Abir lança prêmio para destacar empresas empenhadas em ações sociais e ambientais

O Museu Nacional da República foi palco na noite de 8 d dezembro, do lançamento do Prêmio Abir, criado pela Associação Brasileira de Indústrias de Refrigerantes e Bebidas não Alcoólicas, presidida por Victor Bicca, para homenagear as práticas sustentáveis e socialmente responsáveis.
A primeira edição será em 2023 e vai premiar empresas que priorizam ações sociais e ambientais em benefício da sociedade e preservação do meio ambiente. Atitudes importantes e necessárias uma vez que a natureza é uma fonte esgotável.
Responsabilidade socioambiental agrega valor não só para a empresa como principalmente para o meio ambiente. Sustentabilidade é a palavra de ordem para cumprir as necessidades do ser humano sem comprometer o futuro das próximas gerações.

A Associação Brasileira de Indústrias de Refrigerantes e Bebidas não Alcoólicas, com sede em Brasília, congrega fabricantes de refrigerantes, sucos, achocolatados, chás, entre outros, além de indústrias que geram 2 milhões de empregos diretos e indiretos e mais de R$ 16 bilhões em tributos no país.
O presidente da Abir, Victor Bicca, disse que o Distrito Federal é um mercado importante para o setor, que também tem muita importância na capital na geração de emprego e renda. Por isso escolhemos a cidade para o lançamento do prêmio.

Durante a cerimônia foram homenageadas empresas que atuam no mercado, pautadas pela temática ESG: Environmental (ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (governança, G), práticas que podem moldar o futuro.
Entre elas, iniciativas como os compromissos de reciclar 100% das embalagens até 2030 e o de zerar a emissão de carbono até 2040, incentivos a startups, além de ações voltadas para a atração de investimentos privados para ampliação de infraestrutura e revitalização de bacias hidrográficas.
“O tema ESG está no DNA de todas as empresas do setor de bebidas, e o prêmio é uma forma de reconhecer isso, além de incentivar outros setores”, explicou o presidente da Abir Victor Bicca.

O vice-governador Paco Britto destacou iniciativas sustentáveis e o desenvolvimento das indústrias de refrigerante e bebidas não alcoólicas no Distrito Federal. “Quando se destacam projetos que valorizam boas práticas sociais e ambientais, estamos construindo um novo cenário, estamos caminhando para a evolução, para ser um país tecnológico e sustentável.”
“O governo Ibaneis é um aliado do empreendedorismo. Estamos à disposição para que, a cada dia, melhores condições sejam oferecidas às empresas e aos empresários, pois vocês são geradores de emprego, de renda e de dignidade”, disse Paco.

Fotos: Jaqueline Husni / Agência Brasília e Reprodução