Bambu: planta nobre com qualidades e ensinamentos valiosos para vida

bernadetealves.com
Bambu significa prosperidade, sorte, fortuna e energia positiva

O bambu é considerado na maioria dos países orientais, uma planta nobre e sagrada que possui qualidades valiosas. Ele nos ensina a lembrar da nossa capacidade de enfrentar as dificuldades, cabendo a nós colocar a resiliência em prática no nosso dia-a-dia por meio da persistência.


Apesar da sua simplicidade,o bambu é uma das árvores mais resistentes que existem no mundo. É tão durável quanto o concreto, e a sua tração é comparada a do aço. Porém, não são somente suas utilidades que podemos extrair do bambu: resistência e flexibilidade são algumas das lições que nos transmite. Ele também só cresce para o alto.


Espiritualmente o bambu significa prosperidade, sorte, fortuna e energia positiva: é isso que o Bambu atrai, segundo a teoria chinesa. Além disso, o Bambu é símbolo da generosidade e da multiplicação.

bernadetealves.com
Bambu transmite sensação de ordem, tranquilidade e frescor

Os bambus e as taquaras são espécies de plantas da família Gramimeae (Bambusoideae) e estão presentes em todos os continentes, com exceção apenas da Europa. Em outras palavras, elas não são árvores como muitos imaginam. Mas sim gramíneas, como a grama, a relva, o capim, dentre outras.


Quando utilizado no jardim, o bambu transmite uma sensação de ordem, tranquilidade e frescor, característica muito comum dos clássicos jardins ornamentais japoneses.


O que parece fraco, pode ser muito forte

bernadetealves.com
Bambu é símbolo da generosidade e da multiplicação


É preciso ter cuidado para não subestimar ninguém – tanto os outros quanto nós mesmos – com base apenas nas velhas noções do que é fraco e o que é forte.


Não é preciso ser grande e imponente para ser forte. Acredite em suas próprias forças, permaneça de pé e saiba que você está tão forte quanto você precisa ser.


Curve-se sem quebrar

bernadetealves.com
Bambu é uma das árvores mais resistentes que existem no mundo


Uma das coisas mais impressionantes sobre o bambu é sua capacidade de se balançar de acordo com o vento. Nesse movimento, o balanço suave é um símbolo de humildade.


A fundação do bambu é sólida, mas se move e balança harmoniosamente com o vento, e nunca luta contra ele. Mesmo com o vento mais forte, o bambu ainda permanece firme e na altura.


Essa atitude, “curvar-mas-sem-quebrar”, é um dos segredos para o sucesso. É preciso ter a humildade de se curvar em momentos de adversidade para se manter de pé.


Tenha raízes fortes, mas seja flexível

bernadetealves.com
Bambu transmite sensação de ordem, tranquilidade e frescor


O bambu cria raízes profundas. É muito difícil arrancar um bambu, pois o que ele tem para cima ele tem para baixo também. Por isso sua notável e incrível flexibilidade. Esta flexibilidade é possível, em parte, devido à estrutura complexa da raiz do bambu para se manter estável no chão.


Raízes são importantes, mas em um mundo cada vez mais inconstante e variável, é importante ter flexibilidade para saber lidar com as mais diversas situações.


Esteja sempre pronto


Segundo o grande mestre de Aikido, Kensho Furuya : “O guerreiro, como o bambu, está sempre pronto para a ação.”


Em qualquer atividade profissional, é através de um bom treino, formação e da prática que desenvolvemos nossa própria maneira de estar sempre pronto.


Encontre a sabedoria mesmo no vazio

bernadetealves.com
Fonte de água feita com bambu


O bambu é oco, vazio de si mesmo. Ele também é cheio de “nós” (e não de “eu’s). Como ele é oco sabe que se crescesse sem nós seria muito fraco.


O interior oco do bambu nos lembra que muitas vezes estamos cheios de nós mesmos e de nossas próprias conclusões, e por isso não temos espaço para mais nada. Para receber o conhecimento e a sabedoria, temos que estar abertos ao que é novo e diferente.


Quando esvaziamos a mente de preconceitos, orgulho e medo, nos tornamos abertos às possibilidades.


Sempre se reerga

bernadetealves.com
As lições do bambu para nossa vida: enverga mas não quebra


A imagem do bambu coberto de neve representa a capacidade de reerguer-se mesmo após ter enfrentado uma adversidade. No inverno, a neve pesada dobra a parte traseira do bambu para trás, mas ele mantém sua força. Um dia, a neve se torna tão pesada que começa a cair, e o bambu consegue voltar a sua altura novamente. Apesar de suportar o fardo pesado da neve, no final ele tem o poder de reerguer-se, e não se dá como derrotado.

bernadetealves.com
Bambu significa prosperidade, sorte, fortuna e energia positiva

Todas as características apresentadas pelo bambu podem ser aprendidas e evoluídas. Para sermos fortes como o bambu, o primeiro passo é trabalhar o autoconhecimento, já que a base para a resiliência, a paciência, a persistência, a flexibilidade, a humildade e todas as outras qualidades desta planta só são possíveis de serem aprendidas por meio do entendimento das nossas próprias emoções.


Ser como o bambu significa ter uma atitude resiliente em relação à vida. Implica aceitar que, às vezes, a adversidade poderá nos dobrar, mas, enquanto a nossa atitude for firme, retornaremos à nossa posição original com mais vigor, com mais beleza e integridade.


Fotos: Reprodução