Dia de Todos os Santos: a festa da esperança e da fé

Neste 1º de novembro celebramos a Festa de Todos os Santos e o mês das almas. Esta celebração não significa apenas a comemoração dos santos reunidos, mas o dia em que celebra o mistério que envolve a comunhão dos Santos com Deus e com a humanidade.
Que possamos colocar nossas vidas nas mãos de Deus neste novo mês que se inicia. Que tenhamos um excelente mês carregado de coragem, paz, esperança e felicidade.
Lembremos hoje também do chamado a santidade que Deus fez a cada um de nós.
O Papa emérito Bento XVI define assim a santidade: “Ser santo significa: viver na intimidade com Deus, viver na sua família. Esta é a vocação de todos nós”. Sejamos santos nessa vida para viver com Deus eternamente no Céu.

Segundo a Igreja Católica, novembro é considerado o mês das almas porque desde os primeiros séculos a Igreja reza pelas almas no purgatório, que por si mesmas não podem mais conseguir méritos diante de Deus. Elas precisam das nossas orações, jejuns e penitências.
A cada dia temos a chance de salvar algumas almas do purgatório e levá-las ao Céu, se realizarmos atos de indulgências parciais e plenárias.
O Papa Paulo VI, na “Constituição das Indulgências”, de 1967, estabeleceu indulgências parciais e plenárias pelas almas do purgatório, entre os dias 01 e 08 de Novembro, a Semana das Almas. “É coisa santa e salutar lembrar-se de orar pelos defuntos, para que fiquem livres de seus pecados”. II Mac 12,46.
Dia de Todos os Santos é uma festa celebrada em honra de todos os santos e mártires, conhecidos ou não. A festa é celebrada pelas igrejas cristãs, garantindo que aqueles que não têm uma data própria de festejo não sejam esquecidos.
Saiba a que santo recorrer na hora do aperto

Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil
São Judas Tadeu – Santo das causas impossíveis
São Jorge – O santo guerreiro
Santa Edwiges – Padroeira dos endividados
São Francisco de Assis – Padroeiro da ecologia e dos animais
Santo Antônio – Padroeiro dos pobres
Nossa Senhora de Fátima – Mensageira da Paz
São José – Padroeiro dos trabalhadores
Santo Expedito – Santo das causas difíceis
Sant’Ana – Protetora dos avós
São Pedro – Protetor das viúvas e dos pescadores
São João – Padroeiro da amizade
Santa Rita de Cássia – advogada dos casos desesperados
Nossa Senhora das Graças – Santa das bênçãos
Oração a todos os Santos

Ó, Deus, Onipotente e Eterno, que pela força do teu Espírito Santo santificastes a vida de tantos fiéis que vos serviram ao longo de todos os tempos e em todos os lugares, testemunhando a vossa grandeza, amor e bondade, fazei que, pela poderosa intercessão de Todos os Santos, que vós bem conheceis, cheguemos nós também à graça da vida eterna junto de vós, na companhia de Vosso Santíssimo Filho Jesus Cristo, Nossa Senhora e Todos os Santos e Santas. Todos os Santos de Deus, rogai por nós. Amém.
Fotos: Reprodução