Grêmio vive domingo de emoção à flor da pele com volta antecipada à série A do Brasileirão

O Grêmio garantiu o acesso e estará na Série A do Brasileirão de 2023, ao vencer o Náutico por 3 a 0, no estádio dos Aflitos e confirmou a vaga na Primeira Divisão.
Os gols da partida, válida pela 36ª rodada da Série B, foram marcados por Bitello (duas vezes) e Lucas Leiva para a alegria do técnico Renato Gaúcho e dos milhares de torcedores do Tricolor Gaúcho.
Lucas Leiva levou 17 anos para voltar aos Aflitos e quis as coincidências da vida que fosse para buscar um novo acesso com o Grêmio – agora sem qualquer tipo de batalha. O volante, remanescente daquela partida épica em 2005, marcou na vitória tranquila sobre o Náutico no último domingo que garantiu o Tricolor na primeira divisão.

Com o resultado, a equipe comandada por Renato Gaúcho chegou aos 61 pontos, recuperando a vice-liderança.
A confirmação do acesso à Série A não garante apenas um final de 2022 e o ano que vem mais tranquilo para o Grêmio. Pelo acordo feito antes mesmo do início da Série B, o clube distribuirá cerca de R$ 5 milhões para ser dividido entre todos os jogadores, comissão técnica e equipe de apoio do futebol pelo retorno à Primeira Divisão.

O critério de distribuição do pagamento foi definido pelos próprios atletas. O valor será proporcional a participação nas partidas para os jogadores. Um outro acerto define a parte que será destinada aos funcionários do clube e comissão técnica. No acordo feito para o retorno de Renato Portaluppi, o técnico acertou que receberia R$ 2 milhões entre salários e prêmio pelo acesso para os dois meses de trabalho.
Se não teve batalha nem grande dificuldade em campo, não faltou emoção: Bitello, um dos principais nomes na vitória contra o Náutico, pela 36ª rodada da Série B, não escondeu sua felicidade pela conquista do clube gaúcho fazendo questão de exaltar a força da torcida nas arquibancadas.


“Muito feliz. Conseguimos o objetivo, que era subir para a Série A. Estou muito feliz e agora é comemorar. O objetivo foi concluído. A torcida dentro e fora da nossa casa vem nos apoiando. Agora, é comemorar com a galera”, disse o craque de 22 anos, que teve papel fundamental em campo.

Lucas Leiva comemora novo acesso com o Grêmio, 17 anos depois: “Emocionado”.
“Feliz em ajudar o Grêmio de alguma forma na Série A, agradecer a torcida, que estava muito ferida e com razão, ninguém queria que passasse por isso. É comemorar, foi um acesso difícil, e pensar o ano que vem com tempo. Ressaltar esse grupo, um grupo que estava triste quando cheguei, mas com muita vontade de dar a volta por cima. Sabemos as nossas limitações, mas não deixamos de lutar em nenhum momento”, disse o craque.
Diego Souza, que não sabe qual será seu futuro em dúvida, foi ainda mais longe na emoção: não segurou as lágrimas.

O jornalista e torcedor Farid Germano ficou muito emocionado com a vitória do Grêmio sobre o Náutico por 3 a 0, e o retorno do Imortal na Série A da próxima temporada, foi à loucura durante a sua tradicional live para milhares de espectadores.
“O Grêmio é ouro! O Grêmio é ouro! – afirmou Farid enquanto abria a garrafa de champanhe. Logo em seguida, ele começou a chorar, muito emocionado com o retorno do Grêmio à Série A e começou a beber sua champanhe.

A trajetória do Imortal na Série B não foi nada boa e não foram poucas as dificuldades para subir, um reflexo do desgaste da gestão de Romildo Bolzan, que chega ao fim neste ano.
A rodada do final de semana colocou um tempero a mais para o coração dos vascaínos e dos torcedores do Bahia. Eles estão próximos de voltar para a primeira divisão.
Fotos: Lucas Uebel/Grêmio e Tiago Caldas / CNC