Dia do Soldado Desconhecido: herói que defendeu a Pátria com a própria vida

bernadetealves.com
Dia do Soldado Desconhecido: herói que defendeu a Pátria com a própria vida

Celebra-se neste 28 de novembro o Dia do Soldado Desconhecido. Esta data tem o propósito de honrar a memória dos soldados que perderam as suas vidas lutando pelas suas pátrias, mas cujos corpos não foram identificados.


Uma data lembrada em várias partes do mundo, incluindo o Brasil, e que representa um preito de gratidão aos soldados anônimos, protagonistas do supremo sacrifício em prol de suas nações em tempos de guerra. Como a que está acontecendo nos dias atuais.


A origem deste tipo de homenagem aconteceu no Reino Unido, quando em 1920 um guerreiro incógnito que faleceu combatendo durante a Primeira Guerra Mundial foi enterrado na Abadia de Westminster. Esta cerimônia teve como objetivo dignificar todos os soldados que deram a sua vida pelo Império Britânico.

bernadetealves.com
Monumento aos Pracinhas no parque Eduardo Gomes, na cidade do Rio de Janeiro


No Brasil, o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, que se encontra no Rio de Janeiro, foi inaugurado em Junho de 1960. Este monumento contém uma urna com restos mortais de soldados não identificados, que simboliza o Soldado Desconhecido.


O símbolo máximo da homenagem ao Soldado Desconhecido no Brasil é o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, localizado no Aterro do Flamengo, na cidade do Rio de Janeiro. Ele reverencia os militares da Força Expedicionária Brasileira (FEB) desaparecidos em combate na Campanha da Itália, entre 1944 e 1945. Um verdadeiro resgate da memória dos nossos pracinhas, frequentado por muitos turistas.


No local, os visitantes encontram a seguinte inscrição: “Honra a Pátria no passado: sobre os túmulos dos heróis; glorifica-a no presente: com a virtude e o trabalho; impulsiona-a para o futuro: com dedicação, que é a força da fé. Ama a terra em que nasceste e à qual reverterás na morte. O que fizeres por ela, por ti mesmo farás, que és terra, e a tua memória viverá na gratidão dos que te sucederam.”

bernadetealves.com
Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, Rio de Janeiro


Na ocorrência de uma guerra, é comum que alguns soldados que morrem em combate não sejam transportados para a sua terra natal para que seja organizado um funeral.


Desta forma, muitos países prestam homenagem a estes heróis anônimos através da construção de monumentos, que são muitas vezes conhecidos como “Túmulo do Soldado Desconhecido”. Muitos desses monumentos são simbólicos, porém alguns guardam os restos mortais de alguns desses soldados.


Fotos: Reprodução