Nossa Senhora de Guadalupe: oração de fé para a padroeira das Américas

bernadetealves.com
Nossa Senhora de Guadalupe é celebrada em 12 de dezembro


Celebramos neste 12 de dezembro
a Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, também chamada de Virgem de Guadalupe, no Catolicismo Romano, e de Virgem Maria em sua aparição diante de um humilde indígena Nahua, Juan Diego Cuauhtlatoatzin. Esta aparição ocorreu na Cidade do México, mais precisamente em Tepeyac, em 1531.

bernadetealves.com
Nossa Senhora de Guadalupe: oração de fé para a padroeira das Américas e protetora das grávidas


Guadalupe é uma expressão de “origem árabe” e “seu significado é ‘curso do rio’. Ela não é água, mas a leva. Ela transporta a água, a água viva é Jesus”.


Santa Maria de Guadalupe apareceu entre 9 e 12 de dezembro de 1531 ao índio Juan Diego na montanha do Tepeyac e lhe pediu para construir um templo católico aos pés da montanha.

bernadetealves.com
Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe no México


Ao apresentar o pedido ao então bispo do México, frei Juan de Zumárraga, são Juan Diego levou como sinal a sua tilma, túnica dos nativos mexicanos, cheia de rosas que apareceram milagrosamente no árido Tepeyac. Ao abrir o tecido, apareceu a imagem da Virgem de Guadalupe.

bernadetealves.com
Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe no México


A tilma de são Juan Diego com a imagem original da Virgem de Guadalupe atualmente é preservada na Basílica de Guadalupe, na Cidade do México.

bernadetealves.com
Nossa Senhora de Guadalupe: oração de fé para a padroeira das Américas


O Papa Pio X a proclamou padroeira da América Latina em 1910 e, em 1935, Pio XI a aprovou também nas Filipinas. A veneração de Nossa Senhora de Guadalupe tem sido particularmente forte entre as mulheres, especialmente no México, e desde pelo menos o início do século XVIII a devoção foi difundida em todo o mundo pelos jesuítas e outros religiosos.

bernadetealves.com
Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, EQS 311/312, em Brasília


Aqui em Brasília ela é reverenciada em sua Paróquia na Asa Sul na EQS 311/312.


Oração à Nossa Senhora de Guadalupe

bernadetealves.com
Nossa Senhora de Guadalupe: também chamada de Virgem de Guadalupe, no Catolicismo Romano, e de Virgem Maria em sua aparição em 1531 na montanha do Tepeyac, no México


“Ó, gloriosa Mãe de Deus, Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira das Américas, tu és nossa mãe compassiva. Curai nossas penas, nossas misérias e dores, acolhei-nos no aconchego do Teu manto. Escutai, mãe, as nossas preces (faça o pedido). Amparai os doentes e desempregados, abençoai nossas casas e as nossas famílias, protegei nossos filhos livrando-os das maldades e dos perigos desse mundo. Guardai nossos lares escondendo-os dos olhos dos maus, que neles o nome de Deus seja sempre invocado com respeito e amor. Que os seus mandamentos sejam observados com fidelidade. Que Vosso bendito nome, ó Mãe querida, seja sempre lembrado com muita devoção. Que a palavra de Deus seja sempre meditada e seguida todos os dias da nossa vida. Que a nossa obediência a Teu Filho Jesus exale tal qual uma rosa um perfume de santidade. Amém! (rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e o Glória ao Pai). Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!”


Fotos: Reprodução