Nossa Senhora de Guadalupe: oração de fé para a padroeira das Américas

Celebramos neste 12 de dezembro a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, também chamada de Virgem de Guadalupe, no Catolicismo Romano, e de Virgem Maria em sua aparição diante de um humilde indígena Nahua, Juan Diego Cuauhtlatoatzin. Esta aparição ocorreu na Cidade do México, mais precisamente em Tepeyac, em 1531.

Guadalupe é uma expressão de “origem árabe” e “seu significado é ‘curso do rio’. Ela não é água, mas a leva. Ela transporta a água, a água viva é Jesus”.
Santa Maria de Guadalupe apareceu entre 9 e 12 de dezembro de 1531 ao índio Juan Diego na montanha do Tepeyac e lhe pediu para construir um templo católico aos pés da montanha.

Ao apresentar o pedido ao então bispo do México, frei Juan de Zumárraga, são Juan Diego levou como sinal a sua tilma, túnica dos nativos mexicanos, cheia de rosas que apareceram milagrosamente no árido Tepeyac. Ao abrir o tecido, apareceu a imagem da Virgem de Guadalupe.

A tilma de são Juan Diego com a imagem original da Virgem de Guadalupe atualmente é preservada na Basílica de Guadalupe, na Cidade do México.

O Papa Pio X a proclamou padroeira da América Latina em 1910 e, em 1935, Pio XI a aprovou também nas Filipinas. A veneração de Nossa Senhora de Guadalupe tem sido particularmente forte entre as mulheres, especialmente no México, e desde pelo menos o início do século XVIII a devoção foi difundida em todo o mundo pelos jesuítas e outros religiosos.

Aqui em Brasília ela é reverenciada em sua Paróquia na Asa Sul na EQS 311/312.
Oração à Nossa Senhora de Guadalupe

“Ó, gloriosa Mãe de Deus, Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira das Américas, tu és nossa mãe compassiva. Curai nossas penas, nossas misérias e dores, acolhei-nos no aconchego do Teu manto. Escutai, mãe, as nossas preces (faça o pedido). Amparai os doentes e desempregados, abençoai nossas casas e as nossas famílias, protegei nossos filhos livrando-os das maldades e dos perigos desse mundo. Guardai nossos lares escondendo-os dos olhos dos maus, que neles o nome de Deus seja sempre invocado com respeito e amor. Que os seus mandamentos sejam observados com fidelidade. Que Vosso bendito nome, ó Mãe querida, seja sempre lembrado com muita devoção. Que a palavra de Deus seja sempre meditada e seguida todos os dias da nossa vida. Que a nossa obediência a Teu Filho Jesus exale tal qual uma rosa um perfume de santidade. Amém! (rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e o Glória ao Pai). Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!”
Fotos: Reprodução