Grammy Latino 2022 premia a excelência da música em Las Vegas

O principal prêmio da música latina que premia a excelência da música cantada em línguas latinas — como português, francês, espanhol, aconteceu na noite de quinta-feira 17 de novembro, no Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
A 23ª edição do Grammy Latino foi apresentada pela brasileira Anitta, ao lado de Luis Fonsi, Thalia e Laura Pausini. No Brasil, a premiação foi transmitida pelo canal TNT (508 na Sky, 651 na Claro TV, 48 na Oi e 648 na Vivo e no TNT Go).

O show de abertura foi com o duo Silk Sonic, formado por Bruno Mars e Anderson Paak. A cerimônia teve ainda o pontapé inicial com o comediante Trevor Noah, que aproveitou o momento para ironizar o episódio entre Will Smith e Chris Rock.

Indicado a 11 Grammys, Jon Batiste foi o destaque da noite saindo com cinco gramofones – incluindo o de Álbum do Ano por We Are. Silk Sonic faturou quatro prêmios, enquanto Olivia Rodrigo e Foo Fighters venceram em três categorias cada. Com a morte do baterista Taylor Hawkins, nenhum integrante da banda compareceu ao Grammy, e a performance agendada para cerimônia, também foi cancelada.

Jon Batiste, cantor, compositor e pianista de jazz. O músico de jazz e R&B de 35 anos ficou conhecido nos EUA na banda do talk show de Stephen Colbert. Batiste é o líder da banda e diretor musical do “Late Show with Stephen Colbert”. Nasceu na Louisiana e se firmou como grande nome do novo jazz americano, além de ser o artista mais indicado em 2022. “Acredito profundamente nisso, não existe melhor músico, melhor artista, melhor dançarino, melhor ator.”, disse ele.
Olivia Rodrigo de 19 anos, faturou os troféus Grammy como Artista Revelação, Melhor Performance Pop Solo e Melhor Álbum Pop Vocal.

A noite também teve grandes momentos e performances. Usando uma camisa com a foto de Hawkins, Billie Eilish e Finneas fizeram uma performance explosiva de Happier Than Ever – um contraste com a rendição de No Time To Die no Oscar. Já o BTS encarou o James Bond interior para levar ao palco o mega-hit Butter. Olivia Rodrigo brilhou não só na premiação, como também fez uma bela performance de Drivers License com a sua banda formada só por mulheres.

Lady Gaga mais uma vez emocionou o público com uma linda homenagem a lenda do jazz Tony Bennett, com quem gravou o álbum Love on Sale. Gaga teve que segurar a emoção durante as performance de Love for Sale e Do I Love You, dedicadas ao cantor de 95 anos que se aposentou dos palcos devido ao Alzheimer.


Ludmilla, Liniker, Marisa Monte, Erasmo Carlos, Bala Desejo e Chitãozinho & Xororó estão entre os brasileiros que receberam prêmios na pré-cerimônia.an Music Awards 2022.


Cantora e atriz Liniker ganhou gramofone de ouro de melhor álbum de música popular brasileira, superando Caetano e Marisa Monte. A brasileira Liniker fez história ao vencer o Grammy Latino de melhor álbum de música popular brasileira. Ela é a primeira artista assumidamente trans a levar um gramofone de ouro. “Algo histórico acontece hoje para o meu país”, discursou ela, que foi aplaudida de pé durante a premiação em Las Vegas.

Ao todo, a premiação conta com 53 categorias. Bad Bunny, Rauw Alejandro, Christina Aguilera, Jorge Drexler e Rosalía estão entre os artistas com mais indicações.
Vencedores do Grammy Latino 2022

Gravação do Ano
“Tocarte” – Jorge Drexler & C. Tangana
Álbum do Ano
“Motomami” (Digital Album) – Rosalía
Canção do Ano
“Tocarte” – Jorge Drexler & C. Tangana
Melhor Artista Revelação
Angela Alvarez (vencedora – empate)
Silvana Estrada (vencedora – empate)
Melhor Álbum Pop Vocal
“Dharma” – Sebastian Yatra
Melhor Álbum Pop Vocal Tradicional
“Aguilera” – Christina Aguilera
Melhor Canção Pop
“La Guerrilla De La Concordia” – Jorge Drexler (vencedor – empate)
“Tacones Rojos” – Sebastián Yatra (vencedor – empate)
Melhor Fusão/Interpretação Urbana
“Titi Me Pregunto” – Bad Bunny
Melhor Interpretação Reggaeton
“Yonaguni” – Bad Bunny
Melhor Álbum de Música “Urban”
“Un Verano Sin Ti” – Bad Bunny
Melhor Canção “Urban”
“Titi Me Pregunto” – Bad Bunny
Melhor Canção Rap/Hip Hop
“De Museo” – Bad Bunny
Melhor Álbum Instrumental
“Maxixe Samba Groove” – Hamilton De Holanda
Melhor Álbum de Música Cristã (Língua Portuguesa)
“Laboratório Do Groove” – Eli Soares
Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa
“Sim Sim Sim” – Bala Desejo
Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa
“O Futuro Pertence À… Jovem Guarda” – Erasmo Carlos
Melhor Álbum de Samba/Pagode
“Numanice #2” – Ludmilla

Melhor Álbum de Música Popular Brasileira
“Indigo Borboleta Anil” – Liniker
Melhor Álbum de Música Sertaneja
“Chitãozinho & Xororó Legado” – Chitãozinho & Xororó
Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa
“Senhora Estrada” – Alceu Valença
Melhor Canção em Língua Portuguesa
“Vento Sardo” – Marisa Monte Featuring Jorge Drexler
Melhor Álbum de Rock
“Unas Vacaciones Raras” – Él Mató A Un Policía Motorizado
Melhor Canção de Rock
“Lo Mejor De Nuestras Vidas” – Fito Paez
Melhor Álbum Pop/Rock
“Los Años Salvajes” – Fito Paez
Melhor Canção Pop/Rock
BABEL/ Fito Páez & Carlos Vives, songwriters (Carlos Vives & Fito Páez)
Fotos: Reprodução/Youtube/Grammy Latino