.


Advogados dativos são aqueles profissionais nomeados pelo juiz para atuar em processos judiciais nas comarcas onde o número de defensores públicos é insuficiente para atender às demandas de quem não tem como pagar por alguém que atue em seu favor num processo.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha assina Decreto que regulamenta Lei que institui Advocacia dativa do DF ao lado do presidente da OAB/DF Délio Lins e Silva Jr.


Ibaneis Rocha disse que já existem R$ 400 mil liberados para a implementação da advocacia dativa até o final deste ano, e que para o próximo ano mais recursos serão liberados via orçamento distrital. “Fico muito feliz por ser eu o governador que assinou essa lei. Essa parceria com a OAB/DF, e espero que possamos ter muitos outros projetos juntos, pois quem ganha com isso é a sociedade”, disse o governador do Distrito Federal.


O presidente da Seccional DF da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Délio Lins e Silva Jr., lembra que a Defensoria Pública local era uma das últimas do país a ainda ter o suporte de profissionais trabalhando voluntariamente como defensores. Atualmente, a OAB-DF reúne 72 mil advogados inscritos, dos quais 46 mil têm a carteira da entidade e podem advogar. Entre esses, de 20 a 25 mil têm até seis anos de inscrição.

bernadetealves.com
Délio Lins fala da importância do Decreto que regulamenta Lei que institui Advocacia dativa do DF

“A regulamentação da lei abre um novo mercado de atuação para a advocacia jovem e auxilia a parcela da população que precisa de assistência jurídica e acaba ficando desassistida com a grande demanda processual frente ao quadro de defensores”, afirma o presidente da OAB/DF.


“Esse projeto será um dos maiores legados de nossa administração à advocacia do DF. Quero agradecer toda a equipe da nossa Seccional e do GDF que trataram deste tema que trará ganhos importantes à jovem advocacia e à população carente”, disse o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha assina Decreto que regulamenta a Lei nº 7157/2022 que institui Advocacia dativa do DF, em solenidade com Délio Lins

À Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) caberá firmar um termo de acordo e encaminhar ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) a lista de advogados aptos a serem nomeados pelos juízes das circunscrições judiciárias nas quais o caso estiver sendo julgado. O GDF ficará, então, responsável pelo pagamento dos honorários arbitrados pelo juiz de acordo com as causas processuais, e não poderá ultrapassar o valor de dez salários mínimos pago a um mesmo profissional em um período de 12 meses.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha assina Decreto que regulamenta Lei que institui Advocacia dativa do DF ao lado do presidente da OAB/DF Délio Lins e sua Diretoria


O secretário de Justiça e Cidadania, Jaime Santana, diz que a ” medida dará suporte à defesa pública, promovendo a celeridade de processos judiciais atualmente parados por falta de um defensor para atendê-la”.

bernadetealves.com
Governador Ibaneis Rocha com o amigo Paulo Maurício Siqueira, secretário-geral da OAB-DF


O secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha falou que: “essa regulamentação traz as normas e regras de como tudo isso vai funcionar, trazendo um grande incentivo ao advogado com pouco tempo de formação e iniciante no mercado de trabalho”.

bernadetealves.com
Délio Lins e Silva, presidente da OAB/DF, agradece o governador Ibaneis Rocha pela assinatura de Decreto que regulamenta a Advocacia dativa do DF


Lenda Tariana, vice-presidente da OAB/DF disse que é uma grande conquista da advocacia do DF. “O início de carreira é sempre muito difícil, pois o mercado exige uma experiência que não temos como adquirir de outra forma que não seja atuando. E a advocacia dativa será um impulso para nossos colegas em início de jornada profissional e um alívio para a população carente que não pode pagar por sua defesa.”

bernadetealves.com
Raquel Cândido, Paulo Maurício, Lenda Tariana, Délio Lins, Livia Brito, Newton Rubens, Roberta Queroz, Rafael Teixeira e Fernando Abdala

Participaram da solenidade a vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana; o secretário de Justiça do GDF, Jaime Santana; a chefe de gabinete do governador, Juliane Morini; o chefe da Casa Civil do GDF, Gustavo Rocha; o secretário-geral da OAB/DF, Paulo Maurício Siqueira; o diretor-tesoureiro da OAB/DF, Rafael Teixeira; a secretária-geral adjunta,Roberta Batista de Queiroz; a diretora de Comunicação da OAB/DF, Raquel Cândido; a diretora de Igualdade Racial e Social da OAB/DF, Livia Brito; o diretor de Prerrogativas da OAB/DF, Newton Rubens; o diretor de Tecnologia e Inovação, Fernando Abdala; o consultor jurídico do GDF, Rodrigo Becker; o presidente da Subseção de Águas Claras, Eric Gustavo; o presidente da Subseção de Sobradinho, Arthur Gurgel; e o presidente da Subseção de Paranoá e Itapoã, Diego Araújo.

bernadetealves.com
Lenda Tariana, copresidente da OAB-DF com a filha Maya, Raquel Cândido, Roberta Queiroz e Livia Brito

Fotos: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília e Roberto Rodrigues/OAB-DF